Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Últimos Cadastros
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Últimos Cadastros

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Geral
  3. Takenoko
  4. Objetivos de terrenos

Objetivos de terrenos

Takenoko
  • Lomez
    159 mensagens MD
    avatar
    Lomez06/03/16 16:53
    Lomez » 06/03/16 16:53

    Pessoal, aproveitando o tópico, queria tirar uma dúvida.

    Estava jogando Takenoko pela primeira vez hoje, e uma jogada me deixou com dúvida:

    Ao tirar o símbolo de chuva no dado, o jogador pode colocar um pedaço de bambu em um terreno irrigado. Mas e se o terreno não estiver irrigado, e o jogador tiver algum tubo de irrigação na reserva, ele pode colocar esse tubo no terreno antes de colocar o bambu originado do dado de clima?

    Eu interpretei da seguinte forma: só se pode colocar o bambu em um terreno PREVIAMENTE irrigado, portanto, não se pode colocar o tubo de irrigação e aproveitar o dado. Mas não custa nada perguntar, pois eu posso estar errado, e eu não encontrei nada específico no manual.

    Agradeço desde já.

    2
  • reizendensetsu
    495 mensagens MD
    avatar
    reizendensetsu06/03/16 17:17
    reizendensetsu » 06/03/16 17:17

    Lomez:: Pessoal, aproveitando o tópico, queria tirar uma dúvida.

    Estava jogando Takenoko pela primeira vez hoje, e uma jogada me deixou com dúvida:

    Ao tirar o símbolo de chuva no dado, o jogador pode colocar um pedaço de bambu em um terreno irrigado. Mas e se o terreno não estiver irrigado, e o jogador tiver algum tubo de irrigação na reserva, ele pode colocar esse tubo no terreno antes de colocar o bambu originado do dado de clima?

    Eu interpretei da seguinte forma: só se pode colocar o bambu em um terreno PREVIAMENTE irrigado, portanto, não se pode colocar o tubo de irrigação e aproveitar o dado. Mas não custa nada perguntar, pois eu posso estar errado, e eu não encontrei nada específico no manual.

    Agradeço desde já.

    Mesmo no BGG discutiram bastante isso sem chegar a uma conclusão aparentemente.
    A maioria diz que não, pois no manual diz que você deve rolar o dado de clima e aplicar os efeitos das condições climáticas obtida, como se fosse uma coisa só.
    Mas alguns contestam pois no FAQ oficial da Asmodee eles colocam a seguinte afirmação "A player who places a new plot tile in the playing area can add an improvement just before bamboo grows on it.", ou seja "Um jogador que coloca um novo tile na área de jogo pode adicionar uma melhoria antes do bambu crescer nele". Então quem defende o fato de que pode sim colocar uma irrigação antes de aplicar o efeito da chuva diz que, se pode interromper a ação de colocar uma tile e crescer um bambu, então pode interromper a ação de rolar o dado e aplicar os efeitos das condições climáticas obtida.
    Na minha opinião eu prefiro a primeira opção, ou seja, primeiro resolve o dado e depois faz as suas ações. Mesmo porque o "crescer um pedaço de bambu" não faz parte exatamente da ação de colocar uma tile (ele está como uma nota de lembrete na ação, mas não faz parte dessa ação), por isso poderia ser interrompida para colocar uma melhoria.
    Mas acho que isso fica aberto para house rules, assim como a questão de comprar cartas de objetivo que já estão completadas. Faz o que seu coração mandar :D

    4
  • Lomez
    159 mensagens MD
    avatar
    Lomez06/03/16 20:40
    Lomez » 06/03/16 20:40

    reizendensetsu::
    Lomez:: Pessoal, aproveitando o tópico, queria tirar uma dúvida.

    Estava jogando Takenoko pela primeira vez hoje, e uma jogada me deixou com dúvida:

    Ao tirar o símbolo de chuva no dado, o jogador pode colocar um pedaço de bambu em um terreno irrigado. Mas e se o terreno não estiver irrigado, e o jogador tiver algum tubo de irrigação na reserva, ele pode colocar esse tubo no terreno antes de colocar o bambu originado do dado de clima?

    Eu interpretei da seguinte forma: só se pode colocar o bambu em um terreno PREVIAMENTE irrigado, portanto, não se pode colocar o tubo de irrigação e aproveitar o dado. Mas não custa nada perguntar, pois eu posso estar errado, e eu não encontrei nada específico no manual.

    Agradeço desde já.

    Mesmo no BGG discutiram bastante isso sem chegar a uma conclusão aparentemente.
    A maioria diz que não, pois no manual diz que você deve rolar o dado de clima e aplicar os efeitos das condições climáticas obtida, como se fosse uma coisa só.
    Mas alguns contestam pois no FAQ oficial da Asmodee eles colocam a seguinte afirmação "A player who places a new plot tile in the playing area can add an improvement just before bamboo grows on it.", ou seja "Um jogador que coloca um novo tile na área de jogo pode adicionar uma melhoria antes do bambu crescer nele". Então quem defende o fato de que pode sim colocar uma irrigação antes de aplicar o efeito da chuva diz que, se pode interromper a ação de colocar uma tile e crescer um bambu, então pode interromper a ação de rolar o dado e aplicar os efeitos das condições climáticas obtida.
    Na minha opinião eu prefiro a primeira opção, ou seja, primeiro resolve o dado e depois faz as suas ações. Mesmo porque o "crescer um pedaço de bambu" não faz parte exatamente da ação de colocar uma tile (ele está como uma nota de lembrete na ação, mas não faz parte dessa ação), por isso poderia ser interrompida para colocar uma melhoria.
    Mas acho que isso fica aberto para house rules, assim como a questão de comprar cartas de objetivo que já estão completadas. Faz o que seu coração mandar :D

    Bom, nesse caso acho que vou optar por colocar o bambu só em terrenos previamente irrigados hehehe.
    Valeu!

    3
  • Rodrigo Deus
    2309 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Deus07/03/16 08:29
    Rodrigo Deus » 07/03/16 08:29

    @reizendensetsu, é uma boa explicação :)

    3
  • lucastintin
    61 mensagens MD
    avatar
    lucastintin07/03/16 08:57
    lucastintin » 07/03/16 08:57

    Lomez::Ao tirar o símbolo de chuva no dado, o jogador pode colocar um pedaço de bambu em um terreno irrigado. Mas e se o terreno não estiver irrigado, e o jogador tiver algum tubo de irrigação na reserva, ele pode colocar esse tubo no terreno antes de colocar o bambu originado do dado de clima?

    Eu interpretei da seguinte forma: só se pode colocar o bambu em um terreno PREVIAMENTE irrigado, portanto, não se pode colocar o tubo de irrigação e aproveitar o dado. Mas não custa nada perguntar, pois eu posso estar errado, e eu não encontrei nada específico no manual.

    Agradeço desde já.


    Pelo manual de regras, eu entendo que tua interpretação está correta porquê. Por que ele manda resolver o dado logo depois de rolar o dado.
    Talvez se você irrigar antes de rolar o dado, já que é uma ação grátis, possa ser uma brecha na regra. Eu teria que reler o manual.

    Mas fica uma House Rule, de sugestão.
    Quando chove (chuva no dado) para mim sempre cresce bambu, naquele único tile, estando irrigado ou não.
    É como se irrigasse momentaneamente aquele tile, assim o bambu iria crescer no momento da ch
    uva.

    Acredito que assim faz mais sentido no contexto do jogo.

    1
  • guiosiro
    78 mensagens MD
    avatar
    guiosiro07/03/16 12:30
    guiosiro » 07/03/16 12:30

    lucastintin::
    Lomez::Ao tirar o símbolo de chuva no dado, o jogador pode colocar um pedaço de bambu em um terreno irrigado. Mas e se o terreno não estiver irrigado, e o jogador tiver algum tubo de irrigação na reserva, ele pode colocar esse tubo no terreno antes de colocar o bambu originado do dado de clima?

    Eu interpretei da seguinte forma: só se pode colocar o bambu em um terreno PREVIAMENTE irrigado, portanto, não se pode colocar o tubo de irrigação e aproveitar o dado. Mas não custa nada perguntar, pois eu posso estar errado, e eu não encontrei nada específico no manual.

    Agradeço desde já.


    Pelo manual de regras, eu entendo que tua interpretação está correta porquê. Por que ele manda resolver o dado logo depois de rolar o dado.
    Talvez se você irrigar antes de rolar o dado, já que é uma ação grátis, possa ser uma brecha na regra. Eu teria que reler o manual.

    Mas fica uma House Rule, de sugestão.
    Quando chove (chuva no dado) para mim sempre cresce bambu, naquele único tile, estando irrigado ou não.
    É como se irrigasse momentaneamente aquele tile, assim o bambu iria crescer no momento da ch
    uva.

    Acredito que assim faz mais sentido no contexto do jogo.


    Não entendo muito de botânica , mas se no contexto do jogo o bambu precisa estar sempre irrigado para o broto crescer? em campos de arroz assim que funciona.,assim uma chuva mesmo que molhe o lugar não vai fazer que irrigue o local  constantemente.  Claro que isso não precisa ser levado o pé da letra com a realidade, afinal é um jogo!

    2
  • lucastintin
    61 mensagens MD
    avatar
    lucastintin07/03/16 14:00
    lucastintin » 07/03/16 14:00

    guiosiro::Não entendo muito de botânica , mas se no contexto do jogo o bambu precisa estar sempre irrigado para o broto crescer? em campos de arroz assim que funciona.,assim uma chuva mesmo que molhe o lugar não vai fazer que irrigue o local  constantemente.  Claro que isso não precisa ser levado o pé da letra com a realidade, afinal é um jogo!


    Sim, bom ponto de vista.
    Mas dizem que água de mais a planta morre, né? rs

    Foi só uma sugestão de alteração, que o povo curte.

    1
  • Flaviorb
    307 mensagens MD
    avatar
    Flaviorb07/03/16 14:22
    Flaviorb » 07/03/16 14:22

    Do manual, na parte referente à chuva:

    "Você pode colocar um segmento de bambu num terreno irrigado (...)"

    O terreno tem que estar irrigado antes do bambu crescer.

    1
  • brunosemi
    1418 mensagens MD
    avatar
    brunosemi25/05/18 16:19
    brunosemi » 25/05/18 16:19

    Lomez::Pessoal, aproveitando o tópico, queria tirar uma dúvida.

    Estava jogando Takenoko pela primeira vez hoje, e uma jogada me deixou com dúvida:

    Ao tirar o símbolo de chuva no dado, o jogador pode colocar um pedaço de bambu em um terreno irrigado. Mas e se o terreno não estiver irrigado, e o jogador tiver algum tubo de irrigação na reserva, ele pode colocar esse tubo no terreno antes de colocar o bambu originado do dado de clima?

    Eu interpretei da seguinte forma: só se pode colocar o bambu em um terreno PREVIAMENTE irrigado, portanto, não se pode colocar o tubo de irrigação e aproveitar o dado. Mas não custa nada perguntar, pois eu posso estar errado, e eu não encontrei nada específico no manual.

    Agradeço desde já.


    Do manual:

    "Se tiver uma canaleta de irrigação em sua reserva, você poderá usá-la a qualquer momento de seu turno, sem gastar nenhuma ação."

    Na minha interpretação, é possível usar a canaleta antes do efeito da chuva.

    E sobre os objetivos de Panda serem critério de desempate, para mim é totalmente temático. O mais importante para o Imperador é manter bem alimentado. :D

    0
Responder
  • 1
  • 2(current)
Takenoko - Objetivos de terrenos
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.