iuribuscacio::Caros Boardgamers
Aparentemente a comunidade boardgamer discorda da opinião do vídeo, bastando comparar a posição no ranking do Ludopedia (07/06/2022 - Invasores do Mar do Norte: 98 - Invasores de Cítia: 750). Claro que se pode argumentar que o ranking do Ludopedia sofre sérias distorções, por pivilegiar os jogos lançados aqui em detrimento dos jogos sem lançamento nacional, muito embora esse não seja o caso, porque ambos os jogos foram lançados nacionalmente. Mas é possível que ao longo do tempo, com mais gente conhecendo o o Invasores de Cítia, a sua posição no ranking melhore um pouco. Eu apenas acho pouco provável que, mesmo com o passar do tempo, o Invasores de Cítia alcance algum dia o Invasores do Mar do Norte, por conta do tamanho da diferença, afinal são 650 pontos. Além disso, mesmo que não se queira considerar a posição no ranking do Ludopedia, devido às suas já bem conhecidas distorções, no site do BGG, cujo ranking é bem mais próximo da realidade, e as eventuais distorções são muito menores, a situação também é bem pior para o Invasores de Cítia (07/06/2022 - Invasores do Mar do Norte: Overall 98 / Strategy 81 - Invasores de Cítia: Overall 428 Strategy: 245). Mas é claro que posição no ranking não quer dizer tudo, apesar de ser um bom indicador.
Usando outro critério de comparação, o Invasores do Mar do Norte foi vencedor de dois prestigiados prêmios holandeses de board games, o Gouden Ludo (categoria jogo familiar) e o Nederlands Spellnprijs (categoria jogo expert), e do prêmio Mensa dos EUA. Além disso, o Invasores do Mar do Norte foi um dos finalistas do prestigiado Knnespiel des Jahres em 2017, perdendo para o Terraforming Mars, que é um peso pesado do hobby. Ele também foi finalista no prêmio Origins de 2018 dos EUA, do prêmio Swiss Gamers Awards da Suíça e do prêmio da revista especializada e, board games Tric Trac. Por outro lado, o Invasores de Cítia foi lançado em 2020, e até onde se sabe não foi sequer lembrado em premiação alguma, ou se foi, essa informação não consta na ficha do jogo no BGG. Essa diferença seria no mínimo estranha, se o Invasores de Cítia fosse superior ao Invasores do Mar do Norte, conforme é dito no vídeo. Se fosse assim, como se explica essa disparidade tão grande em relação aos diversos prêmios internacionais de board game.
Todos esses dados objetivos acima, deixam bem claro que o vídeo leva em conta apenas a opinião pessoal das autoras sem considerar nada mais além disso, e, em se tratando de um vídeo comparativo, eu acho que esses dados deveriam ser levados em consideração, ou pelo menos mencionados, para que a análise fosse melhor embasada. Portanto, esse vídeo é apenas uma questão de opinião, e na minha opinião, eu gostei muito mais do Invasores do Mar do Norte, não apenas pelo tema, como também pela arte, que eu considero muito superior à do Invasores de Cítia, que ficou com um tabuleiro, muito mais confuso e poluído visualmente. No caso do Invasores do Mar do Norte, o jogador consegue enxergar no mapa integral, a terra de onde eles saem e a terra que pretendem conquistar. No caso do Invasores de Cítia, a opção por dividir o tabuleiro em diversas áreas sem continuidade, fez com que essa visualização não fosse possível.
Quanto aos alegados "defeitos" do Invasores do Mar do Norte, que em tese teriam sido consertados no Invasores de Cítia, curiosamente, na minha opinião, são algumas das coisas mais legais do jogo. A questão da "trilha das valquírias" e da "trilha de armamento", achei isso incrivelmente temático, em se tratando de um jogo de Vikings. Em relação à questão das cartas de herói, achei esse aspecto muito equilibrado, não apenas porque são cartas mais caras, além do fato de só poder haver uma carta desse tipo na tripulação. No caso da escolha de prioridades no início do jogo, entre coletar provisões ou montar sua tripulação, não via absolutamente nada de ruim nisso como foi falado no vídeo. Isso é justamente parte da estratégia do jogo, abrindo muitas possibilidades de bloqueio, e essa é uma das características que mais gostei no Invasores do Mar do Norte. No caso do tempo de jogo, as expansões adicionam mais um jogador cada uma, de modo que uma partida com seis jogadores, seja muito mais rápida do que as duas horas citadas no vídeo, isso sem falar que resolve o problema dos grupos de jogos um pouco maiores, que é uma dificuldade que acontece em relação ao público brasileiro, pelo menos no meu caso.
Eu acho que para apenas dois jogadores talvez o Invasores de Cítia seja mais adequado do que o Invasores do Mar do Norte, principalmente por conta do tempo de partida e da diminuição da possibilidade da importância do bloqueio. Mas em três ou quatro jogadores dizer que o Invasores do Mar do Norte é inferior ao Invasores de Cítia, eu discordo totalmente, porque gostei muito mais do primeiro do que do segundo, e pelo visto muita gente mesmo pensa da mesam forma, como foi demonstrado acima. Mas o hobby é assim, uns gostam mais do Agrícola e outros do Caverna, algumas pessoas curtem mais o Carcassonne enquanto outras curtem mais o Isle of Skye, tem gente que prefere o It's a Wonderful World e tem gente que prefere o 7 wonders, há quem ache melhor o Coup e quem ache melhor o Mascarade, e por aí vai
Por fim me parece que a predileção pelo Invasores do Mar do Norte (como é o meu caso), ou pelo Invasores de Cítia (como é o caso do vídeo), é bem mais uma questão de gosto e opinião pessoal, e considerando exclusivamente o gosto pessoal, como foi feito no vídeo, obviamente não há muito o que discutir.
Um forte abraço e boas jogatinas.
Iuri Buscácio
Caro Iuri,
Antes de tudo, acredito que você tenha visto o vídeo inteiro e com isso, no minuto 46:58 viu que mencionamos sobre o vídeo ser em relação à NOSSA opinião e que quaisquer pessoas poderiam discordar. E isso nem precisaria ser dito, pois ocorre em qualquer vídeo comparativo ou de review, onde cada criador(a) fala sobre sua opinião pessoal. Por isso é muito importante filtrar sua rede de criadores de conteúdo, para assim consumir mais conteúdos de criadores com gostos similares aos seus.
Em momento algum falamos que não gostamos do Invasores do Mar do Norte e que ele não merecia todo reconhecimento que tem, tanto que ao fazermos uma avaliação final dos dois, a diferença foi muito sutil, inclusive a Lívia gostaria até de dar cores do arco-íris ainda mais parecidas para ambos, como deve ter visto no vídeo.
Não há como compararmos os dois por Ranking, isso seria uma imensa injustiça com o Cítia, visto que é um jogo recém lançado, principalmente aqui no Brasil. É uma diferença de 5 anos de existência, e é fato que isso altere e muito um ranking, seja em qualquer plataforma. Aqui na Ludopedia por exemplo, o Cítia tem apenas 69 marcações "joguei" contra 1357 do Mar do Norte. Uma diferença gritante, não?
Indo mais além, o Cítia tem apenas 95 marcações de "tenho" contra 879 do Mar do Norte. O que nos garante que tem MUITAS mais cópias do Mar do Norte em casas brasileiras do que do Cítia. Isso é fato.
Rankings, para nós, não são de forma alguma relevantes e também não entendemos você levá-los tanto em consideração uma vez que cada nota ali presente é formada única e exclusivamente por gosto e opinião pessoal de cada um(a).
Outra comparação injusta foi com relação às premiações. Como você quer que o Invasores de Cítia, uma REIMPLEMENTAÇÃO, ganhe um prêmio conceituado? O jogo não tem nada inovador, é simplesmente uma filtragem das mecânicas do Mar do Norte com suas expansões e alguns outros pequenos ajustes que fazem o jogo ser mais fluido. Não vemos motivos para ele ganhar premiação alguma por isso.
Fora que o Cítia foi lançado em 2020, versus 2015 do Mar do Norte, outros tempos, não?
O Shem conquistou muitas coisas por conta do Invasores do mar do Norte, quando ele trouxe uma mecânica de alocação de trabalhadores diferenciada e muito merecidamente ganhou todos os prêmios que você citou. Inclusive ele é o segundo jogo de uma trilogia de sucesso, que achamos uma pena não ter chegado completa aqui no Brasil. Fora o tema, que atrai muitos, e nos incluímos nessa. Espero que um dia tenhamos Shipwrights of the North Sea e Explorers of the North Sea por aqui também, não custa sonhar.
Sobre a arte do Cítia, ela foi muito criticada em nosso vídeo, como deve ter visto. Não nos agradou e também não agradou diversas outras pessoas. Porém, também como opinião e gosto pessoal, tem quem goste.
Por fim, nosso vídeo vai muito além de uma capa com um click bait. O objetivo em nenhum momento é impor a nossa opinião sobre um jogo ser melhor do que o outro, e sim ajudar as pessoas que tem curiosidade de experimentar o Citia ou as que estão em dúvida de qual jogo comprar. Expusemos nossos argumentos e pontos de vista, cabe a cada um levar em consideração o que achar melhor.
Os jogos de tabuleiro são uma arte, assim como música, fotografia, pintura e etc. Da mesma forma que tem gente que prefere pagode à rock, Romero Britto ao Picasso, Brass Birmingham ao Brass Lancashire e Deception à The Resistance. E como toda arte, ela é apreciada de diferentes formas.
A experiência que cada jogo traz na mesa é única e isso nenhum ranking é capaz de prever.
Boas jogatinas,
Carol e Lívia