Lomez:: Pessoal, aproveitando o tópico, queria tirar uma dúvida.
Estava jogando Takenoko pela primeira vez hoje, e uma jogada me deixou com dúvida:
Ao tirar o símbolo de chuva no dado, o jogador pode colocar um pedaço de bambu em um terreno irrigado. Mas e se o terreno não estiver irrigado, e o jogador tiver algum tubo de irrigação na reserva, ele pode colocar esse tubo no terreno antes de colocar o bambu originado do dado de clima?
Eu interpretei da seguinte forma: só se pode colocar o bambu em um terreno PREVIAMENTE irrigado, portanto, não se pode colocar o tubo de irrigação e aproveitar o dado. Mas não custa nada perguntar, pois eu posso estar errado, e eu não encontrei nada específico no manual.
Agradeço desde já.
Mesmo no BGG discutiram bastante isso sem chegar a uma conclusão aparentemente.
A maioria diz que não, pois no manual diz que você deve rolar o dado de clima e aplicar os efeitos das condições climáticas obtida, como se fosse uma coisa só.
Mas alguns contestam pois no FAQ oficial da Asmodee eles colocam a seguinte afirmação "A player who places a new plot tile in the playing area can add an improvement just before bamboo grows on it.", ou seja "Um jogador que coloca um novo tile na área de jogo pode adicionar uma melhoria antes do bambu crescer nele". Então quem defende o fato de que pode sim colocar uma irrigação antes de aplicar o efeito da chuva diz que, se pode interromper a ação de colocar uma tile e crescer um bambu, então pode interromper a ação de rolar o dado e aplicar os efeitos das condições climáticas obtida.
Na minha opinião eu prefiro a primeira opção, ou seja, primeiro resolve o dado e depois faz as suas ações. Mesmo porque o "crescer um pedaço de bambu" não faz parte exatamente da ação de colocar uma tile (ele está como uma nota de lembrete na ação, mas não faz parte dessa ação), por isso poderia ser interrompida para colocar uma melhoria.
Mas acho que isso fica aberto para house rules, assim como a questão de comprar cartas de objetivo que já estão completadas. Faz o que seu coração mandar