Por aqui usamos basicamente 3 house rules, que para nosso grupo trousse mais divertimento em nossas jogatinas ......
1. quando um personagem fica insano , ignoramos o texto do verso da carta e aplicamos a seguinte penalidade.
o personagem insano passa a não poder mais realizar duas ações consecutivas de troca ou interação ( realizar buscas e resolver quebra cabeças, interagir com itens)......
Não gostamos dessa regra presente nessa nova edição do Mansions...... achamos a penalidade por ficar insano as vezes muito desiquilibrada comparada com a de ficar ferido ( não poder realizar duas ações de movimento consecutivas), isso fazia com que quase nenhum jogador aqui escolhesse personagens com a sanidade baixa, além de ser muito frustrante as vezes para alguém que se empenhou o jogo inteiro em ajudar o grupo de forma cooperativa, não poder desfrutar da vitória como um todo no final da partida, já que seus objetivos teriam mudado de uma forma individual, ou até se o mesmo vencesse sozinho (completar seus requisitos da carta insano), deixar o resto da mesa "P" da vida...... não curtimos isso aqui.....
Por fim achamos que se tratando de Mansions , melhor aplicado ao tema seria, se os jogadores trabalhassem totalmente de forma cooperativa até o fim ..... e com essa house rule aplicada aqui , não muda nada quanto a dificuldade do jogo ( pois se esta levando uma penalidade ), e tematicamente o investigador fica limitado de "pensar" , ( não poder realizar duas ações de troca ou interação), mas não limitado de correr ou atacar , já que novamente quanto a temática, um individuo insano não abdicaria de correr ou de atacar freneticamente se estivesse com alguma arma em mãos.
2. Usamos uma espécie de "lore" em nossas partidas que funcionam da seguinte forma ......
A quantidade desse lore em uma missão, é equivalente ao numero de investigadores em jogo, ( não de jogadores e sim investigadores ), e qualquer jogador pode usar 1 ponto desse lore para substituir uma carta de ferimento ou de insanidade comprada. Coloca-se a carta a ser substituída no fundo do seu respectivo baralho e compra uma nova. Podendo usar 1 ponto também quando se é instruído por algum efeito do jogo a virar uma carta de ferimento ou sanidade, usando o mesmo procedimento explicado anteriormente. Usamos um dado para marcar os pontos de lore em jogo. Por exemplo em uma partida com 4 investigadores, deixamos em algum lugar da mesa um dado de valor 4.
Gostamos dessa house rules pois, a aleatoriedade dos efeitos das cartas de dano e sanidade incomodam um pouco. As vezes você precisa se apressar e recebe uma carta que limita seu movimento. Outras de você precisar investir junto ao grupo diante de uma situação , e seu personagem começar a roubar itens de outros investigadores...... enfim... esses foram alguns poucos exemplos citados ....pois essas cartas trazem uma infinidade de adversidades aos investigadores ...... achamos que não prejudica a dificuldade do jogo ( ou quase nada), pois são poucos pontos distribuídos para cada missão, e somente dando aos jogadores um pouco mais de controle quanto a esses efeitos , fornecendo a eles a opção de escolher a hora certa de usar cada ponto desse "lore"
3. Esta é um pouco mais simples ............ simplesmente adicionar ou remover uma quantidade especifica de pistas iniciais, deixando ou mais fácil ou mais difícil cada missão a ser jogada. Essa quantidade fica a critério dos jogadores .
Bom, espero ter ajudado e ter sido claro na explicação das "Regras da Casa" que usamos por aqui.....
Um Abraço e boas jogar por ai .....