Lideremos ordens de druidas. Caminhamos de longe até o Grande Carvalho que fica no meio da floresta. Precisaremos cultuar a natureza, conseguir aliados, construir artefatos e estudar muito para sermos escolhidos pelo espírito dessa majestosa árvore e recebermos os seus conhecimentos.
É um euro médio pesado, baseado na alocação (e gestão) de trabalhadores e na construção de motor. Você começa o jogo com 3 druidas (trabalhadores) no seu tabuleiro pessoal e 6 na base do carvalho que fica no tabuleiro principal. Os druidas que estão no tabuleiro pessoal poderão ser usados para ações. Existem locais de ação exclusivos no tabuleiro pessoal e nos artefatos que você tiver construído. Eles também poderão ser utilizados em conjunto com uma carta de ação. Você começa com 3 cartas mas pode conseguir mais. Cada carta está associada a um dos três templos. Ao utilizá-la você poderá enviar um dos druidas do seu tabuleiro pessoal para um dos 3 espaços de ação do referido templo. Cada espaço provoca um efeito diferente, e espaços já utilizados querem um custo a mais. Há ainda um uso alternativo para as cartas. Elas podem fazer com que um dos druidas no pé do carvalho suba em um dos galhos ou avance nele. Existem 3 galhos que se bifurcam. Eles levam até locais que dão pontos por determinada coisa que você fez. Por fim, depois que você tiver usado os druidas e cartas que você puder e desejar, você ainda poderá utilizar os druidas que permaneceram no pé do carvalho. Na sua vez, você moverá um deles para pegar um dos recursos que estão disponíveis no tabuleiro e não são muitos.
A construção do motor desse jogo possui muitas facetas. Você pode: recrutar aliados que lhe darão um poder permanente; comprar mais cartas de ação, que lhe darão ações mais baratas e a possibilidade de repetir um templo; construir artefatos que vem com espaços para uma ação específica; melhorar seus trabalhadores, fazendo com que eles fiquem mais poderosos; avançar nos galhos do carvalho para conseguir pontuações específicas. É um excelente quebra cabeça tentar maximizar tudo isso.
Os componentes têm uma sacada genial. Ao melhorar um dos seus trabalhadores, você colocará um determinado ornamento no seu Meeple. Eu joguei no virtual, mas as fotos já me agradaram.
Eu gostei bastante de Oak. O desafio de montar o motor com tantos caminhos paralelos me ganhou. A gestão dos druidas, que subverte a tendência dos jogos de alocação de trabalhadores que sempre incentivam o recrutamento é bem original e interessante. Recomendo que conheçam. Está anunciado no Brasil pela Grok com lançamento ainda este ano.
Que jogo de alocação de trabalhadores você gosta por trazer uma inovação para essa mecânica?