Minha experiência é a de que focar em uma das coisas jamais fará você ganhar o jogo.
Quando comprei o 7 Wonders, jogávamos só minha namorada e eu. Ela, de começo, não tinha entendido a lógica da pontuação das cartas verdes e, por isso, preferia focar em outras cores, deixando essas cartas pra mim. Acho que nas duas primeiras partidas eu meio que foquei nas verdes. Ainda assim, ela ganhou. Foi esperta, fez um monte de azuis e ainda por cima pegou a guilda que pontuava pelas cartas verdes do vizinho. Quando percebi que focar não era o ideal, tentei balancear, colocando mais cartas militares no meu jogo, além das verdes. De novo perdi pra ela que, além das azuis, fez muitos pontos nas amarelas.
Quando percebemos que o jogo era bom quando balanceado, nós dois começamos a sempre tentar atrapalhar o jogo do outro, mas ela foi mais esperta e começou a colocar as verdes pra construir suas maravilhas, ou descartar uma verde que eu precisava em troco de dinheiro (além de me tirar o pontos, ela ganha 3 moedas que equivale a um ponto). Ou seja, por várias vezes fui humilhado pela minha namorada por tentar utilizar as tais cartas verdes como meu caminho fácil para a vitória. Só fui conseguir vencê-la quando desisti das verdes e comecei a vencer ela sempre nas vermelhas e também fazer pontos com as amarelas e roxas. Ou seja, meu melhor jogo foi o que eu consegui ser mais equilibrado.
Quando fomos jogar com mais pessoas, já tínhamos essa noção de equilíbrio e demos a dica pros novatos de que não valia a pena focar em uma só coisa. Nos dois primeiros jogos que jogamos com amigos, novatos nos venceram, justamente fazendo jogos equilibrados. E, nós dois, percebemos que focamos em alguma coisa pelo vício (eu nas verdes e ela nas azuis). Quando levei o jogo pra jogar com meus pais, chegamos a jogar em 7 pessoas, eu era o único que tentava estratégias com as cartas verdes e nunca consegui vencer uma partida. Quando eu pai começou a fazer o mesmo, nós dois nos minamos um ao outro e ficamos em último.
Eu só comecei a jogar melhor, de verdade, quando abandonei a necessidade de usar as verdes pra fazer pontos. Começava o jogo pegando recursos, forçava os adversários a me pagar para obtê-los, fazia comércio e ganhava pontos com as cartas amarelas por ter os recursos certos, e fazia um pouco de cada (azul, vermelho e verde). Ao final do jogo, escolher a guilda certa também fazia toda a diferença. Era um investimento caro, mas que retornava muitos pontos dependendo do meu jogo e o dos adversários. Ou seja, comecei a ter mais vitórias do que antes (ainda que não seja sempre o vencedor, porque minha namorada também joga muito bem) quando percebi que o jogo tem que ser equilibrado. A mecânica do jogo te força a isso.
Claro que, se você começa certo, consegue as verdes no começo e depois faz mais algumas delas sem custo, se aproveitando dos bônus de construção, você faz muitos pontos. Mas se só descer essas, não faz pontos nas demais e fica pra trás, sem dúvida alguma.