Obrigado pela referência! Se minha opinião fosse boa mesmo, eu teria uma consultoria. 
Imagina Jar Jar Binks usando um sabre de luz e defletindo tiros de laser do Império? É mais ou menos um Fremem distribuindo água.
Imagina Spock, gozando de plena saúde, contando uma piada de tiozão e gargalhando logo em seguida? É uma Bene Gesserit se envolvendo diretamente numa batalha.
Além disso, tem um monte de personagem que Frank Hebert nem menciona nos primeiros 6 livros; e
o Melange e a água serem recursos quaisquer.
Mas nada disso invalida a qualidade do jogo.
Agradeço pela dica do Diário do Designer https://www.direwolfdigital.com/news/dune-imperium-designer-diary-1-beginnings - A questão de Melange se valioso fora de Duna e sem valor em Duna, Água ter valor em Duna e não ter valor fora é uma solução de jogo e está aderente, mas Solari? Achei forçado. Não sei se ele era mesmo um fã de Duna ou do filme-minecraft. Os elementos do jogo causam estranheza em relação à mitologia - era esse o ponto que eu estava levantando.
Outro ponto que eu não compro: ele disse que começou a ter as primeiras ideias de um jogo baseado no tema de Duna, com Deck Building como em Clank! a partir da GenCon 2018 (Ago/2018) e Villeneuve começou a gravar o filme em Mar/2019. Coincidência? Das primeiras conversas para a versão final (Dez/2020), pelo diário, foram menos de 2 anos e meio de desenvolvimento. Daí, eu pergunto para quem for designer (MOITA1980 e demais), é um tempo factível para um jogo como esse?
Longe de mim querer reviver a saga literária num jogo de 2h. Mesmo porque nem dá pra saber direito qual o recorte ele quer fazer. O jogo é nomeado Imperium, mas foca na casa Richese em vez de Leto II, coloca uma expansão com Ix que dá muito mais a entender que é antes do Jihad Butlariano o que, provavelmente aponta para Brian Herbert e Kevin J. Anderson e muito menos para Frank Herbert.
Quanto a Ix, é o nono planeta de um sistema solar e sua economia é baseada no desenvolvimento de máquinas. Como não li nada dos livros do filho, o pouco que sei é do relacionamento do Deus-Imperador Leto II com os Ixianos que vendiam máquinas para ele. E de alguma maneira foram poupados do Jihad Butlariano.