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  4. Variante: remoção da marcação das cartas

Variante: remoção da marcação das cartas

Dead of Winter: Um Jogo de Encruzilhadas
  • avatar
    Feltorres10/02/16 16:26
    avatar
    Feltorres
    10/02/16 16:26
    137 mensagens MD



    Olá amigos, boa tarde.


    Recentemente eu e minha esposa adquirimos o aclamado Dead of Winter, que é um grande jogo, mesmo jogado em duas pessoas com a variante Dilema do Prisioneiro. Já havíamos visto em reviews e no BGG que o jogo de certa forma dificultava em demasia a vida do traidor, tendo em vista que as cartas de exploração mostram de que deck elas vieram. Dessa forma, para jogar uma carta que prejudicasse a resolução da crise o traidor deveria ter o triplo de cautela e muitas vezes ficar deslocando para locais em que havia mais de um sobrevivente de outro jogador para não se revelar.


    Pensamos nisso verificamos o BGG e vimos uma recomendação de variante em que as cartas fossem embaralhadas aleatoriamente e distribuídas nos seis decks de locais: delegacia, escola, mercado, biblioteca, hospital e posto de gasolina. Ocorre que da forma que a ideia estava exposta, embora bastante elogiada, parecia vaga e atrapalhar a sistemática do jogo, visto que se você simplesmente embaralha as cartas e distribui vinte para cada deck você torna todos os lugares completamente aleatórios.


    Cientes de que essa não era a ideia do jogo e que não fazia sentido encontrar um rifle na escola ou um mapa da biblioteca no posto de gasolina, nós resolvemos contar carta por carta de cada deck e propor uma "aleatoriedade orientada" (existe isso? kkkk). Cada deck continua a ter vinte cartas, porém vinte cartas aleatórias respeitando a composição básica do deck original. Por exemplo, o mercado tem que ter seis cartas de comida, seis de remédio, três de forasteiros e cinco de ferramentas. você embaralha todas as cartas de comida de todos os decks e retira seis; em seguida faz o mesmo com as cartas de remédio (6), forasteiro (3) e ferramentas (5). Assim, você terá as vinte cartas iguais a composição do deck original fazendo valer a lista de probabilidade de exploração (a do mercado, comida, remédio, ferramenta e forasteiro, respectivamente).


    É algo simples que resolve o "problema" do jogo, só aumentando um pouco no setup inicial. Recomendo deixar as cartas de armas em suas respectivas localidades, para não prejudicar a temática do jogo, mas somente essas cartas.


    Segue abaixo o quadro com a relação completa da composição de cada deck. Na hora de guardar o jogo recomendo separar todas as cartas segundo sua espécie (todas as comidas juntas , todos os remédios juntos etc.), com exceção do deck de cartas de itens iniciais, que não deve ser alterado.


    Críticas e sugestões são bem vindas :D.


    https://ludopedia.com.br/uploads/01/214/7c12ns.png

    EDIT: Correção de alguns erros de concordância e uma tabelinha melhor 8-)

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  • lucasandrade4
    202 mensagens MD
    avatar
    lucasandrade410/02/16 18:36
    lucasandrade4 » 10/02/16 18:36

    Oi, pelo que entendi você (e muitas outras pessoas) considera o jogo muito díficil para o traidor e está propondo uma variante, não é isso?

    Legal, mas o que é esse "bug da carta marcada"?

    Existe algum problema ou falha no modo normal ou o "bug" é só ser díficil pro traidor? 

    Como o verso das cartas é diferente, a ideia do jogo é que você saiba de onde elas vem não?

    Abraço



    2
  • Feltorres
    137 mensagens MD
    avatar
    Feltorres10/02/16 18:48
    Feltorres » 10/02/16 18:48

    lucasandrade4:: Oi, pelo que entendi você (e muitas outras pessoas) considera o jogo muito díficil para o traidor e está propondo uma variante, não é isso?

    Legal, mas o que é esse "bug da carta marcada"?

    Existe algum problema ou falha no modo normal ou o "bug" é só ser díficil pro traidor? 

    Como o verso das cartas é diferente, a ideia do jogo é que você saiba de onde elas vem não?

    Abraço




     
    Na verdade não é que ele seja muito difícil para o traidor. Considero que a dificuldade é a mesma para todos, só levando em conta que o traidor joga praticamente sozinho e dissimulado, mas não chega a ser algo incomum ou exagerado. Faz parte de qualquer jogo desse estilo.

    Tampouco os versos das cartas são diferentes. Todos os versos de cartas de exploração são iguais, justamente para quando VC contribuir para a crise ninguém saiba quem jogou a carta que prejudicou. Isso faz parte da paranóia por traz do jogo e é a ideia central da mecânica de traidor. Tanto é que você deve embaralhar antes de revelar as cartas. 

    Porém, mesmo embaralhando, cada carta tem escrito nela de qual deck ela pertence, o que vai de encontro com a ideia proposta. Logo, pode ser denominado de bug, pois se somente você foi na escola e a carta que prejudicou veio de lá, todos os outros jogadores vão saber que só você poderia ter jogado ela.

    O que fiz foi postar uma solução para isso sem prejudicar a composição de cada deck.

    Sugiro que veja o gameplay do jogo feito pela galera do Bafo do Dragão. Ao final eles até citam esse problema do jogo.

    2
  • lucasandrade4
    202 mensagens MD
    avatar
    lucasandrade410/02/16 20:31
    lucasandrade4 » 10/02/16 20:31

    Obrigado pela explicação amigo.

    Se está escrito atrás de cada carta de que local elas são ou o jogo foi pensado de modo que os jogadores tivessem essa informação (o que não impede que se utilize variantes como essa que você propôs) ou o jogo foi pensado de modo que os jogadores não tivessem a informação, não funcionaria perfeitamente com os jogadores sabendo de onde vem as cartas e seria um erro gigantesco de produção.

    Acredito que seja a primeira opção correto? Caso contrário teria que ter havido desculpas e correção por parte da Plaid Hat...

    Abraços

    3
  • Feltorres
    137 mensagens MD
    avatar
    Feltorres10/02/16 20:40
    Feltorres » 10/02/16 20:40

    lucasandrade4:: Obrigado pela explicação amigo.

    Se está escrito atrás de cada carta de que local elas são ou o jogo foi pensado de modo que os jogadores tivessem essa informação (o que não impede que se utilize variantes como essa que você propôs) ou o jogo foi pensado de modo que os jogadores não tivessem a informação, não funcionaria perfeitamente com os jogadores sabendo de onde vem as cartas e seria um erro gigantesco de produção.

    Acredito que seja a primeira opção correto? Caso contrário teria que ter havido desculpas e correção por parte da Plaid Hat...

    Abraços

     
    Não amigo, VC não entendeu. A informação não fica no verso da carta, mas sim em sua face e está lá com a única intenção de facilitar na hora de montar o deck. A intenção do autor provavelmente foi a de facilitar o setup e dar a cada deck o número de cartas de acordo com sua localidade, mas acabou por revelar de onde ela vem justamente na hora em que ele preza pelo anonimato, entendeu? Vejo que VC tem ele na coleção. Caso ainda não o tenha jogado, VC vai perceber do que estou falando, principalmente se VC for o traidor. Caso tenha jogado sem a opção de traidor, isso não afeta em nada, o que pode fazer VC não visualizar com clareza a hipótese.

    1
  • fersim
    680 mensagens MD
    avatar
    fersim10/02/16 20:44
    fersim » 10/02/16 20:44

    Essa foi uma das primeiras coisas que notei quando peguei o jogo. Mas o Lucas parece ter uma razão. Não é possível que tenham deixado passar isso, pois é uma das primeiras coisas que se pensa quando se lê o manual (o cara vai saber quem jogou a carta devido ao local que o sobrevivente estava).

    A pessoa poderia deixar a carta na manga e  jogar ela quando um outro jogador estivesse nesse local. Não joguei muito, mas parece meio raro o cara ir pra um local e voltar pra colônia devido ao perigo das mordidas, será que é raro mesmo a pessoa fazer isso?

    Se cada um tomar conta de um local, dai realmente, o traidor nunca poderia jogar uma carta que não contribuísse pra uma crise caso só ele tenha visitado o local.

    1
  • Feltorres
    137 mensagens MD
    avatar
    Feltorres10/02/16 20:50
    Feltorres » 10/02/16 20:50

    fersim:: Essa foi uma das primeiras coisas que notei quando peguei o jogo. Mas o Lucas parece ter uma razão. Não é possível que tenham deixado passar isso, pois é uma das primeiras coisas que se pensa quando se lê o manual (o cara vai saber quem jogou a carta devido ao local que o sobrevivente estava).

    A pessoa poderia deixar a carta na manga e  jogar ela quando um outro jogador estivesse nesse local. Não joguei muito, mas parece meio raro o cara ir pra um local e voltar pra colônia devido ao perigo das mordidas, será que é raro mesmo a pessoa fazer isso?

    Se cada um tomar conta de um local, dai realmente, o traidor nunca poderia jogar uma carta que não contribuísse pra uma crise caso só ele tenha visitado o local.



    Justamente amigo. Nesse jogo não é comum ficar perambulando, até mesmo pelo risco de ser mordido e pela quantidade de zumbis que aparecem. A não ser que VC seja um traidor e queira provocar a morte de alguém. 

    Dadas essas informações é notável que a identificação das cartas se torna um problema. Por isso aprimorei a variante proposta no bgg. Espero ter ajudado a minimizar a frustração que muitos, inclusive eu, tiveram.

    1
  • lucasandrade4
    202 mensagens MD
    avatar
    lucasandrade410/02/16 20:53
    lucasandrade4 » 10/02/16 20:53

    Não estreamos o jogo ainda, comprei basrado no gameplay, achei sensacional, principalmente a ideia do traidor.

    Estava justamente tentando entender o "bug" porque não queria estrear um jogo que me pareceu tão bom com problemas na dinâmica dele.

    Pelo que entendi você está dizendo que houve um erro de produção e para facilitar o setup ou algo assim colocaram no verso das cartas informações que os jogadores não deveriam ter. É um erro de produção grave na minha opinião, algo a ser admitido e ser pedido desculpas pela empresa. Houve alguma manifestação nesse sentido?

    Obrigado pelas informações, vou dar uma olhada no gameplay que você indicou.

    Abraço


    1
  • Ricardo Gama
    4575 mensagens MD
    avatar
    Ricardo Gama10/02/16 20:57
    Ricardo Gama » 10/02/16 20:57

    Todas as vezes que jogamos aqui em casa, passamos rapidamente as cartas jogadas na crise, colocando uma em cima da outra e procurando cobrir a parte que fala dos locais. Funcionou... o propósito é contar quantas cartas são doações válidas e quantas são negativas, e não ficar analisando os detalhes das cartas. Acho que perde a graça da surpresa e da dúvida esta análise...

    3
  • lucasandrade4
    202 mensagens MD
    avatar
    lucasandrade410/02/16 20:58
    lucasandrade4 » 10/02/16 20:58

    Por mais que o jogo seja ruim ou frustrante com a informação no verso das cartas eu só estava questionando se ele foi pensado desse jeito pelo designer ou se o jogo foi desenvolvido com a intenção de que não houvesse essa informação no verso das cartas e a Plaid Hat fez uma grande besteira ao produzir as cartas.

    Nesse segundo caso, eu esperaria que o designer ou a empresa tivessem se posicionado a respeito.

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Dead of Winter: Um Jogo de Encruzilhadas - Variante: remoção da marcação das cartas
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