Muito bacana seu texto e também a abordagem do seu canal. Espero muito que dê certo. Tenho preferência por reviews escritos ao invés de vídeos e ainda mais sobre jogos fora do hype.
Aqui em casa eu possuia os dois, Tikal e Cuzco. Gosto bastante so Tikal, porém, passei várias vezes pelo problema que foi citado no texto: jogadores pensando que porque estavam com a maioria numa determinada pirâmide a mesma seria deles para sempre. Não entendendo a simples mecânica de controle de área, pura e simples. Isso gerou até algumas partidas desconfortáveis por aqui com algumas pessoas. Juntando isso a procura dele que estava alta e a oferta baixíssima, vendi minha cópia e fiquei com o Cuzco.
Não me arrependo nada.
Cuzco pra mim, hoje, é um jogo superior porque ele é mais dinâmico. Todos tem as mesmas peças, o tabuleiro começa sempre igual e não existe peças X,Y ou Z saindo em rodadas pré-determinadas. São os jogadores que fazem cada partida ser diferente e não o setup.
Junte isso ao controle de área não apenas por maioria mas também por altura, onde o jogador, mesmo sozinho, estando no terreno elevado controla tudo!
Isso é incrível e traz uma dinâmica super bacana ao jogo. Além também da possibilidade de desmembrar o terreno que contém um castelo e deixar um jogador em maus ou bons lençóis, dependendo da estratégia!
Ele pra mim é superior devido a tudo isso. Não tem leilão, nãontem mini-cuzco, nem house rule, é apenas o jogo sendo excelente naquilo que propõe.
Vale muito a pena conhecer e ter um.