Post original: https://boardgamegeek.com/boardgame/209001/monster-lands
Instagram: https://www.instagram.com/Boardgamebanter/
A Rainha Gimelda prometeu a coroa ao clã de guerreiros que derrotarem os monstros que tomam conta das suas terras. Cabe aos jogadores limpar a terra e devolver a glória ao Reino da Discórdia mais uma vez.
Jogadores: 1 - 4
Tempo: 75 - 120 minutos
Complexidade: Médio
Jogabilidade: 7/10
Este jogo combina múltiplas mecânicas: alocação de trabalhadores, gestão de recursos e rolagem de dados. Cada clã começa com um líder e um mercenário inicial. Ao longo do jogo irá recolher Glória e Reputação, registrados numa trilha de Progresso pessoal. A reputação é ganha pelo número e tipos de mercenários que recruta para o seu clã, enquanto a Glória é ganha à medida que captura e derrota monstros, recupera terras e completa missões.
Cada membro do Clã vem com dados específicos que serão acrescentados ao seu Grupo de Dados. Quanto mais dados recolher, mais ações terá, à medida que estes se tornam a sua moeda e poder de luta. Existem 3 cores de dados: vermelho para força, roxo para magia e amarelo para persuasão. Força e Magia ajudam no combate contra monstros, enquanto a Persuasão é utilizada nos mercados para conceder descontos na compra de equipamentos e armadilhas.
Ambientação:
Alguns podem discordar, mas penso que a ambientação e o tabuleiro central tentam passar uma sensação de RPG. Está defendendo a Cidadela, o último edifício de pé no Reino da Discórdia. A Cidadela contém todos os seus diferentes mercados (incluindo o alquimista, o bazar e o alojamento dos caçadores), uma mina de ouro para obter moeda e uma taberna onde irá recrutar mercenários. As terras exteriores contêm locais onde os monstros desovam e áreas para fazer missões durante a Fase de Aventura. Os monstros que não forem derrotados ou capturados irão se deslocar para a entrada da Cidadela e começarão a causar pânico no seu interior.
Capturar versus Derrotar Monstros:
Os monstros recebem o primeiro movimento. Escolherão um membro específico do clã para enviar em combate, pegando seu pequeno símbolo e colocando-o na trilha de combate. O jogador à sua esquerda irá lançar o dado preto para o ataque dos monstros. Cada mercenário tem apenas dois pontos de saúde, portanto, terá realmente de ir para a batalha preparado com defesa e poções.
Quando for a sua vez de lançar os dados, os monstros podem ser capturados ou derrotados, dependendo do número do seu lançamento de dados. A carta dos monstros contém dois valores, o menor valor é o Valor de Captura e o maior é o Valor de Derrota. É necessário ter uma armadilha implantada para capturar um monstro. As regras sugerem que se lança um dado de cada vez quando se pretende capturar, para que não ultrapasse o Valor de Derrota. Se não conseguir rolar números altos para obter qualquer um dos valores, então remova o seu mercenário em derrota, mas ganha uma pilhagem.
Caminhos de Missão e Combate:
Fora da Cidadela existem também caminhos de missão. As missões são assinaladas em peças que são alteradas a cada rodada. Para completar uma missão, terá de trazer consigo o número mínimo de dados, tal como indicado na peça. Em seguida, lança-se os dados para ver se se consegue ou não. As missões podem dar-lhe dinheiro (ouro) e outros recursos.
Quando os monstros atacam a Cidadela:
Se um monstro não for derrotado ou capturado durante a fase de Aventura, eles irão deslocar-se para os portões da Cidadela. Lá, eles podem espalhar o pânico na Cidadela se não forem derrotados. O Pânico é sob a forma de fichas, que se colocam dentro dos mercados da Cidadela para bloquear esse mercado. Em outras palavras, se o pânico estiver presente num local específico, não é possível colocar trabalhadores lá para fazer essa ação. Neste sentido, necessita trabalhar com o outro clã para se certificar de que alguém esteja eliminando monstros nos terrenos.
Terrenos em Recuperação:
O último aspecto importante deste jogo é a recuperação de terrenos. Uma vez derrotado um monstro, há uma oportunidade para outros clãs naquele local "atacarem" o terreno. O vencedor da carta de terreno colocará essa carta na sua provisão pessoal, ao lado de um membro do clã. Se o terreno corresponder ao tipo de membro do clã, então poderá ganhar pontos adicionais no final do jogo.
Componentes: 7/10
Os dados coloridos trazem uma experiência divertida de seleção de dados. Estes dados são mais pequenos em tamanho e divertidos de lançar. No geral, gosto do estilo artístico e os monstros são realmente impecáveis e bem ilustrados. No entanto, algumas das mulheres do clã achei exageradas para o meu gosto.
A preparação deste jogo é trabalhosa, pois há tantas peças diferentes para separar e preparar. Talvez seja necessário jogar o jogo algumas vezes antes de poder lembrar da montagem dos diferentes mercados da Cidadela. No entanto, penso que o grande número de opções neste jogo lhe dá uma grande sensação de fantasia. Se for capaz de imaginar e incorporar a história na sua jogatina, isso torna-a muito mais agradável durante a fase de colocação dos trabalhadores.
No geral: 7/10
A preparação para o combate é realmente fundamental porque perder pode ser bastante prejudicial, mesmo que se ganhe a pilhagem. Além disso, não é ideal estar constantemente utilizando os seus trabalhadores para reabastecer o seu clã quando estes morrem. Nunca me deparei com um problema de espalhar o pânico, uma vez que é muito mais fácil derrotar um monstro uma vez que este chegue à cidadela, devido à defesa de bónus fornecida. Lembro-me de precisar voltar ao livro de regras várias vezes para procurar detalhes específicos para o jogo.
Gosto de lançar os dados misturados com a colocação de trabalhadores. Lançará cada dado uma vez e utilizará a modificação dos dados no equipamento para melhorar o seu lançamento. Gostei muito de recrutar clã na taberna e atualizar as suas estatísticas com equipamento e armadilhas específicas. Sinto que a história do jogo é o que brilha, embora meu parceiro ache o jogo demasiado detalhado e demorado para o que oferece.
https://www.flowcode.com/page/boardgamebanter
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.