Post original: https://www.boardseyeview.net/post/caesar
É difícil acreditar que três anos se passaram desde que apresentamos
Blitzkrieg!: World War Two in 20 Minutes aqui no
Board's Eye View. O jogo provavelmente ainda está tão fresco em nossas mentes porque voltamos a ele com muita frequência, especialmente nos meses de bloqueio do Covid, pois oferece o desafio competitivo de um jogo de estratégia euro para dois jogadores em 20 minutos de duração. Nós claramente não estávamos sozinhos em nossa afeição pelo design inteligente de Paolo Mori porque sua 'sequência' com tema de Roma foi um dos jogos mais quentes sendo demonstrados na Essen Spiel do ano passado.
Caesar!: Seize Rome in 20 Minutes! teria sido um dos mais vendidos na Essen 2021, não fosse o fato da editora ter que recusar seu fluxo constante de clientes porque a alfândega alemã se recusou a liberar qualquer estoque que a PSC importou para o evento.
Considerando que Blitzkrieg! ofereceu 'Segunda Guerra Mundial em 20 minutos',
Caesar! convida os jogadores a 'Tomar Roma em 20 minutos'. Existem semelhanças óbvias entre os dois jogos, pois ambos são jogos de controle de área com uma mecânica de compra de fichas, mas
Caesar! não é uma mera cópia romana de seu antecessor. Tem uma aparência muito diferente. Em vez das faixas de Blitzkrieg! representando teatros de guerra, a ação em Caesar! ocorre em um mapa que representa as províncias da República Romana. Os dois jogadores assumem os papéis de Gaius Julius Caesar e Gnaeus Pompeius Magnus (Pompeu) e cada um tem sua própria bolsa das quais extraem fichas de influência. Uma ficha pode ser colocada no mapa em qualquer espaço que corresponda ao seu ícone. Todos os espaços delimitam duas províncias e os dois números em cada ficha contam para a influência aplicada ao controle da província no lado correspondente da fronteira...

Quando um jogador preenche o último espaço em uma província, ele pega a ficha de bônus daquela província e ambos os jogadores contam o total de pontos de influência que possuem naquela província. O jogador com mais influência coloca um de seus marcadores de controle. Se eles já controlam uma província vizinha, eles colocam dois marcadores de controle. As fichas de bônus podem ajudar a balancear o jogo, então a vitória às vezes pode depender de pegar a ficha de bônus certa na hora certa... O bônus de Táticas dá ao jogador um turno extra; a riqueza aumenta o tamanho da mão do jogador; Poder permite que você vire uma das fichas de seu oponente (reduzindo uma ficha de influência para 0/0, afetando províncias em ambos os lados da fronteira); e o Senado permite que você coloque um marcador de controle adicional. As regras oferecem tokens de bônus Veneno e Centurião como uma expansão incluída (regras opcionais) projetadas por David Turczi, mas não há necessidade de deixar esses tokens de fora mesmo em uma primeira partida. Se você incluir os Centuriões, cada jogador terá uma reserva de três fichas de influência das quais poderá escolher jogar ao sacar o bônus Centurião. O veneno é jogado em um oponente e o força a devolver uma ficha de influência de sua mão de volta à bolsa. Você pode Envenenar um oponente até a morte (e ganhar o jogo) se Envenenar resultar em um jogador sem fichas de influência na mão. Caso contrário, o jogo é ganho pelo jogador que colocar todos os seus marcadores de controle.

Genuinamente jogável dentro da prometida duração de 20 minutos,
Caesar! é um jogo de guerra abstrato de dois jogadores frente a frente fácil de jogar. Representando a guerra civil entre César e Pompeu,
Caesar! não parece um jogo de "toma essa"; parece mais um jogo de quebra-cabeça enquanto você tenta otimizar a colocação das fichas de influência que você tira da sua bolsa. Você precisará observar cuidadosamente o fluxo e refluxo do tabuleiro; mantendo uma nota mental do equilíbrio de influência em cada província. O início do jogo quase invariavelmente envolverá jogadores evitando colocar a penúltima ficha de influência em uma província para evitar dar ao seu oponente a ficha de bônus; então pode se tornar uma aposta de sorte se seu oponente tem ou não um token com o símbolo necessário naquele último espaço tão importante e, em seguida, um problema de otimização sobre qual província ceder na expectativa de ganhar um bônus melhor no seu próximo turno...
E o
Caesar! é antes de tudo um jogo para dois jogadores, e como bônus, a PSC incorporou um jogo solo projetado por David Turczi e Nick Shaw como parte do pacote. Nesta opção de solo, você joga como César ou Pompeu, competindo contra um autômato controlado por peças de comando. Os autômatos representam Marcus Licinius Crassus - o terceiro membro concorrente do Triunverato Romano. O jogo solo pode ser preparado em vários níveis de dificuldade e pode ser jogado com ou sem as regras Centurião e Veneno.
As fichas em
Caesar! são todas de papelão, mas o que realmente eleva a qualidade de produção deste jogo são as bolsas impressas para as fichas de cada jogador com arte de Paul Sizer, e as telas dos jogadores importantíssimas para que seu oponente não possa ver quais fichas de influência você tem em mãos. Se você gosta de um jogo carnudo, mas muito acessível, então
Caesar! pode ser exatamente o que você está procurando.
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Traduzido*** por
Vania Telles
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