carlosrocca::Michel Acordi ::Primeiramente parabéns pelo texto. Muito bom mesmo.
Em minha opinião, o fator sorte é empate, mas entendo e respeito sua opinião. Já com relação as expansões, ai eu tenho de discordar totalmente, rsrsrs; Trfm possui muitas expansões, muito boas ao meu ver e que dão muita profundidade e rejogabilidade ao jogo base, algo que ARES ainda não possui, por ser um jogo novo, mas vamos ver o que vai chegar por aqui ainda. Ainda falando das expansões, Trfm permite que vc jogue com qualquer combinação de expansões ou até mesmo com todas juntas, o que na minha opinião faz o jogo base virar um verdadeiro acontecimento. Podem deixar o jogo longo? pode. Isso é ruim? Depende. Eu não ligo, mas isso é muito pessoal. Porém no momento atual, Trfm está anos luz ainda a frente de Ares no quesito expansões.
Eu comentei que também acho que Terraforming Mars ganha na questão das expansões, mas tenho um pensamento um pouco diferente sobre elas.
É quase um consenso de que Prelúdio e os tabuleiros em dois níveis deveriam vir na caixa do jogo base. Hellas & Elysium dá um fator rejogabilidade bem grande e o que eu escrevi até aqui já garante um bom jogo completo que não precisa de mais nada para ficar bom.
Agora falando especificamente sobre a fase solar, acho que Colônias é a melhor expansão. No entanto, os flutuadores parecem não fazer muito sentido sem as cartas de Vênus Next, que são a base de todo esquema de ficar jogando flutuador de uma carta. A própria colônia que produz flutuadores parece não se encaixar sem as cartas de Vênus (mesmo tendo muitas cartas de flutuadores na expansão Colônias).
Reviravolta pra mim fica em segundo lugar. Entretanto, o bônus de governo da Unidade fica um pouco enfraquecido sem as cartas de Vênus. Existem muitas cartas de Terra e de Júpiter no jogo, mas cartas com dois ícones de Vênus podem se tornar bem forte dependendo dos delegados neutros que são adicionados pelas cartas de evento global.
Na minha opinião Vênus é a pior expansão que existe para Terraforming Mars, e não vejo necessidade de incluir ela no jogo principal só para aumentar a quantidade de cartas e ter um parâmetro global a mais. Ao mesmo tempo, é a expansão que faz a fase solar brilhar e proporcionar a melhor experiência possível.
De fato, eu entendo e concordo 100% com o consenso geral de que o tabuleiro em dois níveis e prelúdio deveriam vir no jogo base.
Hellas & Elysium dão muita rejogabilidade e novas opções. Expansão nota 10 na minha opinião.
Colônias trás mais possibilidades para conseguir aqueles recursos que as vezes custam a sair, acho válido e interessante para quem gosta de mais opções.
Prelúdio, diferente da maré, é uma das minhas preferidas. Na minha opinião acrescenta muita coisa ao jogo, com possibilidade de ganhos por ícones, ou seja, vc pode bolar uma estratégia no começo em cima disso, focando em projetos específicos e investindo pesado na política do plenário para trazer lucros naquela área. Além dos eventos aleatórios que trazem imprevisibilidade ao jogo, as vezes beneficiando e as vezes punindo.
Vênus realmente é uma expansão que menos agrega ao jogo, mas mesmo assim possui seu valor com as cartas de flutuadores que podem gerar algum lucro extra.
Se somadas todas as expansões, as mesmas se completam ao meu ver. Eu e minha esposa que muitas vezes jogamos apenas em dois em madrugadas de finais de semana, sem restrição de horário, gostamos de tirar tudo que o jogo tem a nos entregar, tanto que usamos a variante longa nessas partidas, sem fase solar, usando todas as expansões e acrescentando por conta própria a exigência do parâmetro de vênus chegar ao máximo para o término da partida. São longas jornadas de 3 a 3 horas e meia de partida, com inúmeras opções de estratégia, porém para nós que estamos muito familiarizados com o jogo é uma diversão sem igual. Mas repito, isso é pessoal, é o nosso caso. Tanto que quando jogamos com nosso grupo raramente usamos trfm, preferimos ARES, simplesmente pelo setup e downtime.