Quando se pensa em jogos na educação, a primeira coisa que vem a cabeça, na maioria dos casos, é algo paradidático para ensinar tabuada ou soletração. Para quem já está mais familiarizado com o assunto, principalmente se segue as dicas do Instituto Jedai, pode pensar em boardgames que não foram criados com a intenção de ensinar, como History of the World e Stone Age. Mas será que os jogos só ajudam na hora de ensinar os conteúdos programáticos?
Uma das características altamente valorizada no competitivo mundo do século XXI é saber tomar decisões rápidas e certeiras em um ambiente de tensão. Há várias maneiras de ensinar isso: prova surpresas relâmpago valendo metade na nota do bimestre, treinamento prático de desativação de bombas com artefato real e uma escopeta apontada na cabeça, ser enterrado vivo enquanto concreto cai sobre seu caixão, saltar de paraquedas sem experiência nem instrutor… Mas nenhuma destas alternativas parece muito viável. Então como fazer isso? Talvez um jogo ajude nessa empreitada.
Cinco objetos, cinco cores. Nada muito difícil de memorizar, certo? Mas quando pressão e tempo entram na equação – e não estamos falando de nenhuma fórmula de termodinâmica – as coisas ficam um tanto mais complicadas. Esse é a essência de Fantasma Blitz.
Os cinco objetos em questão são miniaturas de Cadeira, Rato, Livro, Garrafa e Fantasma (é um dos motivos do nome do jogo), cada um pintado de Vermelho, Cinza, Verde, Azul e Branco, respectivamente.
O objetivo do jogo consiste em olhar uma carta, reconhecer os padrões desenhados nela, determinar se algo está correto e se algo está faltando, seja objeto ou cor, e pegá-lo (ou simplesmente dizer qual é) antes dos demais jogadores. Vamos a dois exemplos: A carta temos rato azul, poltrona verde, garrafa cinza. O que está faltando? Pode ser Fantasma ou Livro e a resposta é a primeira, porque a cor azul, que está relacionada ao Livro, está na carta. Na segunda carta temos fantasma branco, poltrona cinza, garrafa vermelha e livro azul. Quem disse Rato, pois não está na carta, errou, pois o cinza está. Nesse exemplo temos uma figura com a cor correta, o Fantasma Branco, que é a resposta.
Fantasma Blitz é um jogo descontraído que, apesar de ter todo o jeito de um jogo infantil e bobo, ajuda no reconhecimento de padrões e na tomada rápida de decisão, seja com crianças ou adultos. Ele é um belo exemplo que jogos também podem ser usados em sala de aula sem estar relacionados diretamente a nenhum conteúdo programático, mas, mesmo assim, ajudar a desenvolver uma competência importante sem os jogadores perceberem.