Por Mestre dos Magos
Olá amiguinhos de aventuras!
Meu nome é John Ibarzabal, mas muitos me conhecem como Mestre dos Magos, e assim como ele, irei guiar vocês nesta fascinante e perigosa (hah nem tanto!) forma de obter jogos!
Neste primeiro artigo vou dar uma breve introdução neste tópico curioso e de certa forma, recente, o mundo do financiamento coletivo, e vamos ver juntos quais as vantagens (e desvantagens!) oferecidas nele.
Nos próximos artigos vou dar dicas, alertas e também informar sobre projetos interessantes de jogos, conforme eles forem surgindo na internet.
O que é financiamento coletivo?
O Financiamento coletivo, ou Crowd Funding é o nome dado ao sistema que conecta o desenvolvedor/empresa diretamente com seu cliente final, o consumidor.
Ele remove aquele cara do meio, o investidor, a empresa que tem dinheiro e vai investir no produto. Em muitos casos, o tal investidor não se contenta em colocar seu dinheiro no projeto, e pode até mesmo influenciar no produto final, e algumas vezes, não é para melhor.
Este canal direto entre desenvolvedor e cliente geralmente influencia positivamente o produto final, pois os futuros jogadores podem dar dicas durante o andamento do projeto, e muitas acabam sendo implementadas.

Kickstarter, o maior site de financiamento coletivo do mundo
Os sites que permitem este tipo de financiamento começaram a aparecer a alguns anos, o mais conhecido deles, kickstarter, movimenta milhões de dólares por ano. No Brasil já temos vários sites, o mais conhecido é o Catarse.

Financiamento coletivo no Brasil
Como funcionam os projetos:
A pessoa ou empresa apresenta a sua ideia. Pode ser um produto já pronto para ser comercializado, ou pode ser que ainda esteja em desenvolvimento e precise de verbas para terminar.
No nosso caso, como estamos falando de jogos de tabuleiro e afins, muitas vezes esses indivíduos ou empresas estão somente precisando de dinheiro para poder pagar a impressão da primeira leva dos seus jogos.
O custo para se produzir um jogo de tabuleiro inicialmente é alto, porque envolve pagar pela fabricação dos moldes para miniaturas, punch boards (aquelas folhas de papelão com as várias pecinhas do jogo que você destaca) e outros custos.
No financiamento coletivo, o criador apresenta sua ideia, muitas vezes mostrando fotos do protótipo em vários estágios, videos demonstrando o jogo, ou até mesmo uma versão “Print and Play” de demonstração (para você imprimir e testar em casa), tudo para capturar o interesse dos investidores/clientes.
O desenvolvedor também precisa estipular um prazo e uma meta em dinheiro. O prazo geralmente é em torno de um mês. Durante este prazo, o desenvolvedor geralmente atualiza a página do projeto com artigos, assim como ocorre em blogs, e nele os clientes podem participar com suas opiniões.
Quando o prazo se esgotar, caso tenha atingido sua meta em dinheiro, o projeto foi um sucesso, caso contrário ele vai falhar.
Na maioria dos sites de financiamento é somente no final deste prazo que realmente é coletado o dinheiro (irei explicar as diferenças em outro artigo!).
Se o projeto tiver atingido ou ultrapassado sua meta, os clientes são cobrados (é nessa hora que seu cartão de crédito vai ser debitado).
Se o projeto não atingir a meta, ele simplesmente falha, e nenhum dinheiro passa de mão (ninguém é cobrado)
Então digamos que o projeto foi um sucesso (WOHOO!), e você foi cobrado no seu cartão de crédito (wohoo?). O desenvolvedor vai manter você atualizado ainda através do mesmo “blog”.
Muitos projetos são bastante comunicativos, eles mandam atualizações sobre como anda a produção, fotos das primeiras cópias e finalmente, a aguardada notícia do envio do produto para sua casa!
Uma coisa no entanto a ter em mente quando se participa de algo assim é que em quase todas as vezes, você não está só fazendo uma pre-ordem de um jogo. Ele ainda está em desenvolvimento! Isso significa que deve ter bastante paciência.
Um projeto de kickstarter pode levar mais de 6 meses em alguns casos (ou mais!), até você finalmente ver a cara do produto em sua casa, então se você é daqueles que não tem muita paciência, talvez seja melhor aguardar o lançamento do jogo no mercado.
Mas claro existem também as vantagens, geralmente o desenvolvedor, como forma de agradecimento, vai oferecer vários bônus para você, como cartas e peças promocionais exclusivas, ou alguma outra vantagem, para atrair seu dinheiro e investimento.
“UFA! Mestre dos Magos você havia me falado que seria um artigo rápido e curto!”
Mestre dos Magos???…