luisflc9::Blz pessoal,
Estou de olho no Kingsburg, vi vários reviews e gostei, mas uma coisa me incomoda, o nome dos inimigos/tropas.
Seria possível mudar a imagem das tropas inimigas e o nome delas sem alterar a dinâmica do jogo?
Estava pensando, as tropas de inimigos poderiam ser tipo os "romanos", ou os Egípcios.
Caro luisflc9
Isso funciona mais ou menos como as "house rules", se tem alguma coisa que te incomoda no jogo, modifique do jeito que quiser e seja feliz. Se você quiser chamar os inimigos de Wookies, Klingons ou Cylons, e produzir um material com a imagem do Chewbacca, do Lt Worf ou de um Centurion do BSG, fique à vontade.
No entanto há algo que é preciso considerar em relação a essas alterações. Um jogo de tabuleiro é fruto de muito trabalho, não apenas em relação a mecânica e às regras para deixar o jogo balanceado, como também em relação à arte, ao tema e a ambientação, para melhorar a imersão e a experiência do jogo. Qualquer alteração nesse equilíbrio pode levar a resultados ruins, tanto em relação às regras quanto em relação à experiência que se tem ao jogar.
O Kingsburg é um jogo ambientado em um cenário de fantasia medieval europeia, tanto que se luta contra goblins que obviamente não existem na vida real. Desse modo, não faz muito sentido colocar "romanos" ou "egípcios" como inimigos. Forçando um pouco a barra, daria para falar em mouros, muito embora isso ficasse muito restrito à Península Ibérica, lembrando que no caso das cruzadas foram os europeus que foram batalhar no Oriente Médio e não os árabes que foram batalhar na Europa. Do mesmo modo, a invasão europeia por parte dos turcos/otomanos ocorreu muito mais no leste europeu, do que na Europa Ocidental, que é a área onde o Kingsburg está ambientado.
Colocando de outro modo, colocar romanos e egípcios no Kingsburg, me parece que seria mais ou menos como uma pessoa querer jogar o Battlestar Galactica, e como essa pessoa não tem esse jogo, porém possui o Insondável, ela colocaria Centuriões Cylon para saírem do mar e subirem à bordo do SS Atlantica.
Todavia, essa é apenas a minha opinião, e se trocar os inimigos do Kingsburg por romanos ou egípcios faz sentido para você, tornando a experiência do jogo melhor para si e para o seu pessoal, não pense duas vezes em implementá-las.
Um forte abraço e boas jogatinas (seja da forma como você quiser chamar os inimigos do Kingsburg).
Iuri Buscácio