VitorMX::patrickbnu::Uns 15 meses atrás, quando Zombicides estava por 450, apareceu na Amazon lacrado por 200.
Acredito que deva aparecer melhores preços ainda do que os atuais, se não tiver pressa
Eu peguei o meu nesse valor. Não creio que volte a isso em promoção alguma, talvez 300.
Eu acho que compensa demais pagar metade do valor e pagar a versão antiga. Mesmo caso do 7 wonders.
Pessoal prefere pagar o dobro só por uma arte melhor e alguma mecânicas que mudaram mas nada muito relevante. Não entendo.
Caro VitorMX
Você tem toda a razão. Infelizmente existe no hobby dos board gamers, quase que um fetiche, com aquilo que é novo, com o que é mais recente, como se ser novo fosse necessariamente melhor, só por ser novo. O caso do 7 Wonders é um excelente exemplo disso. A mudanças da 2ª edição foram muito poucas, mas o preço quase que dobrou. Outro exemplo disso é o King of Tokyo Dark Edition, que não muda o original em quase nada, apenas acrescentando uma trilha de maldade. O que mudou na nova edição foi basicamente a arte, que ficou um pouco mais sombria, mas de forma alguma isso justifica que se cobre o dobro do preço do King of Tokyo original. Veja por exemplo a questão do "Taco Gato", que ainda se encontra em tudo que é canto, mas a PaperGames resolveu lançar uma nova versão, que certamente será mais cara, e que praticamente só mudam as palavras. O lado positivo é que, quando é lançada a nova edição de um jogo, o preço das cópias usadas da edição anterior cai bastante, se tornando mais acessível.
Aliado a isso, há toda uma questão de estratégia comercial por trás. Quando é anunciada a nova edição de um jogo, naturalmente ocorre uma renovação do interesse sobre esse jogo, que volta a ser comentado, os recém chegados passam a conhecer, as vendas se aquecem e coisa e tal. O problema é que, no caso dos jogos que já são bons, como é o caso do 7 Wonders, não dá para mexer muito na fórmula de sucesso, para não estragar o jogo. A solução então é lançar uma nova edição, com uma arte nova, com algumas cartas ou elementos novos, mas que não alterem muito o que já está estabelecido. Foi isso que aconteceu com a 2ª edição do 7 Wonders. Mantendo o mesmo exemplo, ao invés disso, faria muito mais sentido, que as editoras renovassem esse interesse pelo jogo, lançando algo que seja realmente inovador e interessante, como foi o caso do 7 Wonders Duel. Só que isso dá muito trabalho, e há sempre o risco de não dar certo, por isso é natural que as editoras escolham caminhos mais seguros.
Para terminar essa é uma importante lição a ser aprendida, não apenas pelos recém chegados, mas também para o pessoal "com mais tempo de janela", que é se informar e sopesar bem, se as novidades de uma 2ª edição realmente modificam e melhoram a edição anterior (o que inclusive acontece, mas nem sempre), ou se as mudanças são mais estéticas do que qualquer outra coisa. Nesse caso talvez compense muito mais comprar uma edição anterior mais barata do mesmo jogo, com o preço reduzido. Com isso a pessoa consegue comprar o jogo que quer, sem ter que "botar a mãe na zona", como se dizia no tempo em que passa o 7 Wonders.
Um forte abraço e boas jogatinas.
Iuri Buscácio