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Funko Pops é uma sensação para colecionadores de brinquedos. A Funko assinou inúmeros acordos de licenciamento, então existem literalmente milhares de modelos Funko Pop. Eles são figuras de vinil estilo Chiba com cabeças grandes - um pouco como bobbleheads, mas geralmente com cabeças fixas em vez de vacilantes. Os Funko Pops são ótimos colecionáveis, mas são puramente ornamentais. Pelo menos foi assim até 2019, quando a Funko Games lançou o primeiro de seus títulos
Funkoverse Strategy Game.
Desde então, existem jogos do Funkoverse cobrindo vários IPs, incluindo DC Comics, Marvel, Harry Potter e Jurassic Park. Eles seguem um formato bastante semelhante: geralmente duas ou quatro figuras Funko Pop, um tabuleiro de jogo, fichas e dados personalizados de seis faces, e com vários cenários no pacote para que o jogo possa ser jogado de maneiras diferentes. Estamos nos concentrando aqui nos conjuntos da
Funkoverse Strategy Game: DC Comics 100 (Batman, Batgirl, Coringa, Arlequina) e
Funkoverse Strategy Game: DC Comics 101 (Robin, Mulher-Gato), mas apresentaremos outros títulos da linha Funkoverse futuramente, incluindo
Funkoverse Strategy Game: Harry Potter 100,
Funkoverse Strategy Game: Golden Girls 100 e
Funkoverse Strategy Game: Rick & Morty 100!
Com um design de Prospero Hall, você provavelmente deve pensar nos jogos do Funkoverse como jogos minis de nível básico, mas com figuras Funko Pop em vez de minis convencionais. O jogo da
DC Comics (100) pode ser jogado como um jogo de dois jogadores, idealmente com cada jogador controlando dois personagens ou como um jogo de equipe para até quatro jogadores. De qualquer forma, você provavelmente colocará Batman e Batgirl contra Coringa e Arlequina, mas a beleza do design do Funkoverse é que você pode configurar um cenário e jogá-lo com qualquer combinação de personagens. Dito isto, há uma sinergia entre os personagens neste conjunto para que, por exemplo, a ação especial de Arlequina em empurrar oponentes seja especialmente eficaz quando combinada com a capacidade do Coringa de plantar armadilhas. É fácil para Batman e Batgirl contornar um espaço com uma armadilha, mas se Arlequina empurrar um deles...
Em todos os jogos do Funkoverse, os jogadores ativam seus personagens na sua vez, realizando duas ações - que podem incluir a mesma ação duas vezes. Os personagens podem mover dois quadrados, ortogonalmente e diagonalmente. Eles podem ajudar um companheiro de equipe revivendo-o se ele for derrubado. Eles podem interagir com marcadores no tabuleiro; por exemplo, para marcar pontos ao reivindicar o Controle no cenário jogado. Um personagem também pode usar sua habilidade especial. Como parte do design simples, mas eficaz de Prospero Hall, quando você ativa uma habilidade especial, você coloca o marcador relevante em uma trilha de esfriar; você não poderá usar essa habilidade novamente (ou outra que use o mesmo marcador) até que o número indicado de rodadas tenha passado.
Embora os cenários variem, fazendo uso do tabuleiro de dupla face que vem em todos os conjuntos do Funkoverse, geralmente você pode esperar que haja combate; exceto que no Funkoverse é chamado de Desafio. Isso não é a Funko Games sendo tímida; é um reflexo do fato de que todos os cenários são projetados para ter as mesmas regras básicas, mas nem todos têm um tema que se presta ao combate no sentido convencional (Golden Girls, por exemplo). Um personagem pode Desafiar outro normalmente apenas quando está em um quadrado adjacente, embora alguns Itens (por exemplo, um Batarang) facilitem um ataque à distância. Os desafios são resolvidos rolando um número definido de dados entre os seis dados personalizados de seis lados fornecidos. Para ter sucesso, o Desafiante tem que rolar mais acertos do que o defensor rola escudos. Os dados tendem a favorecer o Desafiante porque três faces mostram símbolos de acerto e apenas duas mostram escudos; a sexta face do dado conta como três sucessos para quem jogou. Neste jogo, um Desafio bem sucedido significa que o personagem é derrubado; se eles forem derrotados novamente enquanto são derrubados, eles são nocauteados - não realmente eliminados do jogo, mas colocados na trilha de contagem regressiva. Nos cenários de luta, um nocaute marcará um ponto de vitória.

Embora as regras sejam simples o suficiente para o DC Funkoverse ser jogado como um jogo família, há espaço suficiente para estratégia e tática, lembrando
HeroClix (WizKids). Os vários cenários aumentam a capacidade de implantação do jogo, assim como o fato de que os jogos do Funkoverse podem ser misturados e combinados. O conjunto 101 funciona como um jogo independente da mesma forma que o conjunto 100 maior, mas você também pode combiná-los para ter três personagens de cada lado. Da mesma forma, você pode agrupá-los em diferentes combinações: colocar Batgirl e Robin contra Mulher-Gato e Arlequina, por exemplo.

E as opções de mistura não param por aí. Os proprietários de franquias normalmente são insanamente protetores de suas propriedades intelectuais (IPs) com proibições estritas sobre como elas são usadas. A parte inteligente sobre o design de Funkoverse é que as regras principais são as mesmas por toda parte. Isso significa que, se você coletar os conjuntos do Funkoverse, não há nada que o impeça de combinar diferentes IPs em qualquer combinação que desejar. Se você sonhava em juntar personagens da DC Comics com super-heróis da Marvel, agora você tem sua chance! Compre Funkoverse DC Comics 100 e Funkoverse Marvel 100, e você pode finalmente juntar Batman com Capitão América!
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Traduzido*** por
Vania Telles
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