PREPARAÇÃO E COMPONENTES
· Cada jogador compra 4 cartas de porta e 4 cartas de tesouro
· Todo mundo começa sendo humano do próprio sexo sem classe e sem nenhuma raça.
· Ao longo do jogo pode mudar de raça sendo: Elfo, anão ou halfling. Além disso pode ter classe de personagem sendo: Mago, clérigo ou ladrão.
· Caso tenha a carta
mestiço você poderá ter 2 raças. Caso tenha a carta
super munchkin poderá ter 2 classes.
· Se comprar a carta da classe ou raça, pode baixar imediatamente.
· O equipamento pode ser colocado: Na cabeça (elmo), Armadura (corpo), Pés (botas), um item em cada mão.
· Existem itens específicos que são os grandes, com isso pode ter apenas UM ITEM GRANDE. Os demais itens como poção, aneis, pode carregar quantos quiser.
CARTAS DA MÃO
· Enquanto as cartas estiverem na mão, não estão em jogo, logo estão protegidas contra o roubo de outros jogadores.
· Para identificar que a carta está em jogo, ou seja, está carregando ela, mas não usando, a carta deve estar virada.
OBJETIVOS E VISÃO GERAL
· O objetivo do jogo é chegar ao nível 10, ganhando níveis derrotando monstros ou vendendo itens, a cada 1000 de ouro é 1 nível, e o outro não é acumulado (para passar do nível 9 para o nível 10, a venda de itens não é válida para subir o nível, sendo a apenas a batalha como forma de subir do nível 9 para o 10). Além disso, tem a carta
subir de nível que te faz subir de nível.
· Cada jogador joga em turnos. Quando chega a vez do jogador ele tem uma sequencia de eventos sendo:
1° preparação do personagem:
2° Chutar uma porta
3° Procurar por encrenca
4° Saquear a sala
5° Caridade.
· Na
Preparação toda carta que estiver na mão e quiser colocar em jogo é essa a hora. As raças e as classes podem ser baixadas na mesa ou jogadas fora a qualquer momento, fora isso, os itens podem ser baixados durante a rodada, mas quando entrar em combate, não pode fazer alterações nenhuma neles. Quando se coloca um item na mesa, só pode se desfazer dele usando habilidades de carta, vendendo eles pra subir nível, ou descartando para ativar habilidade de algum personagem.
· Na fase de
chutar uma porta deve-se pegar uma carta do monte de compras (De porta) e revelar a todos. Existe 2 opções, sendo a 1° opção a carta sendo um monstro, se for um monstro significa que imediatamente você entrou em combate com ele. A 2° possibilidade é a carta ser uma maldição e ela irá imediatamente atingir você de acordo com seu efeito.
· Caso a maldição tenha vindo, você poderá
Procurar por problema. Quando procura por problema pega da carta que está na mão, pode baixar a carta para ele brigar com você.
· Se não brigou com monstro quando chutou a porta e nem procurou por problema, aí pode
saquear o quarto. Quando saqueia a sala, pode pegar uma carta de porta para compor a mão.
· A última fase é a
caridade. Se tiver mais de 5 cartas na mão, vai entregar as que sobrarem, entregar para o jogador de nível mais baixo. Se tiver mais com nível mais baixo vai distribuir as cartas de forma mais igualitária possível. Se você for o jogador de menor nível, vai descartar as que excederem até ficar com 5 na mão.
COMBATE
· A primeira coisa tem que olhar é o nível do monstro. Exemplo: monstro nível 10.
· Leia o texto do monstro, pois alguns podem ter efeito especiais de acordo com a classe ou a raça.
· Para ganhar do monstro, deve ter uma força de 1 ponto a mais que seu nível. Exemplo: força 11
· A força básica é o nível. Ademais, vai se somar os itens.
· Os jogadores (incluindo você) podem jogar qualquer item que esteja escrito
uso único para atrapalhar o combate ou ajudar no combate, auxiliando um dos 2 lados.
· Qualquer jogador pode jogador pode jogar a carta de
monstro errante junto a carta de
monstro que ele tenha na mão para fazer com que o monstro auxilie o outro na batalha, assim somando-se os níveis deles. Caso exista um morto-vivo na batalha (característica no início da carta), outros jogadores podem baixar outros morto-vivo da mão sem precisar de um monstro errante para entrar na batalha.
· O jogador pode
pedir por ajuda podendo negociar de acordo com o espólio pós combate, pois o jogador que vai ajudar não subirá de nível, apenas o titular do combate. Nesse sentido, vai somar a força a sua força com a força do seu auxiliador, incluindo as penalidades por estar jogando com ele, pois o dano é dado em grupo. SOMENTE 1 JOGADOR PODERÁ AUXILIAR NO COMBATE.
· O
desfecho do combate pode ser de vitória e derrota. O de
vitória, o jogador pegará a quantidade de tesouros mostrados no rodapé de cada carta de monstro ativa, vai comprar cartas do monstro de tesouro, se ganhou sozinho, só você olha a carta que comprou, mas se caso alguém auxiliou no combate, todas as cartas são compradas em aberto para todos os jogadores verem e são distribuídas de acordo que foi acordado previamente. Além disso, se ganhou o combate, APENAS O TITULAR subirá 1 nível.
· Se você teve
derrota você pode fugir. Para fugir basta tirar 5 ou 6 no d6, daí a fuga será bem-sucedida (lembrar de somar os modificadores que algumas cartas dão). Porém, se houver mais de um monstro atacando, o dado deve ser rolado para sair de todos os monstros. Se não fugir, existe uma seção na carta escrito
coisa ruim que dirá o que o monstro fará com você, sendo a coisa ruim de cada monstro que não escapou.
· Assim que coletar o tesouro, pode abaixá-lo ou segurá-lo na mão, de acordo com a sua vontade. Dica: cartas de uso único podem ser jogadas a qualquer momento da mão, logo não é bom deixá-las em campo suscetível a ser roubada pelo adversário.
· Caso personagem venha morrer, o jogador perderá tudo que tem, exceto as maldições. Nesse sentido, quando morrer começará a fase de
saquear o cadáver que significa que todos os itens que você tem será colocado a disposição dos jogadores e cada jogador pode pegar um item, sendo o primeiro a escolher o de maior nível (se houver empate, será desempatado na rolagem de dados). As cartas que não forem compradas serão descartadas. O Respawn do jogador ocorrerá imediatamente no início do turno do próximo jogador da mesa. O JOGADOR MORTO
NÃO SOBE DE NÍVEL E
NÃO RECEBE NADA NA FASE DE CARIDADE. Quando chegar na sua vez de novo, comprará 4 cartas de porta e 4 cartas de tesouro, exatamente como se tivesse começando o jogo agora.
REGRAS
· Se alguma carta contradisser as regras acima, siga a carta. Caso o contrário, o dono do jogo terão razão sempre.