Produtora: Rio Grande Games (Devir no Brasil)
Numero de Jogadores: 2 a 4
Duração: 60 min
Ranking da Ludopedia: 6
Ranking na Boardgames Geek: 59
Minha Nota para o Jogo: 8.5
Olá galera, estou de volta com mais uma resenha para vocês, dessa vez com um jogo euro muito bom lançado aqui no Brasil pela Devir, estou falando de Stone Age, um jogo onde os jogadores controlam tribos primitivas para sobreviverem na idade da pedra. Stone Age foi lançado no ano de 2008, mas apenas em 2015 que ele foi lançado aqui no Brasil pela Devir, tem capacidade para 2 a 4 jogadores e um tempo médio de partida de 60 min.
Temática
Cada era apresenta um desafio específico. A idade da Pedra se caracterizou pelo desenvolvimento da agricultura e de alguns recursos e a construções de cabanas simples. Com o surgimento do comércio tem início também as explorações demográficas, com a destreza nas caçadas, são apreciadas e exigidas, mesmo que seja apenas para assegurar o crescimento da população.
Stone Age é um jogo onde cada jogador controla uma tribo e tem que sobreviver durante a idade da pedra, desenvolvendo diversos tipos de conceitos agrícolas, caça e mineração, entre outros. Cada jogador manda seus trabalhadores para determinados locais no tabuleiro para coletar determinados recursos para a construção de novas cabanas e compra de cartas especiais.
Mecânicas
As três principais (e acho que únicas) mecânicas do Stone Age são a alocação de trabalhadores, coleção de itens e rolagem de dados.
A principal mecânica do Stone Age é a alocação de trabalhadores, onde o jogador vai ter vários locais por todo o tabuleiro onde poderá colocar uma determinada quantidade de trabalhadores que ele desejar para coletar algum tipo de recurso específico. Esses recursos variam de comida nos campos de caças a ouro nos rios fazendo garimpo. Cada tipo de recurso tem uma dificuldade diferente para ser obtido, e quanto mais difícil de se conseguir mais valioso ele será para a construções de cabanas.
Outra mecânica muito presente no jogo é a rolagem de dados, que por mais que ele seja um jogo euro (pelo menos eu acho que seja), ainda possui uma constante rolagem de dados durante todo o jogo, basicamente são eles que determinam a quantidade de recursos que o jogador vai coletar quando ele for remover os seus trabalhadores de determinados locais no tabuleiro (isso será explicado melhor mais a frente).
Outra mecânica bem importante no jogo é a coleção de componentes, que existe de várias formas a meu ver, durante todos os jogos irão existir cartas de civilização que os jogadores vão poder ir comprando para marcar mais pontos no final da partida. A variedade de pontos extras que essas cartas podem lhe dar no final da partida é muito grande, e você conseguir colecionar uma quantidade boa e certa dessas cartas pode lhe dá uma vantagem muito grande no final da partida.
Objetivo
O objetivo do jogo é bem simples, os jogadores devem acumular a maior quantidade possível de pontos até o final da partida, aquele jogador que conseguir mais pontos vence a partida. A quantidade de com que os jogadores podem fazer pontos durante uma partida pode ser de dois tipos, podem ser obtidos pontos através de construções de cabanas, que lhe dão dois pontos imediatos assim que são construídas; e de cartas de civilização, que só vão lhe fornecer os pontos no final da partida.
Sequência do Turno
A rodada do jogo é bem simples e é dividida em três etapas, elas são listadas abaixo para melhor entendimento.
1ª - Os jogadores colocam os seus trabalhadores no tabuleiro: os jogadores devem nessa fase colocar todos os seus trabalhadores em qualquer espaço no tabuleiro. Começando pelo jogador inicial, ele escolhe um local onde quer colocar os seus trabalhadores, pega uma quantidade de trabalhadores a sua escolha e os coloca no local desejado, logo após isso, ele passa para o jogador a sua esquerda que repete o mesmo processo, colocando uma quantidade x de trabalhadores em um único espaço no tabuleiro, a rodada segue desse modo até que todos os jogadores tenham colocado os seus trabalhadores, pode acontecer que alguém tenha que colocar todos os seus trabalhadores.
Lembre-se que um jogador não pode colocar trabalhadores em mais de um local ao mesmo tempo, logo se ele deseja colocar apenas dois trabalhadores no setor de coleta de madeira, ele irá colocar apenas aqueles trabalhadores nessa rodada, e vai ter que esperar para que todos os outros jogadores coloquem pelo menos uma vez o seu trabalhador até que ele possa colocar novos trabalhadores no tabuleiro. Outra coisa importante é que uma vez que você já tenha colocado trabalhadores em um determinado local no tabuleiro, você não poderá colocar trabalhadores novamente naquela área até um novo turno começar, logo, se você colocar 2 trabalhadores para coletar pedras e depois achou que colocou poucos trabalhadores no local, não poderá colocar mais nenhum trabalhador naquele local.
2ª - Os jogadores realizam as ações dos seus trabalhadores: cada jogador, começando pelo jogador inicial, pode remover todos os seus trabalhadores de uma área a sua escolha e receber os benefícios daquele local. O jogador deve fazer a ação do local de onde os seus trabalhadores foram tirados jogando os dados para coletar recursos, gastando material para construir cabanas ou comprando cartas e ganhando os upgrades na parte da vila. Após o jogador ter removido os trabalhadores de um determinado local ele passa a vez para o jogador a sua esquerda que deve fazer a mesma coisa, e assim por diante, até que todos os jogadores tenham removido os seus trabalhadores de todos os locais, e todos os jogadores tenham recebido os seus benefícios das suas ações.
O jogador pode tirar os seus trabalhadores em qualquer ordem que ele desejar, logo ele pode tentar coletar alguns recursos antes de comprar alguma carta ou fazer alguma cabana, isso é muito importante para a estratégia de muitos jogadores, pois a colheita de determinados recursos pode ajudar muito a estratégia de muitos jogadores em cada turno.
3ª - Os jogadores devem alimentar os seus trabalhadores: cada jogador nessa fase deve alimentar os seus trabalhadores, pagando 1 de comida para cada trabalhador ativo que ele possui, caso o jogador não tenha comida para alimentar os seus trabalhadores eles devem ser alimentados com recurso, e caso o jogador não tenha nem recurso e nem comida para alimentar os seus trabalhadores ele perde pontos de vitória.
As ações disponíveis no turno de jogo são bem simples e fáceis de se pegar logo de cara, o que jogadores iniciantes podem sentir um pouco de dificuldade de pegar deve ser em relação as cartas de civilização.
Tabuleiro
O tabuleiro do jogo é dividido em vários locais de ações disponíveis para os jogadores, mas a meu ver ele é também dividido em dois setores, um para coleta de recursos que é onde os jogadores podem colocar os seus trabalhadores para ganhar qualquer um dos diversos recursos disponíveis no jogo como comida, madeira, barro, pedra e ouro; e o outro setor que seria mais para os upgrades da sua tribo, onde os jogadores podem conseguir ferramentas que podem lhe ajudar na coleta de recursos, aumentar o seu nível de fazenda para ajudar na alimentação dos seus trabalhadores, o local onde você vai para construir as cabanas e comprar cartas de civilização e a cabana do amor, onde você ganha um trabalhador extra.
Abaixo eu vou dar uma breve explicação de como funciona cada local de coleta e o upgrade do tabuleiro.
Tabuleiro do jogo descrevendo os seus locais.
Coleta de Recursos
Os locais cercados com a linha preta, são locais de coleta.
A coleta de recursos é bem simples, quando você remove os seus trabalhadores de um local você deve jogar uma quantidade de dados igual ao número de trabalhadores que você retirou do local, você então deve somar o resultado de todos os dados e dividir pela dificuldade de se obter o recurso onde os seus trabalhadores estavam, a lista de dificuldades para se obter cada recurso está logo abaixo.
Exemplo: você tinha 3 trabalhadores na área de coleta de barro, você joga 3 dados e soma os resultados que dá um total de 13, você divide esse valor por 4 que é a dificuldade de se obter barro, logo você consegue coletar 3 barros.
Fabricante de Ferramentas
O jogador pega uma ferramenta de lvl 1 e coloca no espaço do seu playboard, caso o jogador já tenha três ferramentas de lvl 1 ele vira uma de suas ferramentas de lvl 1 para uma de lvl 2, e assim por diante, o jogador só poderá receber uma ferramenta de lvl maior quando tiver todas as suas ferramentas de um lvl inferior.
As ferramentas servem para ajudar os trabalhadores do jogador durante a fase de coleta de recursos, sempre que um jogador com ferramentas for tirar um trabalhador de uma área de coleta ele pode adicionar o lvl de qualquer quantidade de ferramentas que ele possui ao resultado final dos dados, ele deve informar, antes de jogar os dados, quantas ferramentas ele vai adicionar. Cada ferramenta só pode ser usada uma vez por turno.
Cabana (ou Cabana do Amor)
O jogador pega um de seus trabalhadores da reserva e o coloca em seu playboard, ele passa a ter mais trabalhadores disponíveis para se usar no próximo turno, mas terá que pagar mais comida também.
Campo
O jogador aumenta em 1 o seu nível de fazenda. Para cada nível que um jogador tem na sua fazenda ele diminui em comidas necessárias pagas para alimentar os seus trabalhadores no final de cada turno.
Cartas de Civilizações
Espaço para as cartas de Civilizações.
Existem 4 espaços de cartas de civilizações disponíveis no tabuleiro, cada um corresponde a uma quantidade de recursos diferentes para comprar a carta, variando entre 1 a 4 recursos, quando o jogador decide comprar uma carta de civilização ele deve pagar aquela quantidade de recursos ao banco, os recursos pagos podem ser de qualquer tipo ou combinação.
Uma explicação melhor de como funcionam as cartas de civilização vai estar mais a frente nessa resenha.
Construções
Local das construções.
Na parte de baixo do tabuleiro, junto com as cartas de civilizações, vai estar também as pilhas de cabanas disponíveis que os jogadores podem construir, o jogador que deseja construir alguma dessas cabanas deve colocar um de seus trabalhadores sobre ela, pagar os recursos adequados e colocara cabana em seu playboard.
Uma melhor explicação de como funcionam as cabanas vai estar mais a frente nessa resenha.
Cartas de Civilizações
Há vários tipos de cartas de civilizações no jogo, mas ambas dão dois tipos de bônus diferentes ao jogador que as comprou. Na parte de cima da carta tem o bônus imediato, que o jogador ganha logo após comprar a carta, esses bônus podem variar entre muitos tipos, tais como recursos, ferramentas, aumento no seu nível de fazenda, trabalhadores extras e etc. Além disso, a carta também possui um bônus na sua parte de baixo, esse bônus é de pontos e ele só e aplicado no final da partida, o valor desse bônus depende de quais multiplicadores a carta está dando no seu bônus. Os multiplicadores podem variar entre níveis de ferramentas, quantidade de trabalhadores ativos, número de cabanas, entre outras coisas. A quantidade do multiplicador está descrita na carta de civilização, com um multiplicador para cada trabalhador na carta. Os bônus de cartas podem se acumular para cada carta com o mesmo tipo de multiplicador, logo, se um jogador tem uma carta com um multiplicador de x1 para cabanas e outra com um multiplicador de x3, em outra carta ele terá no final um multiplicador de x4 para cada cabana construída no final do jogo. Abaixo tem uma breve explicação desse multiplicador.

Exemplo: na carta de civilização acima o jogador vai receber 3 pontos de vitória por cada cabana construída, e recebe imediatamente +3 pontos de vitoria.
Nessa outra carta o jogador vai receber um bônus de 1 ponto para cada nível que ele tem em sua fazenda, e ganha imediatamente mais um nível em sua Fazenda.
Além das cartas de multiplicadores os jogadores ainda podem fazer coleções de itens artesanais durante o jogo com as suas cartas de civilizações, esses itens de artesanato possuem um fundo verde, diferente das cartas de multiplicadores que tem o fundo de areia. Esses ítens também vão lhe dar bons no final da partida, mas eles funcionam de uma forma diferente das outras cartas, cada quantidade de itens diferentes que você conseguiu coletar durante a partida vai lhe render uma pontuação “x”, ao lado do seu playboard tem uma tabela descrevendo quantos pontos vai valer cada quantidade de itens diferentes que você conseguiu coletar durante a partida. Você pode fazer mais de uma coleção de artesanatos durante uma partida, eles são somados separadamente.
Cartas de coleção.
Construções
As construções, ou especificamente falando, as cabanas que os jogadores podem construir durante uma partida, lhe dão pontos de vitória imediatos de valores muito variados. Quando um jogador coloca um de seus trabalhadores sobre um espaço de cabana para construir, ele deve pagar o seu valor de recursos, pegar essa cabana e colocá-la sobre o seu playboard, o jogador então ganha os pontos que a cabana lhe fornece.
Mas a vida de construtores de cabanas não é tão fácil assim, para construir uma cabana você deve coletar os recursos na parte de cima do tabuleiro e gastá-los para levantar a sua cabana. Os tipos de recursos usados para construir a cabana estão descritos na parte de baixo da tile da cabana.
Exemplo: para construir uma dessas cabana o jogador deve gastar 2 barros e 1 pedra, o jogador ganha 13 pts. e coloca a cabana em seu playboard.
Componentes de Jogo
Todos os componentes em geral do jogo são muito bonitos, o tabuleiro tem uma arte incrível, as tiles e cartas são de ótima qualidade, e os playboards são muito bons, pois são bem rígidos e não entortam. Devo deixar um elogio extra para todos os tokens de recursos do jogo que representam madeiras, barro, pedra e ouros, o formato deles é similar ao tipo de recurso que eles representam, deixam ainda mais bonita a parte visual do jogo, e a minha opinião quanto a arte do jogo já foi dada acima, é muito bonita, principalmente o tabuleiro do jogo, onde é muito bem repartida toda a área de coleta de recursos e a área da vila.
Um porém sobre esse jogo, mas que pode ser relevado, é que quando ele foi lançado aqui no Brasil pela Devir ele não veio com um copinho feito em couro que vinha no jogo original, a Devir por sua vez explicou (ou tentou explicar) a comunidade boardgame qual o motivo do copinho não ser incluso na versão brasileira do jogo. O pessoal não gostou muito da ideia de o jogo vir incompleto e teve muitas reclamações com relação a isso nos grupos de boardgames do Facebook. Bem, eu não possuo a versão importada desse jogo, apenas a versão da Devir, sei que é de suma importância para muitos jogadores, e principalmente colecionadores, que os seus jogos venham completos, mas para mim não fez falta o conteúdo que faltou do jogo, se tivesse vindo seria melhor é claro, pois o copinho tinha um visual em couro que combina bastante com a temática do jogo, mas eu acredito que com a falta desse item o preço do jogo ficou um pouco mais barato e acessível para muito mais gente (pelo menos eu acho que sim).

Componentes do jogo.
Considerações Sobre o Jogo
É um ótimo jogo, compra certa para a coleção de qualquer jogador de boardgame, ele é fácil de explicar a jogadores iniciantes, rápido, o que faz com que iniciantes não percam muito tempo jogando uma mesma partida, e visualmente chama muita atenção quando está na mesa, devido aos seus belos componentes. O jogo não possui muitos defeitos na minha opinião, o que pode desagradar a alguns jogadores talvez seja as constantes rolagens de dados, pois muita gente não gosta de jogar jogos que tenham muita dependência da sorte, mas até isso pode ser um pouco contornado com a utilização de ferramentas na hora da coleta de recurso, mas tirando isso não vejo outro defeito muito relevante nele.
Jogo em andamento.
Bem e isso galera, espero que tenham gostado do material, e logo eu volto com mais conteúdo para vocês no canal ou na minha pagina no facebook, ate a próxima!!