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  3. 7 Wonders
  4. Como deter a vitória pela árvore de Estruturas Científicas?

Como deter a vitória pela árvore de Estruturas Científicas?

7 Wonders
  • Filosofo_R
    379 mensagens MD
    avatar
    Filosofo_R02/03/16 14:34
    Filosofo_R » 02/03/16 14:34

    Rodrigo Deus::Primeiramente, parabéns pela postagem. Pouca gente debate isso na minha opinião.

    Quanto à duvida, sim, o combo verde é bem poderoso, mas ele pode ser quebrado. 7 Wonders é um jogo onde não somente um jogar, mas toda a mesa precisa observar o que os jogadores estão fazendo. Não só os "vizinhos", mas observar as cartas de todo mundo.

    Se um dos jogadores está baixando cartas verdes uma atrás da outra, em um jogo de 5 jogadores, por exemplo, 4 podem travar essa estratégia através da venda e uso das cartas para fazer a maravilha. Acontece que, como você colocou, nem todo mundo ajuda.

    Assim sendo, as cartas azuis dão bastante pontos, o combate também. Acredito que uma forma de "piorar" a pontuação é uma boa, mas por aqui muitas vezes conseguimos quebrar o jogador das cartas verdes.

    Perfeita sua colocação. As cartas azuis são bastante poderosas mesmo, vide "Templo" (7pontos de vitória) e "Palácio" (8 pontos de vitória); se conseguir baixar o encadeamento das azuis, vai fazer muitos pontos no final. O militarismo sozinho não é suficiente pra virar a maré... Na última era, se conseguir baixar boas guildas, dá pra fazer muitos pontos. Se estiver jogando com Gizé e baixar muitas azuis também vai fazer muitos pontos; Alexandria, devido às suas matérias-primas, permite descer quase que qualquer carta que você quiser... Enfim, rola muito uma questão de se conhecer os pontos fortes da maravilha com a qual se está jogando e fazer o jogo certo. Claro que isso, só falando do jogo base.

    Usando a expansão Leaders, descendo os líderes certos dá pra fazer uma enxurrada de pontos... Já ganhei com pontuações bombásticas e perdi também vergonhosamente. Tudo depende de muitos fatores (das maravilhas, das cartas que chegam às suas mãos, se há muitos novatos na mesa) etc.

    1
  • henriquemenino
    432 mensagens MD
    avatar
    henriquemenino02/03/16 14:41
    henriquemenino » 02/03/16 14:41

    O pessoal tem que prestar atenção nos oponentes e as cartas que estão na mão. A pessoa não joga sozinho. Tem muitas maneiras de travar certas estratégias. Mas se o pessoal olha apenas o tabuleiro dele fica complicada a situação.

    Recentemente o pessoal tava jogando King of Tokyo (não tem nada a ver, mas vamos lá) e a estratégia das 6 pessoas da mesa era ganhar fazendo pontos nos dados (eu tava fora), daí depois de algumas partidas eu resolvi jogar também e já entrei em Tokyo dando voadora de 4 danos, não saí porque a galera queria fazer ponto... se curar... acumular energia... chegou minha vez novamente e TOME 3 de dano, mesma coisa na rodada seguinte e dei mais 4 de dano (matando 4) ficou eu e outro kkkkkkkkkkk aí na sorte ganhei dele porque ele quase matava meu monstro (deu azar nos dados pois meu monstro tinha 1 vida e ele não acertou danos).

    Aí o pessoal ficou cismado porque ninguém tinha jogado daquele jeito até aquele momento kkkkkkkkkkkkkkkkkkk BERSEKER KKKK

    2
  • xeaglenec
    463 mensagens MD
    avatar
    xeaglenec02/03/16 14:51
    xeaglenec » 02/03/16 14:51

    Esse é um dos motivos que prefiro jogar 7 wonders com 4 ou 3 jogadores: o controle maior sobre a pontuação de todos os jogadores. Se você jogar numa mesa com muitas pessoas, você fica dependendo de outros jogadores para bloquear aquele jogador que está acumulando várias cartas verdes.

    1
  • asgazan
    31 mensagens MD
    avatar
    asgazan02/03/16 14:53
    asgazan » 02/03/16 14:53

    Cara, depende muito do jogo, verde é muito fácil de bloquear

    Sempre que alguem vai com tudo nas verdes geralmente é facilmente counterado, as azuis são mais fortes em minha opinião se tem muita gente atrás das verdes...

    Uma combinação militar + recursos + diversificar seus pontos com azuis, verdes e guildas é o que geralmente da certo por aqui

    1
  • butilheiro
    2881 mensagens MD
    avatar
    butilheiro02/03/16 14:55
    butilheiro » 02/03/16 14:55

    Minha experiência é a de que focar em uma das coisas jamais fará você ganhar o jogo.

    Quando comprei o 7 Wonders, jogávamos só minha namorada e eu. Ela, de começo, não tinha entendido a lógica da pontuação das cartas verdes e, por isso, preferia focar em outras cores, deixando essas cartas pra mim. Acho que nas duas primeiras partidas eu meio que foquei nas verdes. Ainda assim, ela ganhou. Foi esperta, fez um monte de azuis e ainda por cima pegou a guilda que pontuava pelas cartas verdes do vizinho. Quando percebi que focar não era o ideal, tentei balancear, colocando mais cartas militares no meu jogo, além das verdes. De novo perdi pra ela que, além das azuis, fez muitos pontos nas amarelas.

    Quando percebemos que o jogo era bom quando balanceado, nós dois começamos a sempre tentar atrapalhar o jogo do outro, mas ela foi mais esperta e começou a colocar as verdes pra construir suas maravilhas, ou descartar uma verde que eu precisava em troco de dinheiro (além de me tirar o pontos, ela ganha 3 moedas que equivale a um ponto). Ou seja, por várias vezes fui humilhado pela minha namorada por tentar utilizar as tais cartas verdes como meu caminho fácil para a vitória. Só fui conseguir vencê-la quando desisti das verdes e comecei a vencer ela sempre nas vermelhas e também fazer pontos com as amarelas e roxas. Ou seja, meu melhor jogo foi o que eu consegui ser mais equilibrado.

    Quando fomos jogar com mais pessoas, já tínhamos essa noção de equilíbrio e demos a dica pros novatos de que não valia a pena focar em uma só coisa. Nos dois primeiros jogos que jogamos com amigos, novatos nos venceram, justamente fazendo jogos equilibrados. E, nós dois, percebemos que focamos em alguma coisa pelo vício (eu nas verdes e ela nas azuis). Quando levei o jogo pra jogar com meus pais, chegamos a jogar em 7 pessoas, eu era o único que tentava estratégias com as cartas verdes e nunca consegui vencer uma partida. Quando eu pai começou a fazer o mesmo, nós dois nos minamos um ao outro e ficamos em último.

    Eu só comecei a jogar melhor, de verdade, quando abandonei a necessidade de usar as verdes pra fazer pontos. Começava o jogo pegando recursos, forçava os adversários a me pagar para obtê-los, fazia comércio e ganhava pontos com as cartas amarelas por ter os recursos certos, e fazia um pouco de cada (azul, vermelho e verde). Ao final do jogo, escolher a guilda certa também fazia toda a diferença. Era um investimento caro, mas que retornava muitos pontos dependendo do meu jogo e o dos adversários. Ou seja, comecei a ter mais vitórias do que antes (ainda que não seja sempre o vencedor, porque minha namorada também joga muito bem) quando percebi que o jogo tem que ser equilibrado. A mecânica do jogo te força a isso.

    Claro que, se você começa certo, consegue as verdes no começo e depois faz mais algumas delas sem custo, se aproveitando dos bônus de construção, você faz muitos pontos. Mas se só descer essas, não faz pontos nas demais e fica pra trás, sem dúvida alguma.

    2
  • Urick Lins
    565 mensagens MD
    avatar
    Urick Lins02/03/16 14:55
    Urick Lins » 02/03/16 14:55

    mario::Aqui ninguém nunca ganhou dessa forma kkkkkkk tentou essa tática aqui perde kkkkkkkkkk


    Deixa da tua conversa Mário, vocês nem jogam 7W, só querem saber agora de Dungeon Fight e Tesouro Inca....kkkkkkkk
    :D:D:D

    1
  • mario
    1094 mensagens MD
    avatar
    mario02/03/16 14:58
    mario » 02/03/16 14:58

    Urick Lins::
    mario::Aqui ninguém nunca ganhou dessa forma kkkkkkk tentou essa tática aqui perde kkkkkkkkkk


    Deixa da tua conversa Mário, vocês nem jogam 7W, só querem saber agora de Dungeon Fight e Tesouro Inca....kkkkkkkk
    :D:D:D

    Tá doido Urick, esse foi um dos jogos que mais joguei na vida, só que vendi mês passado kkkkk mas aqui ninguém ganhava dessa forma

    1
  • Urick Lins
    565 mensagens MD
    avatar
    Urick Lins02/03/16 15:08
    Urick Lins » 02/03/16 15:08

    mario::
     Urick Lins::
    mario::Aqui ninguém nunca ganhou dessa forma kkkkkkk tentou essa tática aqui perde kkkkkkkkkk


    Deixa da tua conversa Mário, vocês nem jogam 7W, só querem saber agora de Dungeon Fight e Tesouro Inca....kkkkkkkk
    :D:D:D

    Tá doido Urick, esse foi um dos jogos que mais joguei na vida, só que vendi mês passado kkkkk mas aqui ninguém ganhava dessa forma


    kkkkkk...beleza! E aí, vai cinquentão no SW? :woot:

    1
  • iabadabadu
    575 mensagens MD
    avatar
    iabadabadu02/03/16 15:16
    iabadabadu » 02/03/16 15:16

    Não consigo entender como seu grupo pode ter um meta game tão focado em ciência e ninguém consegue vencer com uma tática de cartas azuis.

    Sério mesmo, a tática de ciência só funciona se você consegue acumular as cartas verdes, se elas já estão divididas entre o grupo o caminho fica aberto pra construir cartas azuis.

    Tirado do BGG, basicamente a piada diz que essa estratégia só é válida se o grupo não estiver prestando atenção no jogo, se só você está investindo na estratégia e se as cartas verdes na Era III aparecem bem distribuídas. Se qualquer uma dessas condições falha (o que é bem fácil) a estratégia perde força.
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/832/e5lvmq.png

    9
  • Filipe Oliveira
    626 mensagens MD
    avatar
    Filipe Oliveira02/03/16 15:30
    Filipe Oliveira » 02/03/16 15:30

    Pela rapidez e objetividade, 7 Wonders foi um dos jogos que mais joguei na vida. Meu grupo é bem competitivo e somos acostumados a jogar jogos mais pesados, e em todas as minhas partidas eu devo ter visto alguém ganhar com as cartas verdes umas 2 ou 3 vezes, e isso porque todas as condições foram perfeitamente favoráveis, como o iabadabadu demonstrou muito bem acima (mesmo com o grupo de olho e mesmo com outras pessoas com estratégias igualmente boas).

    Assim, acho que o problema está no grupo mesmo. Ou vocês estão contando alguma coisa errada no final, ou o pessoal não está aprofundando minimamente em qualquer das outras estratégias excelentes que o jogo proporciona. 

    As cartas roxas da 3ª Era (Guildas/Grêmios) dão muitos pontos, e se você tiver feito um bom fundamento na 1ª e 2ª Era você consegue pegar praticamente todas as que passarem por sua mão (a não ser quem venham em um bloco único, rs) e com certeza absoluta vai pontuar muito mais que o cara que não tem muitos itens primários para comprar coisas boas no final e só vai pontuar pelas cartas verdes. Isso sem falar nas cartas azuis ("Estruturas Civis"), que no final do jogo chegam a valer 8 ou mais (e necessitam de uma boa base de cartas).

    A última vez que joguei um dos jogadores pegou praticamente todas as verdes da partida, mas ficou cerca de 10 pontos atrás do vencedor e do segundo lugar. A falha não está no jogo e nem nos jogadores "deixarem" passar as verdes, mas sim na falta de estratégias tão boas para encarar as cartas verdes em sequência.



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