Essa variante é derivada do original escrito por Aaron Chasteen no BGG e depois traduzida por Leo Carvalho (postada aqui) - que utilizou as mudanças do jogo Invasores de Cítia, considerado por muitos um Invasores do Norte "1.5". Ela contém regras opcionais que utiliza as expansões Halls of Heroes e Fields of Fame, mas você pode usar as regras de Recursos Iniciais e Partidas mais Rápidas com o jogo base também.
RECURSOS INICIAIS
• Cada jogador começa com 3 pratas e 1 provisão (em vez de apenas 2 pratas).
PARTIDAS MAIS RÁPIDAS (requer o aplicativo ou baralho para jogo solo)
O aplicativo ou baralho solo é utilizado apenas para o bloqueio aleatório dos espaços das localidades. Utilize os marcadores de reputação para bloquear 8 localidades numa partida para 2 jogadores e 4 localidades numa partida para 3 jogadores (distribua os bloqueios respeitando o limite máximo de 3 portos, 2 entrepostos, 2 monastérios e 2 fortalezas), não há bloqueios numa partida para 4 ou mais jogadores. Se não tiver ou não quiser utilizar o aplicativo/baralho solo, bloqueie 2 localidades de cada tipo com 2 jogadores e 1 localidade de cada tipo com 3 jogadores.
Dessa maneira o jogo será mais disputado e o tempo médio de partida é reduzido em 30 minutos.
Legenda:
- Regra variante recomendada;
- Regra variante dispensável ou situacional.
BANDO INICIAL (necessita da expansão Fields of Fame ou Hall of Heroes)
• Revele um conjunto de 1 Herói + 1 Aldeão igual a quantidade de jogadores mais um.
• Em sentido anti-horário (começando pelo último jogador), cada jogador escolhe um conjunto e coloca em sua tripulação (sem pagar custo em moedas);
• Distribua mais 5 cartas para cada jogador, que devem escolher 3 (mão inicial) e descartar 2;
Essa alteração permite já começar a partida com uma tripulação inicial, e até já direcionando o que cada jogador irá procurar fazer para otimizar sua pontuação (uma espécie de "assimetria");
BARALHO TEMÁTICO PARA O SALÃO DO HIDROMEL
Separe as cartas de aldeões com os ícones das expansões (exceto os Jarls), embaralhe-as e forme o baralho de compra do salão. Ali você poderá encontrar os aldeões sedentos por fama e bebida.
MORTE POR FERIMENTO (necessita da expansão Fields of Fame)
• Tripulação com ferimentos igual à sua força morrem ao sofrerem mais um ferimento;
• Tripulação morta por ferimento não conta para a Trilha de Valquírias;
Embora você possa descartar um membro da tripulação antes de contratar outro, essa é uma opção para distribuir mais os ferimentos entre os membros (sem necessariamente comprometer outros).
NOVA OPÇÃO NAS CASERNAS (necessita das expansões Fields of Fame + Hall of Heroes)
• Gaste 1 Hidromel para curar 2 ferimentos ao invés de contratar um membro da tripulação
Essa mudança acrescenta a possibilidade de curar ferimentos e talvez recuperar aquele membro que você não quer se desfazer. Em contrapartida, diminui a rotatividade dos aldeões no baralho.