O premiado jogo publicado originalmente há 20 anos é renovado em Porto Rico em 1897.
Contendo a mesma jogabilidade clássica originalmente projetada por Andreas Seyfarth, mas retrabalhada com uma equipe de consultores e artistas de Porto Rico, Puerto Rico 1897 se passa após a independência de Porto Rico da Espanha. Como um agricultor independente de Porto Rico, você competirá para contratar trabalhadores, cultivar, vender e comercializar colheitas valiosas, além de construir a infraestrutura vital da cidade.
Inclui quatro expansões.
Previsão de lançamento na Alemanha: agosto de 2022 (https://pegasusshop.de/en/product-line/games/core-games/13786/puerto-rico-1897 ).
Em 1897, Porto Rico está tentando se remodelar para o mundo moderno. Como agricultor porto-riquenho, você compete por mais crédito. O ano é 1897. Porto Rico está tentando se transformar para o mundo moderno e deixar para trás a era do colonialismo tradicional. Como um agricultor porto-riquenho independente nesta nova era, você competirá para contratar trabalhadores, cultivar açúcar e tabaco, vender mercadorias valiosas e construir infraestrutura urbana vital. Ganha quem conseguir acumular mais prestígio do que os outros agricultores.
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Puerto Rico 1897
De acordo com uma entrevista do jornalista especializando em jogos de tabuleiro, Sebastian Wenzel, com o atual cabeça da Alea, marca de jogos avançados da Ravensburger (
veja aqui), Puerto Rico terá uma nova versão ainda no primeiro semestre de 2022, pouco mais de 2 anos após a última reestilização ter sido publicada.
O motivo da nova versão, segundo a editora, é a continua problemática a respeito de como a escravidão era retratada no jogo, o que vem desde sua primeira edição em 2002. No jogo original existia uma alocação de colonos, representados por discos marrons, em construções, fazendo com que as mesmas funcionem. Muito embora o termo “escravos” nunca tenha sido usado no jogo, fica claro pelo período e local em que falamos que os discos marrons eram, na verdade, escravos alocados nas construções dos jogadores.
Argumentos pró e contra esta representação da sociedade escravocrata (bem como de outras representações, simplificações e pré-conceitos em jogos de tabuleiro) aparecem frequentemente fóruns de discussão de jogos de tabuleiro e, embora a alea havia trocado a cor dos trabalhadores na sua edição mais recente, saindo do marrom para o roxo, este movimento não foi suficiente, segundo André Maack, para diminuir a polêmica.
Pensando nisto a nova edição se passará no mesmo local, Puerto Rico, porém anos depois do período colonial. Puerto Rico 1897 deverá, segundo a editora, manter toda a mecânica conhecida do clássico jogo que figurou no top do BGG por anos, porém em um período menos controverso da história Portoriquenha. Adicionalmente o jogo terá um ilustrador porto-riquenho além de consultores especializados na história de Puerto Rico, tentando, mais uma vez, minimizar as críticas existentes até então.
O preço da nova edição, segundo a editora, será mantido em relação ao atual: €49,90
A entrevista completa trata de diversos pontos interessantes e eu pedi autorização para traduzi-la e postá-la aqui. Caso consiga a autorização, em breve a transcrição completa será divulgada em português.
Para os que não conhecem, Puerto Rico é um premiadíssimo jogo de Andreas Seyfert, publicado em 2002 e que chegou a ter uma versão brasileira para
Grow.
http://romirplayhouse.com/puerto-rico-1897/