Post original: https://www.boardseyeview.net/post/save-patient-zero
Em nossa era pós-Covid, este jogo pode ser oportuno, mas, não, não é outro clone de
Pandemic. Em
Save Patient Zero da Helvetiq, os jogadores representam os laboratórios em corrida para serem os primeiros a encontrar o antídoto para um novo agente patogênico. Pensa Pfizer versus AstraZeneca, é na realidade Lab-T (azul) versus Lab-M (vermelho).
Desenvolvido por Cedric Martinez, com arte de Emiliano Ponzi,
Save Patient Zero é um jogo de dedução leve, jogado com dois jogadores ou duas equipes. Idealmente, terá também um mestre (GM) para assumir o papel de 'Savvy' - o computador - mas, na ausência de um GM, pode fazer o download de um aplicativo para preencher o papel e facilitar o jogo. Em alternativa, cada equipe pode atuar como 'Savvy' para a outra.
No início do jogo, Savvy remove três cartas de moléculas de um baralho de 25. Os laboratórios estão numa corrida entre si para encontrar estas moléculas, que são as necessárias para o antídoto... O jogo vem com um bloco grosso de folhas no estilo
rolar & escrever para cada laboratório. Isto inclui uma tabela de 5 x 5 que mostra todas as moléculas possíveis e que será usada para registar as respostas que obtiver quando utilizar cartas de ferramenta para prosseguir as suas investigações; por exemplo, apagando moléculas que sabe que não devem ser alvos de pesquisa.
As várias cartas de ferramentas de teste permitem que Savvy responda de formas diferentes. Por exemplo,
Samply permite-lhe jogar cartas que mostram uma variedade de moléculas; Savvy responde classificando uma amostra como positiva se incluir pelo menos uma das moléculas que está procurando; negativa se não mostrar nenhuma.
Scanpad permite-lhe indicar um grupo de seis moléculas adjacentes na sua grade 5 x 5. Algumas ferramentas dão-lhe uma resposta matemática: todas as moléculas têm um número atribuído a elas, e
Fuzio diz-lhe se a soma dos três números está no intervalo 6-22, 23-39, 40-56 ou 57-72 (embora as folhas da nossa cópia tenham sido mal impressas com 33-39).
Uma tela protege a folha de cada equipe e as deduções dos olhos curiosos do laboratório rival, e dá também uma explicação do funcionamento de cada uma das ferramentas. A escolha da ferramenta a utilizar e quando utilizar pode ser um aspecto importante na resolução do seu quebra-cabeça; se houver múltiplas cópias de algumas ferramentas, cada carta pode ser utilizada apenas uma vez.
Você joga em turnos com cada um ativando simultaneamente uma ferramenta de modo a restringir as moléculas, por isso
Save Patient Zero parece um jogo em tempo real. É um jogo baseado na lógica e dedução - na tradição de
Senha - mas sabendo que está em corrida contra um laboratório rival certamente injeta muita adrenalina!
Todavia, este jogo tem o título
Save Patient Zero, e a palavra 'Save' é praticamente invisível na caixa, por isso é conhecido e referido como apenas Patient Zero. Basta avisar que existem outros jogos por aí com este título, pelo que provavelmente terá de especificar que é o jogo Helvetiq que está à procura. Oh, e só para mantê-lo atento, este jogo está em caixa de 22 x 28 cm, muito maior do que a maioria dos outros títulos da Helvetiq.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.