Rodada Final
Minha mão. O machado é a única carta dessa mão que não me agradou. Ela foi boa nas rodadas anteriores, mas agora no final não faz sentido descartar mais.

Turno 1
O rival compra o item machete e sai um avião na reposição.

Minha meta agora é conseguir o bonus de 23 pontos, e se possível, pegar um marcador de 11 pontos. A prioridade é
avançar a lupa.

Pago uma tábua para usar a carta Ídolo de Ara-Anu, uso o assistente para ganhar duas moedas e pago a moeda e a bússola para avançar a lupa, tive o desconto do rubi com o artefato. Subi para a posição de 23 pontos.

Turno 2
O rival ocupa o espaço com bússola. Nussa! esse espaço era muito bom, acho que errei e deveria ter ocupado ele no primeiro turno.

Uso o outro assistente para ganhar uma flecha, uso o cão para coletar um rubi descartando o machete para pagar o custo.
Turno 3
O rival ocupa o local do rubi, ainda bem que havia usado o cão no turno anterior.

Gasto a carta financiamento para pagar o custo da viagem e escavar o local, ganho duas tábuas e uma moeda.

Turno 4
O rival ocupa o espaço com tábua.

Uso a carta da ocarina para pagar o custo de viagem e escavo para ganhar duas bússolas.

Turno 5
O rival não faz nada.

Pago uma moeda, duas tábuas, um rubi, uma bússola e uma flecha para ganhar uma peça de templo de 11 pontos.
Meu jogo acabou, não faço mais nada a partir agora.
Turno 6
O rival ocupa o espaço de flecha.

Eu passo a vez.
Turno 7
O rival não faz nada.

Turno 8
O rival compra o artefato mais barato a direita.

Turno 9
O rival não faz nada.

Turno 10
O rival ocupa o espaço com moeda.

Fim de jogo
Resta calcular os pontos.
Rival
16 pontos da lupa
13 pontos dos ídolos
5 pontos do guardião
13 pontos de itens e artefatos
Eu
23 pontos da lupa e 6 do livro
11 pontos da peça de templo
13 pontos de ídolos
10 pontos de guardião
7 pontos de artefatos e itens
-1 ponto de carta de medo

Terminou 47 pontos para o rival e 69 para mim.
Espero não ter cometido algum erro grave e que comprometa a pontuação.
Sem erros graves, acredito que precise ajustar a dificuldade para jogar a campanha com um nível bom de desafio.
A variedade no jogo parece alta, vi aproximadamente 1/3 das cartas de itens e artefatos. O modo solo é bem fácil de administrar, as jogadas do rival não dão trabalho e não consomem o raciocínio. Principalmente no início da rodada, pode-se demorar mais para jogar e planejar os turnos futuros, mas não achei que tem tanta propensão a AP. Me parece que dá para jogar duas ou três vezes seguidas sem cansar.
As regras são simples e intuitivas. Uma regra que achei menos intuitiva é que quando vai alocar o explorador para descobrir o local paga-se o custo de bússolas, e quando vai escavar não paga, mas acho que tem lógica, seria o custo de tempo para descobrir onde está o local exatamente, depois que descobre retornar é mais fácil. Além disso, a regra de ao descobrir o local não ganhar os itens da escavação me fez parar algumas vezes para pensar melhor as jogadas, o bônus da descoberta são os ídolos e a possibilidade de vencer o guardião e ganhar a dádiva e pontos de vitória.
Algo que vi em algumas análises e me parece válido é que, avançar na trilha da lupa é necessário. Achei muito necessário, até para obter os benefícios dos assistentes. Esse aspecto não me incomodou, e também, uma explicação que li em outro fórum, é que em uma expedição arqueológica o objetivo de decifrar os artefatos e estudar os mistérios das ruínas é uma parte principal, refletindo esse aspecto no jogo. Não vi vantagem em descobrir os locais mais caros, de 6 bússolas, os locais são excelentes mas pode-se deixar o rival ou outro jogador descobrir e usufruir depois. O mapa da cobra parece menos favorável à trilha da lupa, levando o jogador a jogar mais na descoberta e escavação, mas ainda assim avançar a lupa é necessário, ao menos para eu que sou iniciante nesse jogo. Tenho jogos que sei que tem estratégia mais vantajosa, mas elas são nível muito avançado e mesmo já sabendo não consigo fazer a estratégia sempre, então esse jogo pode ter essa característica também, dar uma impressão de que tem um caminho "vencedor", mas ser apenas uma estratégia mais óbvia e fácil de fazer.
Para a campanha solo devo trocar os exploradores do rival por outras peças da mesma cor, tenho uns meeples reserva que devem servir. Da terceira para a quarta rodada me confundi com as cores e quero evitar esse erro nas outras jogadas. Outro detalhe que me confundiu uma vez foi o ganho de bússolas pelo avanço da trilha da lupa, teve um momento que confundi o número de pontos de vitória com a quantidade e peguei a mais, em seguida percebi o erro e corrigi sem ter que voltar a jogada.
Essas impressões são somente do jogo no modo solo e com 1 partida somente, então não tem fundamento e certamente mudarei de opinião com mais jogos, ou gostarei mais do jogo ou encontrarei características que não me agradem, o tempo dirá.