Post original: https://www.boardseyeview.net/post/_bugz
Em
Bugz, o criador Robert Brouwer e o ilustrador Jules Debost nos fazem acreditar que adoramos insetos! Tanto que viajamos alegremente para as latas de lixo fedorentas em algum beco nojento da cidade para atrair essas pragas devastadoras para nós... E talvez eles estejam certos, porque o que encontramos na lixeira é divertido e colorido para 2-5 jogadores.
Para ganhar o jogo, o jogador deve coletar o maior número de insetos (representados por fichas) ao final de nove rodadas, com cada rodada seguindo o mesmo procedimento simples: a primeira das nove cartas de Inseto é revelada de uma pilha virada para baixo, representando dois dos três tipos de insetos e um número para cada um, indicando precisamente quantos de cada inseto foram descobertos. Uma segunda carta de Inseto também é revelada neste momento, mas apenas para informar aos jogadores sobre o que está por vir na próxima rodada.

Os jogadores tentarão atrair insetos para suas próprias zonas selecionando secretamente um dos três tipos de Isca (pão para as baratas, carne para as larvas ou gatos para as pulgas). As iscas são reveladas para todos verem e, em seguida, os jogadores selecionam adicionalmente uma de suas dez cartas de Ação que afetam o estado do jogo. Após o tumulto criado pelas cartas de Ação, se as condições permitirem, os insetos famintos pularão uniformemente de sua carta para suas iscas (algumas iscas representam porções duplas para o dobro dos insetos), conforme o restante na carta de Inseto. As cartas de Isca e Ação jogadas são então descartadas, e as próximas rodadas continuam até que o baralho de cartas de Inseto se esgote.
Bugz é divertido e frustrante; cada jogador tem exatamente as mesmas cartas com as quais atrair a praga escolhida, mas, como é frequentemente o caso, cada um as jogará de maneira diferente, prejudicando as jogadas estratégicas de cada um. Dito isto, nenhum desastre é tão ruim, pois a capacidade de olhar para o que está por vir é uma excelente mecânica que permite aos jogadores serem flexíveis e pacientes (e talvez obter uma vingança saborosa!).
As cartas são de boa qualidade e as ilustrações são brilhantes e distintas, com a isca preferida de cada inseto mostrada na carta. As habilidades concedidas pelas cartas de Ação são bastante padrão (virar a carta / adicionar +3 / cancelar outro jogador etc.), mas uma camada adicional de estratégia é adicionada pela ordem numerada em que elas devem entrar em vigor: uma ação mal cronometrada pode realmente distorcer o jogo, com momentos hilariantes de mãos na cabeça. Você se sairá melhor em
Bugz se puder lembrar quais cartas foram jogadas anteriormente, pois isso lhe dirá quais truques e armadilhas cada jogador ainda tem à sua disposição.
Eu gostaria de ter visto temas mais fortes (por exemplo: repelente de insetos para reduzir números ou papel de mosca para congelá-los) e a iconografia nas cartas de ação não é tão clara quanto poderia ser, mas há uma referência nas regras e, depois de algumas partidas, você saberá o que todas as cartas de Ação fazem.
Bugz da editora Amuza casa o grotesco e o divertido em um jogo família rápido, divertido e até estratégico, fácil de aprender, mas que pode facilmente se tornar um favorito como filler nas noites de jogos.
Review by Michael Harrowing
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.