No dia 24 de Janeiro de 2022Rafael Studart do canal De Quem é a Vez fez uma live em seu canal do YouTube (Link) anunciando os Selos de recomendação De Quem é a Vez.
Segue texto criado pelo próprio Rafael Studart:
"Cada um tem uma história de origem. Uma história de como começou nesse universo maravilhoso dos jogos de tabuleiro.
A minha foi num supermercado em 2009 quando, na boca do caixa, resolvi comprar um Monopoly Deal. Isso porque não tô considerando aqui minhas incursões anteriores e esporádicas na infância.
O tempo foi passando e criei com meu amigo Ulisses Mattos o programa "Jogando Conversa", em que nós nos divertíamos com papos aleatórios, acompanhados sempre de um belo jogo de tabuleiro diferente.
O mercado brasileiro nessa época era muito incipiente. Nossas referências e jogos vinham quase todos de fora. E, embora o dólar fosse mais em conta, ninguém tinha dinheiro pra comprar quantos jogos quisessem. Pelo menos, ninguém que eu conhecia.
Na mesma época em que foi gravada a primeira temporada do "De Quem é a Vez?", estava tomando conhecimento da feira de Essen e do maior prêmio internacional da área.
Por já ser aficionado por filmes, ficava sempre antenado nos que eram premiados. No mínimo, tinha curiosidade de assisti-los. O mesmo aconteceu com os jogos, o que me fez buscar pelos ganhadores do Spiel des Jahres, de 2014 em diante.
Pensava que, num mar de jogos, ter alguma métrica, mesmo que eventualmente falha, sem dúvida era melhor do que pegar um jogo no escuro.
Ao longo dos anos, depois da primeira temporada do "De Quem é a Vez?", passei a receber mensagens de várias pessoas dizendo que sua história de origem foi graças ao programa que viram lá atrás. Um programa que vendia uma ideia, mais do que um jogo específico. A ideia de que "jogar é divertido!". E de que, sem dúvida, existe o jogo certo que vai ser a sua história de origem.
Fazer esse programa nunca nos deu lucro financeiro, mas com certeza nos trouxe bastante felicidade, porque multiplicou o número de jogadoras e jogadores, e plantou sementes que vieram a germinar anos depois, de muitas formas diferentes. E digo isso livre de qualquer soberba, mas sim com orgulho e felicidade, baseado nos relatos que fui colecionando com o passar do tempo.
Quando voltamos com o programa, em dezembro de 2018, isso foi o nosso motivador e nosso norte, e continua sendo.
Desde então, infelizmente, tivemos crises econômicas, alta do dólar, uma pandemia e inflação. Tudo isso acabou, com o perdão do trocadilho, jogando contra todos nós que queremos popularizar esse passatempo incrível.
Então, como ajudar a galera que quer investir o seu suado dinheiro num jogo de tabuleiro de uma maneira mais simples e direta? Logo, a ideia de produzir um selo nacional, alinhada com o "Review Minuto" que já estávamos apresentando no Instagram, parecia fazer muito sentido.
Foram doze meses maturando, conversando com várias editoras e conteudistas, além de diversos papos internos pra chegarmos num formato que fizesse sentido pro mercado brasileiro de jogos.
Assim, finalmente, no dia 24 de janeiro de 2022, com muita felicidade, lançamos oficialmente os três selos "De Quem é a Vez?".
Quem vai selecionar os selos que um jogo pode levar é a nossa banca interna e nossa ilustre banca externa, composta dos incríveis David (Siga o Coelho), Fabrício Ferreira (After Match), Cacá (E aí, tem jogo?), Didi Braguinha (Boardidi) e Victor Lamoglia e Thati Lopes (Pino Verde Board Games).
Os selos são:
"De Quem é a Vez?" Recomenda - para jogos com nota entre 8 e 9.
"De Quem é a Vez?" Incrível - para jogos que não só recomendamos como achamos que são uma preciosidade. São aqueles com nota acima de 9.
"De Quem é a Vez?" Revelação - porque existem jogos que não se encaixam nos critérios convencionais pra darmos essas notas. São aqueles que, de alguma maneira, surpreenderam a gente e que achamos que as pessoas precisam jogar e conhecer.
Se você quiser saber mais e quiser conferir a live de lançamento, basta conferir aqui:
Esperamos de coração que todos curtam essa iniciativa, porque foi com ele que nos dedicamos e pensamos em tudo isso ao longo de 2021. Esses selos são um pontapé inicial que tem como objetivo facilitar a decisão da galera na hora de pegar um jogo novo, inclusive ajudando cada vez mais as histórias de origem de cada futura jogadora ou jogador que está por se juntar a nós.
Parabéns Studart , não faço parte da banca de notáveis , mas já indico o FIVE TRIBES para o selo INCRÍVEL e aproveito pra solicitar que as melhores expansões também sejam chanceladas por vocês como é o caso da ARTISANS OF NAQALA abraço .
Luis Dantas::Parabéns Studart , não faço parte da banca de notáveis , mas já indico o FIVE TRIBES para o selo INCRÍVEL e aproveito pra solicitar que as melhores expansões também sejam chanceladas por vocês como é o caso da ARTISANS OF NAQALA abraço .
Fala, Luis!
Brigadão pela sugestão! Five Tribes é bem maravilhoso mesmo! Tenho inclusive na coleção.
Na verdade, nossa ideia era mostrar nas primeiras "seladas" qual seria o nosso padrão, pra galera ter uma linha de referência. Mas o que gostaríamos é de, daqui pra frente, dar o selo em lançamentos, ou jogos mais recentes.
Tem muito jogo incrível que já jogamos e que adoraríamos dar o selo!