Marlon Aronson::Quando coloquei pegue apenas 2 fichas de cores diferentes faz parte da estratégia. Uso Principio que o manual nao fala que é proibido o que não é proibido é permitido.
Isso não é um princípio, isso é uma ideia completamente equivocada aplicada na leitura de um manual de regras de um jogo. Pela sua lógica, como também não dizem nada sobre pegar 4, 5, 10, 100 ou 1000 peças, isso também seria possível.
Entenda que o universo criado para um jogo é diferente do universo real. Na vida real, pela complexidade de todas as relações existentes e que venham a existir, não tem como as normas jurídicas preverem e esgotarem todas as possibilidades, então é plenamente natural que exista um princípio jurídico de que aquilo que não é expressamente proibido é permitido. É o Princípio da Legalidade. Contudo, no universo artificial, limitado e auto contido de um jogo, o mesmo somente existe em decorrência de suas regras. O jogo é um sistema baseado em regras. Então, somente pode ser feito aquilo que o jogo expressamente autoriza a fazer. No livro
Regras do Jogo: fundamentos do design de jogos (Rules of Play: game design fundamentals, MIT
: 2004), Salem e Zimmerman ao discorrerem sobre as qualidades das regras, ensinam que "
A principal maneira como as regras operam é limitar a atividades dos jogadores" e, mais adiante, "
As regras são "conjuntos de instruções", e seguir as instruções significa fazer o que as regras exigem e não fazer outra coisa em seu lugar."