jevver2::RaphaelGuri::jevver2::Acho este um dos raríssimos jogos que trazem aprendizados para jovens de modo prático, mostrando na partida que atitudes más se escolhidas para receber alguma vantagem imediata refletirão negativamente para o jogador a médio prazo na partida. Recomendo fortemente para adolescentes. Já vi o Jack Explicador exagerar no alerta quanto ao tema e fica parecendo algo muito mais pesado do que é, e é o que vi acontecer também um pouco nesse tópico, em menor medida. Quando eu fui abrir o jogo pela primeira vez, esperava tudo o que falavam e não foi quase nada do que disseram. Então, deixo de alerta justamente o contrário, contra esse tópico inclusive, para quem estiver procurando informações: este é um ótimo jogo para jogar junto com adolescentes. Imersivo e educativo na prática, acho que como nenhum outro jogo foi capaz de fazer!
Olá, Jevver2!
Entendo seu ponto, mas me sinto um pouco na obrigação de defender o post, já que houve uma menção inclusive 'contra' o mesmo.
Em momento nenhum eu disse que era um tema inadequado para adolescentes, ainda mais tendo em vista o tipo e quantidade de conteúdo em outras mídias o qual eles são expostos (e muitas vezes sem a mínima ciência dos pais ou responsáveis). O meu alerta foi em relação a exposição do jogo de forma desprevenida de pais com crianças e pré-adolescentes e não foi um impeditivo, mas um alerta. Todo jogo, tema e coisa, se bem orientados, podem (e devem) gerar frutos positivos, contudo é de responsabilidade de quem fala sobre esta coisa apresentar o que as pessoas vão encontrar. Por exemplo, o filme Kick-Ass é R-Rating, logo não é indicado para adolescentes com 17 anos ou menos (se não me engano no Brasil é 18+), logo fazer uma análise do jogo - que complementa a linha de produtos da saga - sem ao menos dedicar um parágrafo em meio a tantos seria muito leviano da parte do autor (no caso, minha).
Inclusive, no texto contém a seguinte frase: "não acho de bom tom apresentar o jogo para crianças, a não ser que elas já tenham idade e amadurecimento suficiente para entenderem o que está rolando. Se for o caso, o jogo pode servir como um bom aprendizado se jogado com devida orientação.". Logo, chego a ficar meio confuso e sem entender realmente a crítica ao post, já que disse algo muito similar a você em seu comentário.
Eu havia dito que discordava do tópico "em menor medida" em relação ao que discordava do que o Jack Explicador falou, pois considerei que não foi um alerta tão exagerado, mas, ainda assim, ao meu ver teve exagero e ainda continua exagerado. Para contradizer o que eu disse, você escolheu uma frase do seu tópico que não é exagerada, mas esqueceu dessas um tanto exageradas:
"Dá para jogar com crianças? Não. Pela mecânica e complexidade... é possível. POSSÍVEL, não RECOMENDADO. Devido ao tema violento..."
Você usou até palavras em maiúsculas hahaha. Só faltou escrever: "CUIDADOOOOO!" hahaha Não se pode negar que quem não conhece o jogo e lê isso aí, pode ter uma impressão maior do que é na realidade. E ainda tem essa:
"Para os desavisados vai um alerta: O jogo trata de assuntos sérios como violência, alcoolismo, problemas psicológicos e assim por diante, logo apesar da arte e do tema parecerem juvenis, cuidado para não cair no erro de colocar o jogo na mesa com crianças ou pré-adolescentes!"
Todos esses assuntos sérios são imagens leves sobre o assunto. Em alguns casos, se a legenda da carta não dissesse do que se trata a imagem, nem daria pra saber com exatidão. Para um jogo ser classificado como "R-Rating" ou +17 ou +18, basta ter, por exemplo, uma imagem pouco evidente sobre drogas e uma legenda dizendo "drogas". MEUS DEUS, CUIDADO COM ESSA LEGENDA! hahaha
Enfim, não precisamos concordar, e imagino que você ainda discorda, mas já cheguei no ponto onde eu queria: quem ler essa conversa foi alertado que o que falam sobre o jogo PODE ser exagerado ou não, terão que ver por si mesmos. Por mim está bem.
Abraço.
Colega, respeito sua opinião e adoro o fato de vivermos em um mundo de divergências, contudo, cuidado com a leitura precipitada das coisas, senão a divergência perde o sentido. Eu fui claro "crianças e pré-adolescentes", mas em seu comentário inicial fala de "adolescentes" e eu mesmo disse que concordava contigo nesse ponto (por isso que não cito adolescente em momento nenhum do texto).
Entenda que a inserção e impacto que algo causa vai além apenas de sua mera representação visual, de tal forma que (de novo) crianças podem ser instigadas a fazer questionamentos como "O que significa a palavra Bitch ou Fucker (nomes de personagens do jogo)", por exemplo, não resumindo apenas na palavra 'drogas' ou diversas cenas com sangue jorrado, e que os pais ou responsáveis devem ficar atentos para não serem pegos desprevenidos ao abrir a caixa do jogo. Não adianta falar que o jogo é uma boa ferramenta para falar sobre depressão, se mesmo os pais não sabem direito o que é, como definir e lidar com o tema.
O uso de palavras em maiúsculo era para dar destaque mesmo, pena que você não entende, aparentemente, que "criança" e "adolescente" são duas fases bem distintas de desenvolvimento humano. O erro aqui talvez tenha sido meu, que não deixei "CRIANÇA" e "PRÉ-ADOLESCENTE" em caixa alta... hahaha
Enfim, tudo enfim, ok. Não sei ainda qual foi realmente o ponto que você queria, para mim o que ficou claro era que estava afim de causar e dar uma hater com o texto, que aliás, traz muito mais elogios ao jogo do que críticas, inclusive deixo claro que se usado adequadamente é uma ótima fonte lúdica sobre os assuntos abordados (algo que você resolveu suprimir na devolutiva de minha resposta anterior aparentemente). Mesmo o texto tendo concordado com você ("
a não ser que elas já tenham idade e amadurecimento suficiente para entenderem o que está rolando. Se for o caso, o jogo pode servir como um bom aprendizado se jogado com devida orientação."), o fato de ainda teimar só mostra que está aqui para algo que não é informar realmente algo para os leitores, mas criar algum tipo de desconforto para alguém.
Abraços e obrigado pela participação.