Olá, meus queridos! Ótimo cast, muito divertido. Como costume adquirido por causa de nossos encontros de jogos, onde tentamos fazer com que todos os participantes se sintam em casa, eu sempre tive a preocupação de dar umas dicas básicas pro cara não se sentir muito em desvantagem nas primeiras partidas, mas isso só funciona se o jogador já está habituado a jogos da mesma linha, senão é muita informação pra uma primeira vez.
Além disso, quando marcamos de jogar em casa, se o jogo é complexo, já combinamos de ler e estudar o manual com antecedência em casa, pra no dia só tirar as dúvidas básicas e já partir pra jogatina. Eu mesmo sou do tipo que gosta de ler reviews estratégicos e aprofundados em jogos e a galera do grupo já reclamou disso, como se eu fosse colocar alguém em desvantagem, mas no fim das contas não adianta e eu sempre perco. Na teoria, é tudo lindo, já na prática...
Também não consigo, como o Felipe, ficar prevendo jogadas futuras. Minhas estratégias se baseiam muito na jogada anterior e na próxima. E isso me faz lembrar da diferença entre estratégia (seu domínio do jogo) e tática (seu domínio dos oponentes). Quem estuda bastante, certamente fica a frente dos jogadores sem conhecimento nenhum das nuances do jogo, mas ainda assim vai ficar anos luz atrás dos caras que manjam das melhores combinações de estratégia e tática. Tem um cara no nosso grupo que está invicto há uns bons meses em tudo que jogamos (sem zueira: tudo), mas em compensação ele foi pras finais do torneio de Carcassonne da Devir e disse que a galera lá era muito acima do nível dele. Isso me faz pensar que existem vários níveis nas fichas de personagem de nós boardgamers xD
Uma das estratégias genéricas mais interessantes que aprendi com o tempo para Euros em geral era sobre dividir o jogo em três etapas: captação de recursos até a metade, no meio do jogo pensar em como converter os recursos em pontos e, no final, efetivamente focar em converter esses recursos em pontos. Se organizar dentro do tempo de jogo, sabendo quando ele vai acabar, faz toda a diferença nessas corridas por pontos de vitória.
Por fim, digo que adoro os temas diversos que vocês abordam. Se um dia quiserem bater um papo sobre Organização de Encontros e Eventos de Jogos, pode me chamar. Com o tempo várias histórias foram surgindo e acho que seria um papo legal pro perfil dos programas de vocês e com várias opções de pessoas experientes na área pra convidar!
Abraço e bora pra jogatina!