jonesmacabro::Isso não aconteceu comigo. Mas parece bem desproporcional mesmo, principalmente na quarta era. Já pensei em algumas variantes baseadas na minha experiência com quatro jogadores. Tirar alternância, duas cartas bônus para os jogadores e eles escolherem apenas uma. As outras não escolhidas seriam embaralhadas e distribuídas pelas eras o que permitirá a todos saberem ao menos um dos bônus que estão nos baralhos. Com isso permitirá menos aleatoridade e melhor planejamento. Isso para quatro, teria que ser adaptado para menos jogadores.
Complementando: com essa variante haveria uma menor possibilidade de reviravoltas no final do jogo.
Para quatro jogadores parce uma boa variante mesmo.
Acredito que com mais jogos vai ser possível identificar o verdadeiro impacto dessa carta e, talvez, achar a melhor forma de "balancear" ela caso ficar clara a necessidade.
O que pensei como possíveis soluções imediatas (sem muito raciocínio em cima) seria considerar a carta como um "2x o valor da Era" ao invés de 3x, ou então estabelecer um valor mínimo de diferença entre o primeiro e segundo colocado para ela ter seu efeito ativado na totalidade e, no caso de não ser atingido esse valor mínimo, o primeiro colocado perderia pontos apenas até passar o segundo colocado em 1 PV de diferença, desta forma a mecânica ainda estaria presente, mas não de forma tão exagerada se levar em consideração que 1 PV na frente já é considerado estar a frente (obviamente) e aí o cara tomar na lata -12 por isso é muita sacanagem.