A Catedral gera pontos com base na sua trilha de renda de dinheiro, e somente nela.
No fim da partida, a trilha de renda de dinheiro não vai gerar dinheiro, ela vai gerar pontos caso você tenha alcançado um espaço de pontos.
Os pontos multiplicados são esses pontos.
Se você alcançou o espaço de 2 pontos, essa carta vai multiplicar 2.
A casa 34 da trilha de renda de dinheiro gera 10 pontos na última rodada somente, com a Catedral ela faz 20. Não tem como fazer 28 nem 42.
-------
Sobre o Monumento Próprio, cada trilha de nação tem 6 Ranques de Nobreza (Ranque de Nobreza, os espaços com bandeira vermelha). No outra resposta eu chamei o ranque de nobreza de "influência", pode ter gerado confusão.
Se no fim do jogo você atingiu 6 com a França, 2 com a Espanha e 1 com a Inglaterra, você tem um total de 9 Ranques. Se você tiver o monumento, você ganha 2 pontos para cada influência, que nesse exemplo é um total de 18 pontos (9x2).
Essa cartão não afeta a pontuação normal pelos ranques de nobreza, ela é uma pontuação separada que usa os mesmos valores.
------
Não estou entendo o números que você colocou, porque não tem como fazer essas pontuações acima de 40 com essas cartas.
Se eu estou no máximo da trilha de renda na última rodada, minha pontuação por essa trilha é 10, com a Catedral fica x2, ou seja, 10 pontos é o máximo que consigo com a carta da Catedral (se eu alcancei a última casa dessa trilha). (Páginas 14 e 21).
Com a Catedral você pode fazer 0 pontos se sua renda (de dinheiro) não gerar nenhum ponto no fim da partida (se não alcançou pelo menos a casa 16). Não confundir as trilhas de renda.
Sobre o próprio monumento, se eu tenho 6 Ranques de Nobreza em cada nação, ai é 6x3=18, 18*2 = 36. É o máximo de pontos que a carta do próprio momento vai fazer.