Olá pessoal.
Lembro ainda do dia em que iniciei com uma ideia de fazer um vídeo de regras para o pessoal poder assistir e vir em casa já com tudo mastigado. Fiz o primeiro, o segundo, o terceiro... e aí resolvi começar a produzir conteúdo para outras pessoas também.
No começo foi sofrido, pois a gente não conhece muito do universo dos board games e por vezes acaba trocando os pés pelas mãos. Mas passei desta fase e evolui bastante nos últimos anos com vídeos que hoje acho estão dentro do que eu esperava ser uma boa produção.
A dica é: leia bastante, consulte fóruns e assita vídeos para servir de modelo para os que você quer produzir.
Muita gente quando assiste vídeos no Youtube ou em outras mídias não faz ideia de todo o trabalho que temos nos bastidores para poder trazer bom conteúdo e com qualidade. São vários passos desde a concepção até que ele chegue no formato final ao espectador.
A ideia deste post é detalhar todo o processo de criação para server de referência para quem está começando e também mostrar para quem tem curiosidade como que a coisa toda acontece.
Em primeiro lugar, precisamos definir o jogo e qual o tipo de conteúdo que queremos fazer. São várias as possibilidades: regras detalhadas, visão geral e opiniões, abrindo a caixa, gameplay, etc. Você pode escolher um tipo de formato ou vários. Eu geralmente faço dois ou três vídeos do mesmo jogo para agradar aos mais diferentes perfis de espectadores.
Além disto, antes de qualquer coisa, é preciso ter equipamentos que ajudam a deixar o vídeo dentro de um padrão aceitável de qualidade de vídeo e áudio. Claro que não estamos querendo ter um estúdio profissional de gravação, mas o mínimo é necessário para que a galera que vai assistir fique com uma boa impressão. Eu recomendo uma câmera ou celular que tenha foco rápido e que grave em 4K. Também recomendo usar um microfone de lapela para que o som fique agradável e com boa qualidade. Para finalizar, tenha uma mesa com pano resistente do tipo que se usa em mesa de bilhar (dá para comprar somente o tecido em lojas especializadas) e também uma boa iluminação - neste caso invista em uma luminária de LED que não custe tão caro. Eu recomendaria utilizar duas para poder rebater a sombra de ambos os lados da mesa.
Falando ainda em edição e equipamento, tenha um bom computador e um software de edição de imagens que possa renderizar o vídeo em alguns minutos. Eu uso o Filmora Wondershare que cumpre bem este papel e não custa caro. Não se esqueça também de usar tripé para não ficar com a imagem tremida ou com a câmera em movimento - Isto é péssimo para quem assiste.

Agora sim começa o trabalho propriamente dito de analisar o jogo para poder trazer conteúdo bem embasado e falar com propriedade suas opiniões. Primeiramente, leia o manual pelo menos duas vezes e simule uma partida sozinho em algumas rodadas para entender o mecanismo do jogo e passar por todos os meandros das regras. Depois, marque uma jogatina com seus amigos tentando sempre jogar com variados números de jogadores porque existem jogos que rodam bem como mesa cheia e vice-versa.
Caso não seja possível o teste com pessoas em uma partida real, faça uma simulação completa com diferentes configurações para poder sentir ao máximo o jogo e seus detalhes.

Antes de iniciar a filmagem, eu sugiro montar um texto sobre tudo que vai falar, para ter um script como guia. Se for filmar apenas, imprima e vai lendo conforme vai filmando. Se for para falar olhando para a câmera, use seu laptop ou tablet para passar o texto como se fosse um teleprompter - destes que usam em jornais de notícia na televisão. Existem aplicativos gratuitos que fazem este serviço. No começo eu até que falava na base do improviso e sem texto, o que fzi com que eu acabasse falando a mesma coisa diversas vezes sem objetividade.
Durante a filmagem, tente aproximar ao máximo a imagem para mostrar os componentes de perto. Assitir vídeos de longe ou com câmera posicionada no teto, pode deixar a imagem distante e difícil de enxergar. Use e abuse dos diversos ângulos e tente usar mais de um tripé ou até mesmo duas câmeras se for possível.
Agora chegou o momento de editar o vídeo. Primeiro, é preciso criar uma identidade para o canal com uma boa introdução que seja curta e chamativa. Acredite em mim, introduções longas mesmo que sejam bem trabalhadas, geram um certo desconforto para quem assiste - o pessoal não gosta de perder tempo com entradas e introduções longas. Pense também em uma estratégia para mostrar fotos do jogo enquanto fala - uma boa abordagem é usar o fundo verde para ter a imagem do jogo atrás enquanto fala.

Coloque uma música de fundo para ambientar o vídeo, mas tome cuidado com direitos autorais. Use música gratuita da própria biblioteca do youtube ou compre de algum site.
Durante a edição, atente para possíveis erros durante a gravação - ninguém é perfeito! Coloque legendas sempre que perceber algo. Importante colocar um tipo de disclaimer (aviso) no começo do vídeo para que a galera ative legendas no youtube, pois algum erro pode passar batido e você tenha que incluir legendas depois de o vídeo já estar carregado.
Eu já perdi gravações inteiras por ter cometido erros que comprometeram o vídeo todo. Preste bastante atenção pois é péssimo tentar fazer vídeo de regras com erros que podem induzir as pessoas a jogar errado.
Agora é só renderizar e carregar no youtube, instagram ou onde você quiser divulgar!
Espero ter ajudado a galera com este pequeno guia de produção. A tarefa é árdua, mas vale muito a pena depois que está finalizado. Eu tenho muito orgulho dos vídeos que faço e sempre desenvolvo com muito amor e empenho pelo hobby.
Vida longa aos board games!!
The Gamefather
LINKS:
- FACEBOOK: @thegamefatherbg
- INSTAGRAM: the_game_father
- E-MAIL: JOGATINANAMESA@GMAIL.COM
- CANAL DO YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/thegamefatherchannel