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  3. Terraforming Mars
  4. Adaptação das regras do ARES para agilizar o terraforming

Adaptação das regras do ARES para agilizar o terraforming

Terraforming Mars
  • avatar
    arthurtakel23/02/22 11:34
    avatar
    arthurtakel
    23/02/22 11:34
    2036 mensagens MD

    Então, uma das maiores reclamações do terraforming mars é quanto a demora da partida, onde os maiores problemas seriam:
    a)no ARES as cartas você pode vender por 3 megacreditos e no terraforming é somente 1. Além disso, no ARES você pode usar as cartas da mão como forma de pagamento o que agiliza para baixa cartas e consequentemente na terraformação;
    b)no ARES foi implantado o sistema do race for the galaxy onde todos fazem a jogada simultaneamente assim evitando a longa espera de chegar o seu turno.

    Assim, seria possível pegar as cartas de ação (aquela do sistema race for the galaxy) do ARES e usá-las para o terraforming para que essa mecânica de ação simultânea também seja usada e assim agilizar os turnos? Ou isso iria quebrar o terraforming? Não estou dizendo em usar o deck do ARES em substituição ao deck do terraforming, mas somente as cartas aquelas de ação do tipo simultâneo do race for the galaxy.
    Quanto a poder vender as cartas por 3 megacréditos e poder usar carta da mão para pagar custo se isso também poderia ser usado no terraforming para ajudar agilizar as coisas.

    Acho que várias mecânicas no ARES são muito bem pensadas para agilizar a partida e queria saber a opinião de vocês quais dessas poderiam ser adaptadas para o terraforming para diminuir o tempo de partida, mas sem prejudicar o jogo.





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  • carlosrocca
    528 mensagens MD
    avatar
    carlosrocca23/02/22 14:04
    carlosrocca » 23/02/22 14:04

    Eu acho as regras do Terraforming Mars muito bem balanceadas, e alterar alguma coisa pode "quebrar" algo em outro lugar.

    Acho que a seleção de ações não faz sentido dentro do jogo original. Existe um controle de área dentro do planeta para colocar seus tiles em um lugar com bônus ou perto de alguma vegetação. No Ares as ações podem ser executadas simultaneamente porque não existe essa disputa, mas no Terraforming Mars como seria resolvido caso dois jogadores quisessem executar a fase de ação e colocar uma cidade no mesmo lugar? Além do controle de área, também existem bônus específicos ao subir a temperatura e o nível de oxigênio. Quem ficaria com esses bônus?

    Sobre o valor das cartas, a Reviravolta traz uma corporação chamada Terralabs Research. Você começa com 14MC -1IT e ela tem um efeito permanente de que cartas compradas pelo jogador sempre custam 1MC ao invés de 3MC. Com isso o valor de compra da carta é igual ao valor de venda, então é possível ficar com todas as cartas todos os turnos e gastar cartas como MC (usando o projeto-padrão de venda de patentes primeiro). Joguei com ela uma vez e fiquei com muitas cartas na mão, nunca foi tão fácil reivindicar o marco de planejador. No entanto, o tempo para escolher qual carta jogar e qual carta vender fica proporcional ao número de cartas, e mudar essa regra no jogo original faria com que mais jogadores jogassem com a "mão cheia" e demorassem mais em cada turno.

    Para diminuir o tempo da partida do jogo original a melhor opção é a expansão Prelúdio (na minha opinião a melhor expansão para o jogo, tão obrigatória que deveria vir junto na caixa do jogo base junto com os tabuleiros em dois níveis).

    Outra opção é utilizar a terraformação pelo Governo Mundial (pode consultar mais sobre ela no manual de Vênus Next). Após a fase de produção, antes de passar o marcador de primeiro jogador no sentido horário, o primeiro jogador escolhe um parâmetro para ser elevado pelo GM. Este jogador pode subir a temperatura, o nível de oxigênio ou colocar um tile de oceano. O parâmetro é escolhido pelo primeiro jogador, porém ele joga como GM e não ganha nenhum bônus de colocação de tile ou tampouco aumenta o seu IT. Isso acelera um pouco o jogo, uma vez que seria como se um terceiro jogador entrasse na partida e contribuísse na terraformação do planeta.

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  • irsigor
    219 mensagens MD
    avatar
    irsigor12/10/22 00:17
    irsigor » 12/10/22 00:17

    Não faria muito sentido utilizar as cartas de ação do Ares no Original, possivelmente desbalancearia o jogo de alguma forma.

    Existem detalhes no Ares q seriam bem adaptados, como vender cartas por 3MC ao invés de 1MC na ação de Projeto Padrão, era só testar e vê se funcionaria legal. Isso daria um gás no início onde temos pouco dinheiro. 

    Um detalhe q já pensei em fazer é, fez 1 ação e passa ao invés de 2 para deixar o jogo mais dinâmico.

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  • clebercastilho
    1049 mensagens MD
    avatar
    clebercastilho15/11/22 13:27
    clebercastilho » 15/11/22 13:27

    carlosrocca::Eu acho as regras do Terraforming Mars muito bem balanceadas, e alterar alguma coisa pode "quebrar" algo em outro lugar.

    Acho que a seleção de ações não faz sentido dentro do jogo original. Existe um controle de área dentro do planeta para colocar seus tiles em um lugar com bônus ou perto de alguma vegetação. No Ares as ações podem ser executadas simultaneamente porque não existe essa disputa, mas no Terraforming Mars como seria resolvido caso dois jogadores quisessem executar a fase de ação e colocar uma cidade no mesmo lugar? Além do controle de área, também existem bônus específicos ao subir a temperatura e o nível de oxigênio. Quem ficaria com esses bônus?

    Sobre o valor das cartas, a Reviravolta traz uma corporação chamada Terralabs Research. Você começa com 14MC -1IT e ela tem um efeito permanente de que cartas compradas pelo jogador sempre custam 1MC ao invés de 3MC. Com isso o valor de compra da carta é igual ao valor de venda, então é possível ficar com todas as cartas todos os turnos e gastar cartas como MC (usando o projeto-padrão de venda de patentes primeiro). Joguei com ela uma vez e fiquei com muitas cartas na mão, nunca foi tão fácil reivindicar o marco de planejador. No entanto, o tempo para escolher qual carta jogar e qual carta vender fica proporcional ao número de cartas, e mudar essa regra no jogo original faria com que mais jogadores jogassem com a "mão cheia" e demorassem mais em cada turno.

    Para diminuir o tempo da partida do jogo original a melhor opção é a expansão Prelúdio (na minha opinião a melhor expansão para o jogo, tão obrigatória que deveria vir junto na caixa do jogo base junto com os tabuleiros em dois níveis).

    Outra opção é utilizar a terraformação pelo Governo Mundial (pode consultar mais sobre ela no manual de Vênus Next). Após a fase de produção, antes de passar o marcador de primeiro jogador no sentido horário, o primeiro jogador escolhe um parâmetro para ser elevado pelo GM. Este jogador pode subir a temperatura, o nível de oxigênio ou colocar um tile de oceano. O parâmetro é escolhido pelo primeiro jogador, porém ele joga como GM e não ganha nenhum bônus de colocação de tile ou tampouco aumenta o seu IT. Isso acelera um pouco o jogo, uma vez que seria como se um terceiro jogador entrasse na partida e contribuísse na terraformação do planeta.

    Perfeito man! Mais detalhado, impossível.

    Eu particularmente também prefiro as regras originais, mas sempre fui a favor de "house rules" em prol da diversão. 

    arthurtakel você pode testar as mudanças sugeridas e ver como fica o jogo. Depois nos conte aqui como foi sua experiência!

    1
  • Pes Soberbos
    1144 mensagens MD
    avatar
    Pes Soberbos15/11/22 19:20
    Pes Soberbos » 15/11/22 19:20

    irsigor::Não faria muito sentido utilizar as cartas de ação do Ares no Original, possivelmente desbalancearia o jogo de alguma forma.

    Existem detalhes no Ares q seriam bem adaptados, como vender cartas por 3MC ao invés de 1MC na ação de Projeto Padrão, era só testar e vê se funcionaria legal. Isso daria um gás no início onde temos pouco dinheiro. 

    Um detalhe q já pensei em fazer é, fez 1 ação e passa ao invés de 2 para deixar o jogo mais dinâmico.


    A possibilidade de fazer uma ou duas ações é uma das principais sacadas do jogo pra deixá-lo mais estratégico. Isso proporciona muitas situações de decisões difíceis, estratégicas e táticas sobre quando segurar uma ação ou não. Tirar a possibilidade de poder fazer duas ações prejudicaria muito o jogo e não acho que mudaria muita coisa quanto ao tempo de jogo.

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Terraforming Mars - Adaptação das regras do ARES para agilizar o terraforming
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