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Dúvidas gerais

Dead of Winter: Um Jogo de Encruzilhadas
  • avatar
    iannoga23/02/16 01:16
    avatar
    iannoga
    23/02/16 01:16
    2 mensagens MD

    Pessoal, adquiri recentemente o jogo e está funcionando muito bem. 

    Porém tive algumas dúvidas:

    1) Quando um jogador traidor é exilado ele não deve revelar o seu objetivo e simplesmente trocar o objetivo principal (1ª meta) que é "Levar a moral a 0" por algum outro, tal como pegar cartas de algum tipo de suprimento. Entretanto, e aí está minha dúvida, caso ao pegar a carta de exilado e a meta substituída já tiver sido completada (tipo ter 10 cartas na mão), automaticamente este jogador vence e a partida termina?!? Pois o objetivo não se trata mais de diminuir a moral do grupo, e sim outra coisa aleatória, diferente do jogador não traidor exilado que ainda precisa completar o objetivo principal da colônia.

    2) Essa é mais simples, talvez tenha sido um erro de interpretação meu. Quando eu uso uma carta evento de forasteiros, o personagem que eu acabo de incluir aos meus seguidores já ganha um dado que pode ser rolado e ele vai automaticamente pra colônia? E caso esteja como exilado, qualquer lugar fora da colônia? O que gerou a dúvida foi o caso de todos já terem rolado os dados, daí na minha vez peguei dois novos personagens e não sabíamos se eles iam adicionar de imediato à colônia para fins de alimentação (o que faz sentido), nem sabíamos se já ganhávamos um dado para ser rolado e usado no mesmo turno (afinal a rolagem de dados se dá antes do início do turno
    dos jogadores), sem contar se poderia ou não ser utilizada a habilidade do personagem adquirido no turno.




    Por favor quem souber me ajude! :D

    Obrigado e um abraço.

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  • yoshimit
    19 mensagens MD
    avatar
    yoshimit23/02/16 02:54
    yoshimit » 23/02/16 02:54

    Só sei responder a segunda agora: não.
    A quantidade de dados só é atualizada quando da rolagem deles, ou seja, no início do seu turno.
    Quando for rolar seus dados, conte seus sobreviventes e diminua/acrescente os dados para rolagem.
    A primeira  não sei a resposta ainda.
    Abraço!

    1
  • nishi
    323 mensagens MD
    avatar
    nishi23/02/16 03:05
    nishi » 23/02/16 03:05

    1. Nope... o jogo não termina e a partida continua. O manual deixa claro que só existe 3 formas de acabar o jogo (moral 0, turno 0 e objetivo completo na fase de verificação). A única diferença é que, para o ex-traidor exilado, não importará mais se a colônia for bem sucedida ou não (basta o jogo terminar).

    2. Não... os dados só são adicionados no início do seu próximo turno (mas vc pode utilizá-los no turno que os colocou... movimentação, habilidade, etc etc), e sim, assim que vc coloca eles na colônia eles já contam na hora da comida.

    2
  • bruno ferreira
    97 mensagens MD
    avatar
    bruno ferreira23/02/16 09:02
    bruno ferreira » 23/02/16 09:02

    Duvida:

    Quando sai a carta de forasteiros ja devo aplicar imediatamente? Digo tenho a opção de nao adicionar pessoas a colonia?

    1
  • arcanjo
    141 mensagens MD
    avatar
    arcanjo23/02/16 10:07
    arcanjo » 23/02/16 10:07

    Não é preciso usar a carta de forasteiros imediatamente. Você pode ficar com ela na mão até quando desejar usar.

    0
  • XANDAO13BR
    908 mensagens MD
    avatar
    XANDAO13BR23/02/16 14:52
    XANDAO13BR » 23/02/16 14:52

    nishi::1. Nope... o jogo não termina e a partida continua. O manual deixa claro que só existe 3 formas de acabar o jogo (moral 0, turno 0 e objetivo completo na fase de verificação). A única diferença é que, para o ex-traidor exilado, não importará mais se a colônia for bem sucedida ou não (basta o jogo terminar).

    2. Não... os dados só são adicionados no início do seu próximo turno (mas vc pode utilizá-los no turno que os colocou... movimentação, habilidade, etc etc), e sim, assim que vc coloca eles na colônia eles já contam na hora da comida.


    [Esta colocação não está correta, veja resposta abaixo no nishi] Só uma pequena observação. Importará, sim, para o traidor exilado que a colônia seja bem sucedida após o seu exílio, pois só assim ele poderá vencer a partida. Lembre-se que a condição de vitória dele de chegar a moral em 0 já não será mais válida com o exílio, e caso venha a ocorrer, o jogo acaba e todos perdem.

    Outra coisa muito comum de começar a acontecer com o exilado é ter seus sobreviventes atacados por outros jogadores na tentativa de lhe tirar importantes cartas de sua mão.

    0
  • nishi
    323 mensagens MD
    avatar
    nishi23/02/16 15:52
    nishi » 23/02/16 15:52

    XANDAO13BR::Só uma pequena observação. Importará, sim, para o traidor exilado que a colônia seja bem sucedida após o seu exílio, pois só assim ele poderá vencer a partida. Lembre-se que a condição de vitória dele de chegar a moral em 0 já não será mais válida com o exílio, e caso venha a ocorrer, o jogo acaba e todos perdem.



    Nope.... Vc pode olhar as regras, elas deixam bem claro que o(s) jogadore(s) só vence(m) o jogo no final partida. Quando o traidor é exilado, de fato, ele não tem a necessidade da moral chegar em ZERO, mas em nenhum momento é dito que o objetivo principal deve ser completado. (aliás, algumas cartas de "Exilado!" tb permitem que jogadores (não traidores) fiquem nessa situação de "tanto faz". Logo, se nenhuma carta especifica que ele precisa "cumprir o objetivo principal", ele só necessita acabar com a partida.

    Para ilustrar ainda mais isso, cheque a carta "Perdão" do deck de "Exilado!".... essa seria a única carta do jogo base que faria com que o ex-traidor exilado necessite cumprir o objetivo principal do cenário que vcs estiverem jogando (claro que os outros jogadores não saberiam disso). Caso todas as cartas já viessem com a regra que vc citou, essa carta perderia completamente o sentido, uma vez que todos os jogadores sempre saberiam que o jogador exilado tentará cumprir o objetivo principal e, consequentemente, colaborar com eles.


    2
  • XANDAO13BR
    908 mensagens MD
    avatar
    XANDAO13BR23/02/16 16:53
    XANDAO13BR » 23/02/16 16:53

    nishi::
    XANDAO13BR::Só uma pequena observação. Importará, sim, para o traidor exilado que a colônia seja bem sucedida após o seu exílio, pois só assim ele poderá vencer a partida. Lembre-se que a condição de vitória dele de chegar a moral em 0 já não será mais válida com o exílio, e caso venha a ocorrer, o jogo acaba e todos perdem.



    Nope.... Vc pode olhar as regras, elas deixam bem claro que o(s) jogadore(s) só vence(m) o jogo no final partida. Quando o traidor é exilado, de fato, ele não tem a necessidade da moral chegar em ZERO, mas em nenhum momento é dito que o objetivo principal deve ser completado. (aliás, algumas cartas de "Exilado!" tb permitem que jogadores (não traidores) fiquem nessa situação de "tanto faz". Logo, se nenhuma carta especifica que ele precisa "cumprir o objetivo principal", ele só necessita acabar com a partida.

    Para ilustrar ainda mais isso, cheque a carta "Perdão" do deck de "Exilado!".... essa seria a única carta do jogo base que faria com que o ex-traidor exilado necessite cumprir o objetivo principal do cenário que vcs estiverem jogando (claro que os outros jogadores não saberiam disso). Caso todas as cartas já viessem com a regra que vc citou, essa carta perderia completamente o sentido, uma vez que todos os jogadores sempre saberiam que o jogador exilado tentará cumprir o objetivo principal e, consequentemente, colaborar com eles.



    Você está certíssimo, valeu demais! Não tinha percebido esta nuance.

    0
  • Oliva
    11 mensagens MD
    avatar
    Oliva27/02/16 12:58
    Oliva » 27/02/16 12:58

    iannoga:: Pessoal, adquiri recentemente o jogo e está funcionando muito bem. 

    Porém tive algumas dúvidas:

    1) Quando um jogador traidor é exilado ele não deve revelar o seu objetivo

    Cara, eu tenho uma interpretação diferente disso.
    Creio que no exílio, qualquer jogador deve revelar qual era seu objetivo secreto com base nessa nota do manual:
    Nota importante: Se, a qualquer momento da partida, houver 2 jogadores exilados e nenhum deles possuírem um objetivo secreto com traição, o moral cairá imediatamente para 0. 
    Fora que as cartas de exílio eu normalmente separo em duas pilhas. uma de traidor e uma normal.
    Se vocês jogam sem revelar o traidor no exílio, como controlam estes dois fatores?

    0
  • Arkano
    215 mensagens MD
    avatar
    Arkano28/02/16 08:04
    Arkano » 28/02/16 08:04

    Oliva::
    iannoga:: Pessoal, adquiri recentemente o jogo e está funcionando muito bem. 

    Porém tive algumas dúvidas:

    1) Quando um jogador traidor é exilado ele não deve revelar o seu objetivo

    Cara, eu tenho uma interpretação diferente disso.
    Creio que no exílio, qualquer jogador deve revelar qual era seu objetivo secreto com base nessa nota do manual:
    Nota importante: Se, a qualquer momento da partida, houver 2 jogadores exilados e nenhum deles possuírem um objetivo secreto com traição, o moral cairá imediatamente para 0. 
    Fora que as cartas de exílio eu normalmente separo em duas pilhas. uma de traidor e uma normal.
    Se vocês jogam sem revelar o traidor no exílio, como controlam estes dois fatores?

    Negativo. A própria carta de exílio diz: Se você não é Traidor, revele e descarte seu Objetivo Secreto. Esse texto não existe na parte "Se você é um Traidor". Então os Traidores NÃO revelam seus Objetivos. Somente os não-Traidores Exilados o fazem, e somente após comprar a carta de Exílio. Nesse momento, se um segundo jogador exilado revelar seu ex-Objetivo, é porque ele era o segundo não-Traidor e a Moral cai a zero.
    E não existe necessidade de separar cartas de exílio entre "traidor" e "não-traidor", ois todas elas possuem objetivos para ambos.

    0
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