Post original: https://www.boardseyeview.net/post/destinies
Destinos de Michal Golebiowski e Filip Milunski's levam de 1 a 3 jogadores a assumirem os papéis de múltiplas personagens diferentes num mundo fantasioso habitado por Joana d'Arc e os seus contemporâneos. Cada personagem tem a sua própria razão de ser, desde um cavaleiro desonrado a um nobre ganancioso e a uma freira ostensivamente penitente. Ao longo de cada cenário de 2-3 horas - onde descrevem uma antologia abrangente - os jogadores devem descobrir não só o que se passa, mas também o que a sua personagem deve aprender e alcançar para encontrar o seu destino antes que outro jogador o faça.

Mecanicamente, o jogo é louvavelmente simples: os tabuleiros dos jogadores têm trilhas para Inteligência, Destreza e Poder, escalonados de 1-12, e no início de cada cenário são colocados três ou quatro marcadores em cada trilha. Quando os dados são lançados contra uma estatística, quanto mais marcadores forem igualados ou excedidos em valor, maior é a probabilidade de sucesso da tarefa em mãos. Naturalmente, podem ser encontrados itens e aliados para aumentar as suas habilidades, e a experiência melhora as suas hipóteses a um ritmo moderado. A história do cenário, personagens não jogadores e eventos são geridos por um aplicativo essencial que regista todo o progresso e se tem mostrado estável durante o jogo, caindo apenas uma vez em 15 horas; o aplicativo utiliza códigos QR da mesma forma que em
Chronicles of Crime e com o mesmo efeito impressionante.
Visualmente,
Destinies poderia ser um ícone... se você passar algum tempo pintando as miniaturas, na sua maioria minúsculas, que de outra forma são manchas cinzentas indistintas no mapa lentamente revelado, que por sua vez é composto por cartas espessas com excelente arte de Karolina Jedrzejak, Magdalena Leszczynska e Irek Zielinski. Certamente que o insert segura bem as coisas e é robusto, os tabuleiros e cartas de jogadores são funcionais e atraentes, mas olhar para os elementos interativos no mapa - bolhas cinzentas e fichas genéricas - não é tão satisfatório como poderia ser. Dado que as miniaturas são diferentes por personagens e não estão em todos os cenários, o investimento em tempo de pintura não pode ser totalmente justificado.
Há pouco tempo atrás, eu fui um jogador ávido de quantidades absurdas de enredos complexos; descobri, hoje em dia, que fico menos excitado com a narrativa nos jogos, especialmente quando não são apoiados pela mecânica.
Mice and Mystics foi um grande culpado, com uma história decente mas dolorosamente repetitiva;
Forgotten Waters me entediou rapidamente. Felizmente, o meu filho me entusiasmou em ambos os títulos e ainda mais em
Destinies. Destes três jogos,
Destinies é o mais forte em ambos os aspectos: pensava que tudo estava bem feito, mas ao longo do tempo de jogo e a variedade limitada fizeram com que a minha concentração vacilasse antes de vermos a maior miniatura da caixa atirando-se no tabuleiro.
Um par de questões surgem com o jogo. Primeiro, as missões podem ser iniciadas por um jogador e depois desviadas por outro que por acaso teve os meios certos para a completar e ouviu as pistas na vida real, mesmo que o seu personagem estivesse a uma distância no mapa. Ou seja, se alguém prestar atenção durante a vez de outro jogador, o que não é estritamente necessário e, estranhamente, bastante temático se não o fizer; devido à corrida para completar a história da sua personagem, não é estritamente um jogo solo de multijogador, mas aproxima-se. Além disso, depois de ter jogado um cenário, jogá-lo de novo é apenas um exercício de aperfeiçoamento; apesar dos vários modos no aplicativo, o mistério de descobrir o que se tem de fazer simplesmente não está lá na segunda vez.
Em geral, fiquei impressionado com
Destinies, mas não fiquei entusiasmado o suficiente para experimentar o jogo solo. Com a recepção exuberante do meu filho, no entanto, aguardo com expectativa a nossa viagem através do século XV em busca de MacGuffins mágicos e revelações messiânicas quando as expansões surgirem. Se este jogo será para você, deve-se ao seu amor pela narrativa e pelo estilo do jogo; a mecânica é sólida e talvez uma atitude mais competitiva do que tivemos por aqui acrescentaria mais excitação.
Review by David Fox
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.