Post original: https://boardgamegeek.com/thread/2781182/best-game-decade
O melhor jogo da década
Introdução
Há muito, muito tempo que pretendia escrever esta análise. Na verdade, já está sendo feita há anos. O problema é que eu queria falar tanto sobre esse jogo que, toda vez que me sentava para tentar redigi-la, ficava desconcertado com o quanto teria que escrever para fazer justiça ao jogo. Acho que, da mesma forma que ensinar este jogo não é fácil, fazer justiça também não é.
Mas, ao saber recentemente que o jogo pode não ser mais impresso no futuro, que os designers estão pensando em possivelmente destruir as únicas cópias restantes em inglês da primeira edição, e que este jogo pode ficar sem impressão, senti uma energia renovada para escrever a crítica do meu segundo jogo favorito de todos os tempos, e se não fosse por algumas memórias muito boas de
Battlestar Galactica: The Board Game, o meu favorito absoluto.
Durante toda a minha vida, eu sempre gostei de jogos de tabuleiro e estive no fundo do poço do hobby desde 2008, mais ou menos. Para mim,
Three Kingdoms Redux é o melhor jogo que foi publicado desde então, um jogo que neste momento eu joguei mais de 40 vezes entre online e pessoalmente. Não estou cansado de jogá-lo, e cada vez me faz voltar para mais, e eu continuo obtendo uma quantidade enorme de diversão com isso.
Então, por favor, venha, pegue um café, me perdoe se eu escrevi demais e vamos começar.
O que é Three Kingdoms Redux?
Three Kingdoms Redux é um jogo que se passa no período dos Três Reinos da China antiga. Em termos gerais, neste período a Dinastia Han estava em seus anos finais de declínio, e os senhores da guerra regionais começaram a assumir o controle da terra. Com o passar do tempo, os reinos de Wei, Wu e Shu se levantaram para tentar ser a próxima força a unificar a China. Entre esses reinos, havia todos os tipos de generais e estrategistas que fizeram seu nome em muitas batalhas e eventos.
Neste jogo apenas para 3 jogadores, você estará jogando como um desses três reinos competindo para unificar a China, e você terá um conjunto de generais sob seu controle, generais com seus nomes e estatísticas, e que viveram na vida real este período turbulento da história.
Mais especificamente,
Three Kingdoms Redux é um jogo de colocação de trabalhadores misturado com licitação. Ao longo do jogo, você enviará seus generais para diferentes espaços de ação no tabuleiro, mas ao final de cada rodada você só poderá realizar as ações em que o lance do seu general for mais alto. Se outro reino superar sua oferta, seu general irá para casa de mãos vazias.
Cada general tem seus próprios atributos (militar, administração e liderança) que representam sua força de licitação (exceto liderança, que simplesmente indica quantas unidades do exército eles podem comandar). Desta forma, alguns generais são muito adequados para administração (e serão adequados para licitações em espaços de ação administrativas no tabuleiro), enquanto outros generais são mais focados no militar e irão prosperar nas ações militares.
Para complementar, cada general tem uma habilidade especial que geralmente é desencadeada quando ele realiza certas ações no tabuleiro ou depois que você realiza suas ações na rodada atual.
Wu e Wei entram em confronto com seus generais pelo controle do espaço de ação de cobrança de tributos.
Imagem cortesia do usuário BGG petruzzelli
Parece muito? Na verdade, não é. Tal como acontece com vários outros exemplos, em
Three Kingdoms Redux leva mais tempo para explicar como as coisas funcionam antes de começar a jogar, do que realmente leva para entender quando você está jogando.
O reino que conseguir unificar a China será aquele que terminar com mais pontos de vitória, que podem ser obtidos em diferentes categorias ao longo do jogo (pontos militares, pontos de desenvolvimento econômico, classificação na Corte do Imperador, etc ...). Além disso, o final do jogo pode ser acionado de 4 maneiras diferentes.
Já estou lutando para me conter para dizer mais. Se você está pensando "Por que eu deveria me preocupar, já que este jogo se parece com outros jogos que eu já joguei?" Eu diria:
Three Kingdoms Redux não é apenas mais um jogo de colocação de trabalhadores. Este jogo é melhor do que seus pares de maneiras que não posso apenas apresentar no que escrevi até agora.
Como você joga este jogo? Regras?
Esta é a única parte da análise em que não entrarei em detalhes. Se eu tivesse que explicar todas as regras do jogo e as nuances, isso acabaria sendo terrivelmente longo.
Em vez disso, vou falar sobre duas coisas: o manual (do qual ouvi reclamações) e o ensinamento do jogo em si.
Com relação ao manual, devo dizer que o achei extremamente preciso de uma forma que muitos jogos deveriam aprender. Os designers não deixaram espaço para ambiguidades e são consistentes com sua nomenclatura. O manual tem um compêndio adicionado com especificações para cada general e cada cartão de aprimoramento, que também é redigido com exatidão. Para mim, esse tipo de manual é revigorante por causa da consistência e da precisão da linguagem que deixa muito pouco espaço para erros, se você o leu com atenção. O manual também contém muitos exemplos para ajudá-lo com a explicação.
Minha única reclamação com o manual, e com o jogo, é que se você precisa encontrar uma regra, não é fácil voltar e encontrá-la. Está escrito, e precisamente escrito, mas não é fácil descobrir exatamente onde estava se você precisar voltar a ele.
Com relação ao ensino - a mecânica do jogo em si é bastante direta, mas há muitas coisas para explicar. Vai levar de 20 a 25 minutos para cobrir tudo, então pode ser um jogo mais adequado para jogadores que podem aprender as regras por conta própria antes de chegar a noite do jogo.
Não é que a mecânica em si seja complicada, como eu disse. A essência do jogo, no final, é colocar seus generais um por um. O problema está em explicar as condições finais do jogo, as diferentes formas de ganhar pontos, o que cada espaço faz e o que exatamente você precisa fazer para ter uma chance de ganhar.
Existem muitas definições a serem aprendidas, mas não são sistemas realmente complicados ou interações estranhas. A este respeito, acho que o peso deste jogo no BGG (atualmente com 4) não é merecido, mas deveria estar na faixa de 3,5.
Resumindo: este não é um jogo mecanicamente complexo. Sua complexidade vem da compreensão da estratégia e das táticas.
Um jogo preparado e pronto para o início. Imagem cortesia de Yeoster
Como é jogá-lo?
Até agora não mencionei uma característica incrível deste jogo, que é a assimetria. Não apenas cada reino tem um grupo diferente de 23 generais para escolher (dos quais você só terá um máximo de 8 durante uma determinada partida), mas também o número inicial de generais, bem como os recursos, são diferentes. Isso segue o cenário histórico, já que o reino de Wei era mais forte do que seus rivais.
Como isso se traduz em jogabilidade? Dá aos jogos de Três Reinos um arco e um sabor incríveis. Nas primeiras rodadas, você estará recrutando generais para que, na quinta rodada, todos os reinos tenham o mesmo número e estejam em pé de igualdade. O reino de Shu, que começou o mais fraco, de repente é um adversário temeroso. Wei, que começou o jogo de uma posição tão poderosa, de repente está olhando ansiosamente para seus inimigos porque teme perder o fôlego.
Depois, há a mecânica da aliança. A cada rodada, os reinos que estão em segundo e terceiro na ordem do turno concordam em um espaço de ação que se tornará o espaço de "aliança" para aquela rodada. Neste local, ambos os reinos da aliança entram em ação, desde que enviem generais, e que o jogador que não está na aliança não ultrapasse os dois. Isso também significa que você será aliado de qualquer um dos oponentes em momentos diferentes, o que também faz com que o arco do jogo pareça diferente - agora ele está à frente, agora você parece estar à frente, agora estamos juntos nisso, mas você está na verdade a pessoa a ser vencida agora, então vou colocar a ação de aliança em um lugar onde você não quer ir...
Basicamente, os jogos de
Three Kingdoms Redux sempre contam uma história. Mesmo que você não tenha ideia de quem eram os generais ou não esteja familiarizado com o cenário, você não precisa disso para ver o que está acontecendo e como as marés estão mudando ao longo do jogo. Esta é uma das razões pelas quais sempre procuro jogá-lo. O arco do jogo, os diferentes generais que você vai redigir e os fluxos decrescentes da posição de curva trazem a alma para o que poderia ter sido outro euro seco.
O que torna este jogo tão bom?
Boa pergunta. Em um mercado super saturado, com milhões de jogos que giram em torno de mecânicas semelhantes, por que
Three Kingdoms Redux? Recentemente, vimos o lançamento de
Duna: Imperium com grande sucesso.
Viticulture - Edição Essencial tornou-se um jogo de colocação de trabalhadores de introdução.
Agricola /
Caverna: The Cave Farmers são jogos clássicos, ainda populares. O que torna o
Three Kingdoms Redux especial? Vou listar um monte de pontos, sem nenhuma ordem específica.
-
O arco do jogo. Já mencionei isso, mas se você gosta de seus jogos para contar uma história, e não apenas para ser um jogo seco como
Concordia /
Hansa Teutonica, este jogo tem tudo isso, quer você saiba alguma coisa sobre o período dos Três Reinos ou não.
- Interação. Normalmente, em jogos de colocação de trabalhadores, a interação vem de roubar um espaço de ação antes de seu oponente. Porque neste jogo você não tem garantia da ação a menos que seu lance seja o mais alto, há sempre essa tensão, ameaças frias e blefes que farão seu cérebro chiar de prazer. Como o jogo tem informações abertas (quase), você pode ler a posição de seus oponentes e ser mais esperto que seus planos, e isso traz uma quantidade excessiva de prazer. Além disso, há a negociação do espaço da aliança. Outros euros onde você só pode interferir com os jogadores realizando uma ação antes deles, ou onde você está simplesmente otimizando seus combos com o mínimo de interrupção, são na minha opinião menos interessantes de jogar, já que a melhor coisa sobre jogos de tabuleiro não é resolver um quebra-cabeça, mas resolver o quebra-cabeça junto com seus amigos/família, e sendo capaz de bagunçar com outros jogadores. Se gosta dos seus euros com interação, este jogo acerta em muitos níveis.
-
Pouco/Sem aleatoriedade. Você terá que preparar seus generais, o que eu acho que inclui alguma aleatoriedade no que está disponível para você, e você vai sacar, em certos pontos do jogo, as cartas de aprimoramento de estado. Você poderia usar a regra geral de comprar duas cartas e escolher uma e descartar a outra, reduzindo a aleatoriedade ao mínimo. No Three Kingdoms Redux, perder o jogo geralmente significa ter falhado em capitalizar uma oportunidade, falta de controle no final do jogo ou uma estratégia de jogo errada. Não será porque você foi punido pelos deuses do acaso.
-Este jogo é mais estratégico do que tático. Você precisa ter um plano de quais categorias você vai tentar vencer (já que é impossível ser o primeiro em todas elas), e selecionar seus generais de acordo para poder executar seu plano. O recrutamento de generais se torna esse tipo de momento de encruzilhada no jogo, onde você tem que discernir entre o bom / o ousado / o medíocre, decidindo como diversificar seu elenco ou dobrar seus pontos fortes. Isso não quer dizer que o jogo não inclua escolhas táticas, que existem em grande quantidade. Você será bloqueado em seu plano pelos outros reinos e terá que decidir para onde enviar seus generais, rodada a rodada. Mas, no geral, o jogo favorece o planejamento de longo prazo, e isso é uma vantagem para o meu gosto.
- Repetição. Mencionei no início desta análise que devo estar neste ponto com mais de 40 partidas, e ainda fico surpreso quando jogo. Já que há tantos generais à disposição de cada reino, jogar no mesmo reino duas vezes pode criar uma experiência completamente diferente. Suas estratégias serão diferentes de jogo para jogo com base em sua seleção geral. Isso, por sua vez, muda a importância dos espaços de ação de um jogo para outro. Às vezes, os espaços de desenvolvimento econômico são contestados por todos os jogadores, mas no próximo jogo pode estar ganhando os espaços de apoio popular. O recrutamento de tropas é sempre um ponto quente, até que algum jogador tenha uma maneira de obter tropas com habilidades gerais ou outras melhorias de estado, e o foco mude para outro lugar. Os jogos parecem diferentes e sempre há algo novo a se considerar.
- Excelente design. O jogo é simples de jogar, mas rico em estratégia. O equilíbrio entre os reinos é excelente, e a pontuação em si costuma estar sempre perto, onde cada ponto é importante. Há uma boa curva de aprendizado à medida que você entende o fluxo do jogo e, como tal, você se divertirá mais depois de jogar 2 ou 3 vezes. Quanto mais você joga, mais nuances você descobrirá (tempo das ações, se eu estiver na próxima rodada da aliança, serei o primeiro com menos generais do que os outros reinos, quando o jogo vai terminar, etc. .). As diferentes categorias de pontuação obrigam-no a escolher uma ou duas que tentará ganhar a todo o custo, enquanto tenta controlar os danos nas outras. Amarrar essas categorias é como você obtém pontos militares - generais que estão estacionados em um local de fronteira irão gerar pontos no final de cada rodada, ao custo de não ficarem disponíveis para você pelo resto do jogo. Você quer abrir mão do poder de licitação em troca de pontos constantes no final de cada turno? E você desiste de quem? Excelente espaço de decisão. No geral, há muitos pontos sutis que tornam muito agradável jogar Three Kingdoms Redux, não importa o resultado final.
- Você só precisa de três jogadores e três horas. Seus primeiros 2 jogos de Three Kingdoms Redux provavelmente estarão na faixa de 4 horas, especialmente se for o primeiro jogo de todo mundo. Mas, como todos, fica mais rápido com a prática e os jogos geralmente duram de 2h30m ~ 3h com pessoas que já jogaram antes. Muitas pessoas reclamam que a restrição de apenas 3 jogadores torna difícil trazer este jogo para a mesa. Acho que três pessoas é o mínimo que eu levaria para uma noite de jogo, e que, com 3 jogadores, este jogo é muito superior a outros jogos fantásticos por aí. Quantos jogos anunciam de 2 a 5 jogadores, mas você apenas se sentaria para jogar com uma quantidade específica desse anúncio? Ou quantos jogos mudam artificialmente os pontos de ação disponíveis com base no número de jogadores (estou olhando para você Dune Imperium)? O Three Kingdoms Redux é balanceado para três jogadores e apenas para três jogadores. Sem compromissos no design.
Finalmente, eu também adicionaria o tema se você estiver familiarizado com o Romance ou outros jogos ambientados no mesmo período. As habilidades do personagem são verdadeiras para a história ou características de cada general (a maioria deles), e isso contribui muito para o sentimento de singularidade de cada general. Embora eu diria que ainda é um ótimo jogo, mesmo se você não estiver totalmente familiarizado com a ambientação.
Os três senhores de cada reino. Imagem cortesia de Yeoster
Outras coisas a serem mencionadas
- A arte: Este jogo é um prazer na mesa, e a arte nas cartas também é impressionante. Eu entendo que é uma questão de gosto, mas a apresentação aqui é de primeira.
- Componentes: Eu gostaria que o jogo fosse um pouco mais berrante, mas o papelão mantém o preço do jogo bem acessível. Minha única reclamação é que gostaria de exércitos não treinados e ícones de exércitos treinados fossem mais fáceis de diferenciá-los.
- Equilíbrio: Todos os reinos têm essencialmente as mesmas chances de vitória. Muito disso depende da interação e das percepções dos jogadores também, então, neste ponto, se houvesse um desvio estatístico, estou confiante de que os jogadores preservariam o equilíbrio.
- Designers: Este é o primeiro jogo do designer a ser publicado. Acrescento ao elogio o fato de terem criado um jogo tão incrível sem nenhuma experiência anterior para demonstrar. Parabéns!
Contras
Para mim, esses não são exatamente contras, mas você pode querer mantê-los em mente dependendo do tipo de jogador que for.
- Demora 2-3 partidas para o jogo começar a brilhar e para os jogadores se sentirem confortáveis.
- Seus primeiros 2-3 jogos, você levará cerca de 4h para jogar.
- Você precisa aprender muitas definições de antemão para entender as regras (novamente, não é complexo em si, mas há um monte delas).
- Pode ser difícil dependendo de quem você traz para a mesa, seja pelo tamanho ou pelo número de jogadores.
- Pode ser um jogo mais pesado do que você está acostumado a jogar, e se você não gosta de euros, pode não ser para você.
Arte de Guan Yu, cortesia de Tinang e arte de Ray Toh
Já joguei jogos de colocação de trabalhadores antes. Como ele é diferente? O que torna ele especial? Você deve estar exagerando
Quero dizer, quero dar a você a oportunidade da dúvida. Veja. Não sou especialista em quase nada e minha opinião é apenas uma opinião. Todo mundo tem uma. Mas eu vejo neste jogo coisas que não vejo em nenhum outro lugar.
Eu vejo jogos como o
Scythe, e vejo arte legal, um motor interessante, mas com um design morno.
Vejo
Agricola com um bom design, um tema mais ou menos e problemas com a ordem das rodadas e sem interação suficiente.
Vejo
Viticulture - Edição Essencial e vejo abundância de aleatoriedade nas cartas, problemas de ordem de turno e não me importando muito com os jogos de outras pessoas, desde que minhas vagas estejam abertas.
Vejo o
Duna: Imperium e fico frustrado por querer bloquear um adversário, mas ele não conseguiu nem ir para aquele espaço nesta rodada, ou que acaba sendo um jogo mais tático do que estratégico. Eu também fico frustrado com a importância da ordem dos turnos (e mais coisas, mas estou abreviando).
Eu jogo
Concordia e gosto dele, é um bom design, mas o tema é sem brilho e depois de um jogo de Concordia sinto que não tenho nada para contar, apenas que foi um jogo divertido.
Eu jogo
Terra Mystica /
Projeto Gaia e tenho uma experiência incrível de construção de combos, com um ótimo design, com tantas possibilidades, mas não vou contar uma história depois, e durante o jogo não estou realmente em conflito direto ou negociação com meus oponentes (e eu preciso de 4/5 jogadores para tornar a interação no mapa interessante)...
Eu jogo
Chimera Station e recebo um jogo estranho e descolado com um monte de aspectos quebrados e, de novo, um design morno...
Mas eu jogo
Three Kingdoms Redux e não experimento nenhuma dessas coisas. Eu vejo o design, eu o estico e não consigo quebrá-lo. Eu jogo repetidamente, e ainda estou gostando e voltando para mais. Eu não tenho problemas com regras, frustrações pela ordem do turno ou generais que podem ser quebrados. Cada peça conta uma história memorável que posso recontar depois que terminar. Cada jogo é diferente de maneiras diferenciadas. Não sinto que a vitória foi determinada aleatoriamente. Tem muita personalidade, pois você vai acabar reconhecendo os generais. Tenho a alegria de interagir com dois outros amigos / família de uma forma significativa e agradável. E é divertido, é simplesmente uma explosão de jogar e um prazer descobrir suas possibilidades, suas nuances e como jogar muito bem.
Eu digo a você, poucos jogos podem fazer isso em um pacote assim. Alguns chegam perto, mas faltam em algum departamento - seja história, design, tema, aleatoriedade, o que quiser. Mas no
Three Kingdoms Redux, por mais difícil que seja em acreditar, cada uma de suas partes é excelente, e a soma delas é, para mim, o melhor jogo que já joguei nos últimos 13 anos.
Depois de ter escrito tudo isso eu ainda leio e penso "Caramba, isso não é suficiente e ainda não faz justiça". Eu gostaria de poder entrar nas nuances do jogo, gerenciamento das ordens dos turnos e a aliança, posicionando generais, a economia... há tanto. Sou apaixonado por jogos e gosto até dos que critiquei acima, mas para este jogo acho que não consigo elogiar o suficiente com palavras. Se for noite de jogo e formos três jogadores, com 3 horas pela frente, será
Three Kingdoms Redux.
Minha única insatisfação é que este jogo não é tão conhecido quanto outros jogos de tabuleiro bem conhecidos, e é uma pena que um jogo tão bom não tenha o elogio que merece entre os maiores.
A China espera. Imagem cortesia de kmd2000.
Notas finais
Para aqueles de vocês que estão curiosos, este é o único jogo para o qual registrei todas as partidas para obter estatísticas, que você pode encontrar
aqui. Comecei por curiosidade, e também procurando ver se havia um desequilíbrio estatístico de longo prazo entre os reinos, mas não parece ser o caso até agora (se você quiser falar mais sobre isso, é só me enviar uma mensagem
aqui ou em outro tópico - tanto para discutir e aprender!).
Mas o mais importante, o jogo está disponível atualmente apenas de duas maneiras: simulador online (os jogos são organizados em um grupo Discord postado
aqui) e por meio da própria empresa dos designers. Eles estão atualmente trabalhando para reunir
pedidos em grupo para diferentes países se houver interesse suficiente e, se não houver, as únicas cópias restantes em inglês serão destruídas lentamente. Se você já teve interesse em experimentar, sinta-se à vontade para entrar no Discord e, se quiser apoiar, é agora ou talvez nunca mais.
Por Von Kretschmer (BradJacobs)
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.