Por Ben O'Steen
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1516590/key-harvest-hindsight
Esforce-se para construir grandes parcelas de terras agrícolas em seu tabuleiro de jogador, colocando trabalhadores, plantando e usando-os para ganhar ainda mais terras. Assista seus oponentes como um falcão, elevando o custo de tabuleiros de campo enquanto tenta não deixá-los fazer o mesmo com você! Um jogo de economia, valorização de recursos e crescimento.
O que é diferente neste jogo?
Todos os tiles têm de ser avaliados antes que possam ser comprados: o núcleo do jogo é a construção de grandes lotes de terra conectados. Há apenas um tile no jogo para cada ponto no tabuleiro do jogador, por isso, se você precisa do tabuleiro "C2" e alguém já possuí-lo? Difícil. Cada vez que jogar, deve pensar sobre o valor dos tiles em oferta, e o que mais você quer. Você pode passar a sua vez de pegar um tile e colocar um valor maior sobre ele, certificando de que pode obtê-lo na próxima rodada ou forçando alguém que realmente precisa dele a pagar pelo privilégio.
Seja o que for fazer, tem que colocar os seus próprios recursos, mas nunca pode valorizá-lo por mais que o tenha. O momento de comprar tiles também é uma decisão difícil. Um oponente vê a sua necessidade e valoriza um tile exigindo excesso de recursos - você realmente precisa muito daquele tile? Esta é uma parte crucial do jogo e algo que eleva a tensão e o jogo falado. Você tem que se comunicar para explorar as necessidades dos outros jogadores!
Restrições complicadas, múltiplos objetivos: tudo é apertado neste jogo - tiles, colheitas e as ações que decide tomar. Você começa a fazer uma coisa no seu turno, mas você sente que precisa fazer cinco. Você precisa valorizar colheitas e comprar tiles, mas existem algumas maneiras de ganhá-los.
Todo jogador termina cada turno na esperança de que seus oponentes não terão percebido seu plano, permitindo-lhe dar o golpe de misericórdia na próxima chance que tiver. Você assiste os movimentos de todos, tentando trabalhar por fora, apenas porque eles fizeram o que fizeram. Há apenas um tile para cada local, então há muita tensão, se mais de um jogador precisar dele! Muita tensão é ruim, mas este jogo está no caminho certo. Muito conflito, mas nada implacável.
A pontuação não é simples: no final do jogo, você ganha pontos para os trabalhadores em seus campos e pontos para os tiles em seus dois maiores campos. Mas há um problema - recebe um ponto por cada tile onde tenha maior campo, e dois pontos para cada um em seu segundo maior campo! Difícil de gerir bem.
Colocação de trabalhadores, e onde você colocá-los é fundamental: é importante ter sua própria força de trabalho, bem como alguns trabalhadores disputados na cidade, disponíveis para todos os jogadores, já que têm bons pontos e não custam nada para alugar, mas existem lugares nomeados onde podem ser colocados. Um trabalhador de nível quatro tem de ser colocado ao lado de pelo menos quatro campos, e nunca ao lado de outro trabalhador. É uma engenharia para colocar os trabalhadores, bem como crescer seus campos são coisas complicadas e divertidas de lidar. Se colocar um tile de campo perto de um trabalhador, potencialmente começa a movê-los para outro local em seu tabuleiro, que significa que pode começar a usar os bônus deles para um bom jogo!
Abstrato, mas com aleatoriedade apenas o suficiente: uma das características dos primeiros jogos de
Richard Breese são as conseqüências bem definidas para as ações dos jogadores misturados com raros eventos aleatórios. Em
Keythedral, são as poderosas cartas de direito sorteadas e neste são os tiles de evento. Cada um é único e cada um afeta todos os jogadores quando é comprado. Os efeitos podem ser enormes – permutas cegas, dar ao jogador à sua esquerda um tile, replantar colheitas, e assim por diante. Esta adição de sua marca registrada pode ser divisionista, alguns apreciando a aleatoriedade quando outros preferem um jogo muito mais determinista. Eu aprecio os eventos que afetam todos, por isso, para mim não é um problema tão grande.
A arte de
Julieta Breese acrescenta vida ao jogo: enquanto os mecanismos do jogo podem não casar bem com o tema, a obra de arte o salva. Os pequenos detalhes, e atenção aos animais e a paisagem realmente ajuda com o clima do jogo e traz os jogadores para esse mundo. Começa-se com um quase monocromático quadro, mas acaba criando manchas de cor e vida quando coloca os tiles.
Comparações
Isle of Skye: From Chieftain to King é um jogo contemporâneo que tem a avaliação como parte essencial do jogo. Onde Isle of Skye é separado em fazes obrigatórias dentro de uma rodada distinta,
Key Harvest é muito mais livre. Mantêm-se o revezamento em
Key Harvest já que o jogo é longo, e cabe a cada um colocar um valor em todos os tiles. É muito mais fácil colocar os tiles quando começa em Isle of Skye, e se alguém recebe o tabuleiro que lhe é necessário, é provável que exista outro que possa ser utilizado quase tão bem. Não é assim em
Key Harvest! Ambos são excelentes jogos, mas diferentes.
A pontuação de campos é uma reminiscência da escolha de design de Knizia, onde marca-se o menor recurso/tipo/etc que ganha durante o jogo. Isto pode ser pontuado utilizando a cor menos adquirida no
Tigris & Euphrates ou em
Ingenious, por exemplo. Nesses jogos e em
Key Harvest, que obriga os jogadores a fazerem malabarismos, nunca consolida-se um único objetivo ou força. Muitos jogadores desfrutam deste sentimento, uma vez que torna as escolhas pouco menos claras.
Vale a pena jogar?
Na minha cabeça sim, absolutamente. A jogabilidade mantém-se em comparação com outros jogos, e ainda existe uma boa diversão combativa. Pode não estar enviando Vikings para invadir os campos uns dos outros, mas tem que estar bem consciente do que as pessoas querem. Deve-se estar pronto para barganhar o preço de um tile para fazer uma queda em seu preço, mas também deve ter cuidado para não ser muito guloso. O jogo também leva mais de 90 minutos com facilidade, por isso não deixe muito tempo para suas boas-vindas. Você precisará de um tempo para reparar amizades danificadas durante o jogo!
Traduzido por mgstavale