Post original: https://boardgamegeek.com/thread/2575765/banter-reviews-rwby-combat-ready-critical-review-g
Instagram: https://www.instagram.com/Boardgamebanter/
Lute juntos como a equipe RWBY para impedir os vilões de suas tramas malignas neste jogo cooperativo de construção de baralho baseado na série animada.
Jogadores: 1 - 5
Tempo: 30 - 90 minutos
Complexidade: Média - Difícil
Jogabilidade: 6/10
RWBY: Combat Ready é um jogo de tabuleiro baseado na série animada de mesmo nome. Em RWBY, uma equipe de caçadoras em treinamento encontra-se na linha de frente contra inimigos ameaçadores que tentam remodelar o mundo de Remnant para um ambiente abaixo do ideal. Você e sua equipe trabalham juntamente para atingir objetivos e lutar contra esses vilões para detê-los.
Para jogar RWBY, cada jogador seleciona uma das cinco personagens jogáveis disponíveis, cada uma diferente da outra. Cada personagem tem sua própria saúde e experiência, mas o que realmente as diferencia são suas aparências (habilidades de personagem) e estilos de luta (baralho de cartas). Ao longo do jogo, os jogadores ganham experiência por lutar contra vilões e cumprir objetivos, que são usados para melhorar sua habilidade e estilo de luta.
Além da seleção de personagens, os jogadores decidirão como querem jogar o jogo - as principais escolhas são escolher entre um cenário, que é uma série de objetivos a serem cumpridos e um vilão para lutar, ou uma campanha que é uma série de cenários. O jogo realmente foi feito para ser jogado no estilo de campanha, para que os jogadores tenham a chance de realmente atualizar seus personagens ao longo da experiência, mas os cenários ainda são uma boa diversão e ótimos para aprender as regras.
Independentemente de como o jogo é jogado, as duas partes que compõem um cenário, objetivos e vilões, formam as bases da dificuldade e do número de jogadores recomendados. Diferentes objetivos e vilões são adequados para diferentes tipos de dificuldade e número de jogadores. O jogo incentiva a construção de seus próprios cenários, mas alguns objetivos e vilões são muito difíceis, se não impossíveis, com um número menor de jogadores.
E aqui está o porquê - ao jogar RWBY, cada jogador escolhe uma carta de sua mão para jogar a cada turno. As cartas terão velocidade e dano indicados, mas também terão habilidades que são ativadas dependendo de como são jogadas.
Um jogador, chamado de jogador ativo, terá que lutar contra o vilão. Os outros jogadores, chamados de jogadores da linha secundária, podem optar por atacar o vilão com o jogador ativo, ajudar o jogador ativo com habilidades de suporte impressas nas cartas ou trabalhar para atingir um objetivo. Os jogadores da linha secundária são muito importantes no RWBY, pois são muito versáteis. Contagens mais baixas de jogadores terão menos jogadores secundários, o que facilita a distribuição de seus recursos.
Como mencionado anteriormente, cada jogador escolherá uma carta de sua mão e a jogará. Uma vez que as cartas são reveladas, o vilão também jogará uma carta, e alguns objetivos irão jogar ou ativar cartas também, como cartas de lacaios. Cada carta revelada terá os valores de velocidade e dano do ataque. Se a velocidade do vilão e/ou lacaio for maior que qualquer carta de ataque jogada contra eles, eles vencem o duelo e causam o dano indicado. As heroínas causarão seu dano indicado se sua velocidade for maior.
Algumas cartas têm habilidades de ataque impressas nelas que podem ter vários efeitos diferentes, como negar o dano causado. E algumas cartas têm habilidades impressas nelas que são ativadas quando uma carta é usada para apoiar o personagem ativo, como aumentar sua velocidade.
Os jogadores vencem se conseguirem reduzir a saúde do vilão a 0. O vilão vence se conseguirem reduzir a saúde de todos os jogadores a 0.
Componentes: 4,5/10
RWBY: Combat Ready vem com muitas cartas diferentes, algumas miniaturas de jogadores, tabuleiros de jogadores, um tabuleiro principal e fichas usadas para marcar diferentes variáveis. No geral, a qualidade deles é boa, mas o design e a direção de arte me deixam bastante confuso.
As cartas são facilmente a melhor parte - cada personagem e vilão tem seu próprio baralho de cartas usado para duelar entre si na batalha. E, vários dos objetivos usam decks exclusivos também para lacaios e monstros (chamados Grimm) para lutar ao lado do vilão. Cada carta tem uma arte única e, para os fãs do programa, é um prazer ver tudo isso.
Dito isto, a arte geral está um pouco errada quando comparada à série animada. Alguns personagens parecem um pouco diferentes e o design geral nem sempre parece se encaixar na estética da série, o que é realmente decepcionante.
As miniaturas são divertidas e de boa qualidade, já vi muito piores, mas com certeza já vi melhores também. Também estou um pouco confuso que cada personagem tenha sua própria cor, exceto Blake, que é todo preto. Teria feito mais sentido para ela ter um molde roxo para se destacar mais facilmente.
Tanto o tabuleiro do jogador quanto o tabuleiro principal me deixam frustrado, o que falarei um pouco mais tarde.
Os tokens são bons - sua qualidade é boa. No entanto, seu uso parece um pouco bobo e não polido. Essencialmente, as fichas são viradas quando um personagem usa sua habilidade especial, que não pode ser usada novamente até que certas condições sejam atendidas com base no personagem.
O design gráfico do jogo em geral parece um pouco datado e básico. É uma grande decepção ao ver a linda arte do lado de fora da caixa, apenas abri-la e descobrir que parece que o criador dedicou muito tempo à arte, mas esqueceu o design gráfico. Pelo menos quase tudo é legível.
A direção geral do design do jogo também me deixa bastante decepcionado. Agora, não estou tentando insultar as habilidades de ninguém aqui, mas acho importante notar que a qualidade do design dos tabuleiros de jogador e tabuleiro principal parece complexa. Há muito para acompanhar neste jogo (estatísticas de personagens, estatísticas de vilões, como a luta está progredindo, cartas atuais em vigor, lacaios, objetivos, etc). Os designs dos tabuleiros são complicados e confusos, o que poderia ter sido facilmente resolvido com alguns componentes adicionais - talvez trilhas de pontos para marcar coisas como saúde, experiência e velocidade?
Mesmo quando não é complicado marcar coisas que o jogo exige, o design do jogo ainda fica aquém em outras áreas. Por exemplo, cartas de vilões têm 3 técnicas de luta diferentes no verso de suas cartas. Essas técnicas de luta devem dar uma ideia da velocidade e força geral da carta antes de ser revelada, mas as cartas não são equilibradas da maneira que deveriam e dificulta a criação de estratégias com base nas posturas.
Eu ainda nem mencionei o livro de regras. O livro de regras faz um ótimo trabalho explicando o básico, mas quando surgem dúvidas durante o jogo sobre o que acontece com X faz isso com Y, não é fácil encontrar as respostas, mesmo que estejam ali no manual. E eu mencionei que existem 2 livros de regras diferentes que você precisará ler para realmente entender o jogo?
Apenas descobrir como as habilidades das cartas são ativadas pode ser um desafio. A resposta é qualquer coisa com um “!” acontece antes que a carta do vilão seja revelada e todo o resto acontece depois que a velocidade é contabilizada. E, vilões com um "!", o efeito da carta será ativado independentemente de o ataque ser bem-sucedido ou não.
Por último, a falta de ajuda ao jogador torna difícil lembrar de todos os detalhes menores, como em quais situações os jogadores ganham experiência. Novamente, há muito o que gerenciar neste jogo e é fácil esquecer alguma coisa.
Geral: 5,5/10
RWBY é um jogo difícil de jogar.
Mas, apesar disso, é um jogo que eu gosto - mas provavelmente só porque sou um grande fã da série. Se eu não fosse, não acho que valeria a pena o meu tempo para descobrir como jogá-lo. Existem muitos outros jogos por aí que o manterão acordado à noite.
Mencionei anteriormente que a escala de dificuldade do jogo é baseada nos objetivos e vilões em jogo. Descobri que alguns objetivos são impossíveis (pelo menos para nós) ao tentar jogar com apenas duas pessoas (olhando para seus objetivos de lacaio). A razão é que os personagens secundários são super importantes para ajudar um jogador ativo a duelar com o vilão. Se o jogador da linha secundária estiver sempre ocupado tentando cumprir o objetivo, o jogador ativo terá que contar com muita sorte para ter sucesso em seus ataques.
É incrivelmente decepcionante que o conteúdo deles pareça impossível pela contagem de jogadores - a menos que cada jogador queira controlar vários personagens. É um problema de equilíbrio infeliz.
Além disso, o jogo faz um trabalho ruim em ajudar os jogadores a acompanhar tudo. Há toneladas de coisas diferentes para marcar, e cartas que até adicionam bônus permanentes e temporários que também precisam ser lembrados. É realmente esmagador e fácil perder alguma coisa.
Acho que nunca escrevi a palavra decepcionante mais em uma resenha do que nesta. Mas isso não me impede de ignorar suas desvantagens e aproveitar o jogo, sabendo que posso perder algumas coisas ao longo do caminho e provavelmente perderei no final.
RWBY: Combat Ready é um jogo de tabuleiro feito para os fãs do programa que querem uma chance de experimentar as agitadas sequências de luta.
É emocionante jogar em equipe RWBY contra vilões famosos da série - especialmente quando você toca a trilha sonora de RWBY em segundo plano.
Não posso recomendar a ninguém para comprar este jogo sem pesquisar primeiro, mesmo que você seja fã do programa. Existem muitos jogos mais divertidos e fáceis de jogar por aí.
No entanto, esta análise serve como um excelente lembrete de que uma pontuação baixa não significa que um jogo não pode ser ou não será agradável para ninguém (ou vice-versa) - essas análises são simplesmente minha opinião e feedback construtivo sobre o jogo como jogador de tabuleiro e designer gráfico.
Sim,
RWBY: Combat Ready tem muito mais pontos negativos do que positivos. Mas, como um grande fã do programa, posso parecer que tudo isso foi passável para mim. Às vezes eu só quero jogar o jogo de tabuleiro do programa que eu realmente gosto, com falhas e tudo.
https://www.flowcode.com/page/boardgamebanter
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.