Em um future distante a humanidade nos enviou com uma frota para o espaço profundo. Nossa missão é construir a melhor estação espacial, que servirá para receber humanos e alienígenas. O problema é a escassez de minérios. Precisaremos destruir as nossas naves para conseguir os metais que tanto necessitamos.
Em termos gerais é um euro médio. Contudo, a definição estratégica no início da partida pode ser um tanto pesada, principalmente nas primeiras partidas. Todos os jogadores começam com um núcleo de estação (que é um poder assimétrico), com as mesmas 5 naves básicas e mais 4 que serão escolhidas na preparação. Cada uma das naves proporciona uma ação diferente e possui um custo de ativação. Na sua fez você ativará uma nave ainda não ativada. Você poderá utilizar de outros jogadores, mas precisará pagar uma taxa para ele, além da ativação. Ao invés de acionar uma nave, você poderá “descansar”. Neste caso, você receberá a sua renda e suas naves voltarão a ficar disponíveis.
O principal objetivo do jogo é a construção das partes da estação. Existem 3 tipos de setor, você poderá construir um de cada. Cada nível tem 3 níveis. Para cada combinação de nível-tipo haverá um número determinado de peças assimétricas. Assim, na medida que você vai construindo e povoando a estação, você irá ganhar poderes únicos, construindo desta forma o seu motor. Por outro lado, você inevitavelmente terá que depenar as suas naves, o que diminui as suas possibilidades de ação, ou seja, você também destruirá o seu motor.
Eu gostei de Space Station Phoenix. Vejo que ele exige estratégia e tática, sem demandar muito tempo de jogo. A sorte tem algum peso, mas é limitado. Quando você utiliza a nave de exploração você rola uma certa quantidade de dados e escolhe alguns deles. A rejogabilidade é impressionante, o jogo possui 24 poderes assimétricos iniciais e não sei quantas peças possíveis de cada setor. Só joguei uma vez, mas acredito haver muitas estratégias válidas. Recomendo conhecerem.
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O Romir fez um excelente vídeo sobre as regras do Dino Escape, dá uma olhada!