tuliobarros::A pergunta já está respondida mas, sabendo o que está escrito no manual,
"Toda vez que uma ou mais Unidades se movimentarem sobre um espaço do mapa que já tenha uma Unidade, Cidade ou Construção adversárias, haverá um Combate!"
O que se conclui que um combate acontece na fase de movimento, ao entrar num espaço e, por consequência, construir não seria gatilho para combate.
Não acho q é dessa frase q "se conclui" q um combate só acontece na fase de movimento. Apenas se estivesse escrito "Somente quando uma ou mais Unidades..." oq nem é o caso, pois o combate tb acontece a distância por exemplo.
Oq define q o combate só acontece na fase de movimento é a frase "Os Combates irão acontecer apenas na Fase de Movimento, que se inicia após o fim da Fase de Ação do jogador" no início da sessão Combate, página 18.
tuliobarros::De que forma seria útil para quem está construindo escolher um espaço ocupado por outro jogador? O construtor está entregando uma quantidade de recursos e pontos de vitória, sem iniciar um combate, sem colocar unidades no local, possivelmente dando mais chances do outro jogador fortificar sua posição no jogo. E se você conseguir se movimentar no mesmo turno para lá para atacá-lo, haveria combate e você nem poderia considerar a FC da construção como sua porque o outro já está lá. Até tematicamente não me parece algo que alguém gostaria de fazer numa partida. Você fez isso mesmo? Estou curioso. No caso de regras da casa, como isso é útil na sua mesa?
Aconteceu essa situação em uma partida e o jogador levantou essa dúvida, e a princípio eu não sabia como responder. Na hora eu vi o problema por outro prisma: eu não procurei na sessão de combate, pois o jogador não queria fazer um combate, ele queria construir, por isso procurei na ação de Construção e nela não existe nenhuma limitação nesse sentido, por isso levantei a dúvida.
Inclusive, como não existia a limitação, e como o combate deveria ser só na fase de movimento, a possibilidade q o jogador levantou é q o jogador teria uma "derrota automática", sendo expulso dalí e voltando com as unidades para o seu tabuleiro pessoal. Como isso tb não foi descrito no manual, acabamos (agora sabendo q acertadamente) considerando q a ação de construção era proibida nesse caso.
Mas outra possibilidade levantada seria q haveria um Combate sim, uma exceção à regra, como tantas outras q já levantamos ao longo desses tópicos de dúvidas, e nesse caso poderia sim ser vantajoso para o jogador, dependendo da força da construção e das suas cartas, mesmo estando sem unidades.