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  3. Pax Pamir: Segunda Edição
  4. Lançado..., Por R$ 650...,minha nossa.

Lançado..., Por R$ 650...,minha nossa.

Pax Pamir: Segunda Edição
  • Mago do Caos
    472 mensagens MD
    avatar
    Mago do Caos08/01/22 14:31
    Mago do Caos » 08/01/22 14:31

    iuribuscacio::
    Mago do Caos::Os jogos estão caros? Estão. Sem sombra de dúvidas. Só que as editoras estão lá no final da fila dos responsáveis por esse fato. Não faço ideia de qual seria a melhor maneira de fazer as coisas melhorarem por aqui, mas estou certo de que não é a que vem sendo tentada majoritariamente (cobrar das editoras). Os esforços estão sendo direcionados da forma errada, para o destino errado.
    Apenas um comentário de um burro que tá puto com os preços também, mas que não vê muito futuro em chorar com editora.
    As raízes estão muito mais fincadas em questões governamentais (que passa por questões tributárias, renda média da população e competitividade da moeda local) e até tradição do povo (que se reflete na demanda).
    As editoras fazem parte da solução, não do problema.
    Só 10 centavos inúteis de quem não sabe de nada.

    Caro Mago do Caos

    Antes de qualquer coisa, você me perdoe por discordar e por favor não me mande nenhuma bola de fogo no "quengo", por conta disso. O que você diz faz algum sentido, mas eu sempre me pergunto, será que as editoras realmente não tem nenhuma culpa nessa história? Por isso eu até concordaria com você, se não fosse alguns casos recentes, que não tem como culpar qualquer um que não sejam as editoras.  


    Eu não disse que as editoras não têm culpa nenhuma. Eu disse que elas estão lá no final da fila dos responsáveis pelos preços praticados aqui. E é bem fácil perceber isso observando tudo o que já vem sendo discutido exaustivamente: o valor dos jogos estão altos globalmente, temos muita burocracia na importação, os impostos são pesados, os fretes internacionais (containers) aumentaram de forma exorbitantemente furiosa, a nossa moeda foi a que mais desvalorizou no mundo, etc. Qual é a culpa das editoras em todos esse tópicos? Zero! Qualquer tentativa de conversão simples, tomando os valores dos jogos lá fora como referência e incluindo todos esses detalhes, você não vai chegar muito longe dos preços que os jogos chegam aqui.
    Não tô querendo dizer que editora é santa e nem passar pano, só tô tentando ser justo.
    Pelo menos sobre preços, pois questões de problemas de produção, pós-venda, etc, é outro papo!

    1
  • iuribuscacio
    3335 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio08/01/22 19:22
    iuribuscacio » 08/01/22 19:22

    rmxavier92::
    Eu particularmente penso que, além de tudo que já foi falado sobre a composição dos preços, existe um outro fator que impede que sejam menores: a Galápagos impõe o preço de revenda aos lojistas.

    Aqui em Belo Horizonte, conversei com um vendedor e ele disse que não consegue vender a preços menores, porque a Galápagos simplesmente obriga que o jogo seja vendido ao preço mínimo que ela determina.


    Mago do Caos:: Eu não disse que as editoras não têm culpa nenhuma. Eu disse que elas estão lá no final da fila dos responsáveis pelos preços praticados aqui. E é bem fácil perceber isso observando tudo o que já vem sendo discutido exaustivamente: o valor dos jogos estão altos globalmente, temos muita burocracia na importação, os impostos são pesados, os fretes internacionais (containers) aumentaram de forma exorbitantemente furiosa, a nossa moeda foi a que mais desvalorizou no mundo, etc. Qual é a culpa das editoras em todos esse tópicos? Zero! Qualquer tentativa de conversão simples, tomando os valores dos jogos lá fora como referência e incluindo todos esses detalhes, você não vai chegar muito longe dos preços que os jogos chegam aqui.
    Não tô querendo dizer que editora é santa e nem passar pano, só tô tentando ser justo.
    Pelo menos sobre preços, pois questões de problemas de produção, pós-venda, etc, é outro papo!


    Caros Mago do Caos e Rmxavier92

    Mago do Caos meu camarada, eu não disse, de modo algum que você era um "passador de pano", ou que tivesse dito que as editoras são santas, e se foi isso que você entendeu, com certeza não foi a minha intenção. Por outro lado, você disse realmente que as editoras eram as menos culpadas pela questão dos preços, com o que, eu não concordo. Para justificar o meu ponto de vista eu citei alguns casos emblemáticos.

    Como pode não ser culpa da editora, quando ela relança o Stone Age, com base no preço do mercado de usados, altamente inflacionado pela escassez apenas?

    Como pode não ser culpa da editora, quando ela abre a pré-venda do Red Cathedral, e depois de vários adiamentos, e às vésperas da entrega do jogo, a empresa cancela a pré-venda, para vender o jogo mais caro?

    Como pode não ser culpa das editoras, quando elas nunca falam nem se preocupam, com redução de preços dos jogos, e com formas alternativas de barateamento, e só vem a público nas lives, para justificar os preços cada vez mais altos?

    Como pode não ser culpa da editora, no caso da Galápagos, quando, segundo o relato do Rmxavier92, a empresa impõem aos lojistas um limite de preço mínimo, inviabilizando uma eventual concorrência que poderia baixar o preço dos jogos?    

    Evidentemente, as editoras nacionais de board games não são a "epítome da malignidade", mas apenas empresas, às quais, inclusive nós todos devemos ser gratos, em certa medida, por elas produzirem algo que todos nós gostamos, que são os jogos, em um mercado tão difícil e volátil. Mas também não se pode esquecer, que isso não é nenhum favor que as editoras nos fazem, porque os jogos que elas produzem são vendidos a um preço bastante elevado e que encarece cada vez mais, muito por culpa dessas mesmas empresas. Como os board games são diversão, é muito fácil esquecer que eles também são negócios como outro qualquer. Nesse aspecto, as editoras têm todo o direito de cobrarem o que achar que devem pelos seus produtos, de só se preocuparem em trazer para o Brasil e promover jogos de USD 90, de não se preocuparem absolutamente nada em popularizar o hobby, e de nem sequer pensarem em formas de baixar os preços tornando os jogos mais acessíveis. E é exatamente assim que as grandes editoras nacionais de board games fazem, com exceção talvez da Paper Games, que têm investido em jogos baratos. Esse tipo de postura é plenamente possível, mas ela têm um custo, que é justamente as editoras serem consideradas pelo publico, em boa parte culpadas pelos altos preços atuais dos jogo de tabuleiro.      

    Então vocês vejam que a questão do preços altos dos board games lançados nacionalmente, vai muito além de uma mera conversão do seu preço em dólar, no mercado exterior. Claro que as editoras não podem ser responsabilizadas pelo preço alto original do jogo, mas se elas só se esforçam em trazer jogos que já são naturalmente caros, se elas só se esforçam para promover esse jogos, e ainda cobram bem caro pelos eventuais jogos originalmente baratos, então obviamente isso é culpa das editoras nacionais sim, e disso não há como fugir. Pelo menos é como eu penso.    

    Um forte abraço e boas jogatinas.

    Iuri Buscácio

    2
  • Mago do Caos
    472 mensagens MD
    avatar
    Mago do Caos08/01/22 20:00
    Mago do Caos » 08/01/22 20:00

    iuribuscacio::
    rmxavier92::
    Eu particularmente penso que, além de tudo que já foi falado sobre a composição dos preços, existe um outro fator que impede que sejam menores: a Galápagos impõe o preço de revenda aos lojistas.

    Aqui em Belo Horizonte, conversei com um vendedor e ele disse que não consegue vender a preços menores, porque a Galápagos simplesmente obriga que o jogo seja vendido ao preço mínimo que ela determina.


    Mago do Caos:: Eu não disse que as editoras não têm culpa nenhuma. Eu disse que elas estão lá no final da fila dos responsáveis pelos preços praticados aqui. E é bem fácil perceber isso observando tudo o que já vem sendo discutido exaustivamente: o valor dos jogos estão altos globalmente, temos muita burocracia na importação, os impostos são pesados, os fretes internacionais (containers) aumentaram de forma exorbitantemente furiosa, a nossa moeda foi a que mais desvalorizou no mundo, etc. Qual é a culpa das editoras em todos esse tópicos? Zero! Qualquer tentativa de conversão simples, tomando os valores dos jogos lá fora como referência e incluindo todos esses detalhes, você não vai chegar muito longe dos preços que os jogos chegam aqui.
    Não tô querendo dizer que editora é santa e nem passar pano, só tô tentando ser justo.
    Pelo menos sobre preços, pois questões de problemas de produção, pós-venda, etc, é outro papo!


    Caros Mago do Caos e Rmxavier92

    Mago do Caos meu camarada, eu não disse, de modo algum que você era um "passador de pano", ou que tivesse dito que as editoras são santas, e se foi isso que você entendeu, com certeza não foi a minha intenção. Por outro lado, você disse realmente que as editoras eram as menos culpadas pela questão dos preços, com o que, eu não concordo. Para justificar o meu ponto de vista eu citei alguns casos emblemáticos.

    Como pode não ser culpa da editora, quando ela relança o Stone Age, com base no preço do mercado de usados, altamente inflacionado pela escassez apenas?

    Como pode não ser culpa da editora, quando ela abre a pré-venda do Red Cathedral, e depois de vários adiamentos, e às vésperas da entrega do jogo, a empresa cancela a pré-venda, para vender o jogo mais caro?

    Como pode não ser culpa das editoras, quando elas nunca falam nem se preocupam, com redução de preços dos jogos, e com formas alternativas de barateamento, e só vem a público nas lives, para justificar os preços cada vez mais altos?

    Como pode não ser culpa da editora, no caso da Galápagos, quando, segundo o relato do Rmxavier92, a empresa impõem aos lojistas um limite de preço mínimo, inviabilizando uma eventual concorrência que poderia baixar o preço dos jogos?    

    Evidentemente, as editoras nacionais de board games não são a "epítome da malignidade", mas apenas empresas, às quais, inclusive nós todos devemos ser gratos, em certa medida, por elas produzirem algo que todos nós gostamos, que são os jogos, em um mercado tão difícil e volátil. Mas também não se pode esquecer, que isso não é nenhum favor que as editoras nos fazem, porque os jogos que elas produzem são vendidos a um preço bastante elevado e que encarece cada vez mais, muito por culpa dessas mesmas empresas. Como os board games são diversão, é muito fácil esquecer que eles também são negócios como outro qualquer. Nesse aspecto, as editoras têm todo o direito de cobrarem o que achar que devem pelos seus produtos, de só se preocuparem em trazer para o Brasil e promover jogos de USD 90, de não se preocuparem absolutamente nada em popularizar o hobby, e de nem sequer pensarem em formas de baixar os preços tornando os jogos mais acessíveis. E é exatamente assim que as grandes editoras nacionais de board games fazem, com exceção talvez da Paper Games, que têm investido em jogos baratos. Esse tipo de postura é plenamente possível, mas ela têm um custo, que é justamente as editoras serem consideradas pelo publico, em boa parte culpadas pelos altos preços atuais dos jogo de tabuleiro.      

    Então vocês vejam que a questão do preços altos dos board games lançados nacionalmente, vai muito além de uma mera conversão do seu preço em dólar, no mercado exterior. Claro que as editoras não podem ser responsabilizadas pelo preço alto original do jogo, mas se elas só se esforçam em trazer jogos que já são naturalmente caros, se elas só se esforçam para promover esse jogos, e ainda cobram bem caro pelos eventuais jogos originalmente baratos, então obviamente isso é culpa das editoras nacionais sim, e disso não há como fugir. Pelo menos é como eu penso.    

    Um forte abraço e boas jogatinas.

    Iuri Buscácio

    O Stone Age lá fora tá em torno de 40 dólares. Se você observar somente impostos e frete, já vai ficar bem acima do que está sendo vendido aqui (menos de 500 reais).
    O Red Cathedral acompanhei bem por alto o imbróglio, pois não me interessei pelo jogo. Me parece que deu uma enrolada nos prazos e aí rolou uma patifaria pra não tomar preju durante os vários aumentos de custos que aconteceram nesse meio tempo. Mas quando foi lançado, imagino que tenha sido compatível com os preços praticados naquele momento.
    Perceba que estou tentando me ater exclusivamente ao tema dos preços. Se a empresa fez alguma patifaria, quebrando promessas pra não tomar prejuízo por causa do aumento de custos que aconteceu durante o atraso, a gente entra em outra seara (e aí entrariam vários outros temas de patifarias em geral).

    1
  • Mago do Caos
    472 mensagens MD
    avatar
    Mago do Caos08/01/22 20:21
    Mago do Caos » 08/01/22 20:21

    A gente vive em um país merda, no qual as coisas pioraram agudamente nos últimos anos, com precarização do trabalho, aumento da desigualdade, queda aguda do rendimento médio da população, desemprego, inflação, desvalorização brutal da moeda local, etc, etc, etc. Tudo potencializado por uma pandemia que já dura 2 anos, gerando dificuldades externas também. Coloca a cereja do bolo, que é o fato de sermos um mercado extremamente pequeno e chegamos a esse cenário horrendo. O hobby, que já não era tão barato assim, se tornou ainda mais restrito a poucos privilegiados.
    Sério, nessas circunstâncias, não consigo apontar as editoras como as grandes culpadas sobre os preços dos jogos por aqui.
    Repito: estou me atendo ao tema DOS PREÇOS, apenas.

    4
  • iuribuscacio
    3335 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio08/01/22 20:28
    iuribuscacio » 08/01/22 20:28

    Mago do Caos::Perceba que estou tentando me ater exclusivamente ao tema dos preços. Se a empresa fez alguma patifaria, quebrando promessas pra não tomar prejuízo por causa do aumento de custos que aconteceu durante o atraso, a gente entra em outra seara (e aí entrariam vários outros temas de patifarias em geral).


    Mago do Caos:: A gente vive em um país merda, no qual as coisas pioraram agudamente nos últimos anos, com precarização do trabalho, aumento da desigualdade, queda aguda do rendimento médio da população, desemprego, inflação, desvalorização brutal da moeda local, etc, etc, etc. Tudo potencializado por uma pandemia que já dura 2 anos, gerando dificuldades externas também. Coloca a cereja do bolo, que é o fato de sermos um mercado extremamente pequeno e chegamos a esse cenário horrendo. O hobby, que já não era tão barato assim, se tornou ainda mais restrito a poucos privilegiados.
    Sério, nessas circunstâncias, não consigo apontar as editoras como as grandes culpadas sobre os preços dos jogos por aqui.
    Repito: estou me atendo ao tema DOS PREÇOS, apenas.



    Caro Mago do Caos

    Entendo o seu ponto de vista camarada. O problema é que para mim, a atividade econômica é um processo integrado, então não dá para analisar como se cada fator não estivesse altamente interconectado. No final, tudo acaba sempre refletindo no preço, que em última análise é o que mais interessa ao comprador. Se uma empresa faz a patifaria de violar na cara-de-pau uma obrigação contratual, que é a pré-venda, só porque o jogo atrasou e ela não quer entubar o prejuízo, isso obviamente interfere no preço, por isso não dá para dissociar um do outro, como se preço fosse preço e patifaria fosse patifaria. 

    Para mim, está tudo interligado, mas compreendo a sua perspectiva. 

    Um forte abraço e boas jogatinas.

    Iuri Buscacio

    P.S. Quanto mais eu vivencio o hobby, considerando todos os nosso problemas estruturais que evidentemente refletem nos preços dos jogos (moeda desvalorizada, economia frágil, péssimas condições de vida, desigualdade social, corrupção que gera impostos escorchantes, ineficiente monopólio virtual dos Correios, logística de pesadelo e frete inviável pela falta infraestrutura de distribuição, ect), eu cada vez mais me pergunto se board games definitivamente não são para brasileiros, mas sim um passatempo de elite, para quem ganha em dólar ou euro, que nós estamos tentando inutilmente importar e implementar, sem sucesso. Será que não é isso...   

    1
  • matheusfj
    84 mensagens MD
    avatar
    matheusfj08/01/22 21:34
    matheusfj » 08/01/22 21:34

    Grima::650,00 é fora da casinha, vale metade disso e olhe lá...

    O preço em dólar não pode ser balizador, 99.9% dos brasileiros recebem em reais e o produto é para ser vendido no Brasil. 

    As editoras cobram esse preço porque produzem poucas unidades que são compradas por poucos. Uns que não dão valor ao seu parco dinheiro e outros que ganham muito dinheiro.

    Quem paga isso só tá engordando cada vez mais o lucro da Galápagos. Os acionistas tão felizes da vida. Enquanto isso, 90% dos jogadores mudam de hobby ou param de comprar...





    Po campeão, viajou.
    A asmodee é uma empresa multinacional e, como tal, se sujeita à legislação de “preços de transferência” (transfer pricing).
    Eles simplesmente não podem vender o mesmo produto por preços incompatíveis (em dólar) em diferentes países, sob pena de pegarem o estoque oriundo do país com menor valor, remeterem para venda no país com maiores preços e enviarem os lucros de volta para o país de menor valor, maquiando a contabilidade e sonegando impostos.

    1
  • excluido_74361
    1223 mensagens MD
    avatar
    excluido_7436108/01/22 23:04
    excluido_74361 » 08/01/22 23:04

    Mago do Caos::A gente vive em um país merda, no qual as coisas pioraram agudamente nos últimos anos, com precarização do trabalho, aumento da desigualdade, queda aguda do rendimento médio da população, desemprego, inflação, desvalorização brutal da moeda local, etc, etc, etc. Tudo potencializado por uma pandemia que já dura 2 anos, gerando dificuldades externas também. Coloca a cereja do bolo, que é o fato de sermos um mercado extremamente pequeno e chegamos a esse cenário horrendo. O hobby, que já não era tão barato assim, se tornou ainda mais restrito a poucos privilegiados.
    Sério, nessas circunstâncias, não consigo apontar as editoras como as grandes culpadas sobre os preços dos jogos por aqui.
    Repito: estou me atendo ao tema DOS PREÇOS, apenas.

    Grande Mago, eu concordo com quase tudo, mas lembra q no fim, quem determina o preco do produto e a editora. Entao independente dos problemas Brasil (que nao sao poucos) quem recebe a culpa ou o credito do preco do produto, e a editora.
    Elas tem realmente desafios grandes de fechar as contas p ter lucro em cada projeto. Um jogo encalhar e um medo q deve deixar o pessoal de precificacao doido. E honestamente, nao acho errado eles preficificarem como fazer para ter um jogo que no minimo empate, mesmo q so fazendo umas 1000 unidades no total (considerando o mercado, muito mais que isso, so mesmo fazendo uma pre vende da grande sucesso). Mas ainda sim, a editora e responsavel por determinar o preco, independente de ser baixo ou alto.

    1
  • Raitz
    825 mensagens MD
    avatar
    Raitz09/01/22 01:21
    Raitz » 09/01/22 01:21

    pfifikus::Desde o spoiler fest da Galapagos fiquei ligado que Pax pamir viria e fiquei animado com as perspectivas. Apesar do meu hype, nunca tinha visto gameplay nem lido as regras. Apenas houve uma afinidade imediata com a rica e interessante história afegã.
    O jogo chegou aqui por 650 e eu até achei por 674 com as moedas de metal e fiquei animado com a possibilidade da compra. 
    Estou acostumado a importar jogo de fora, com os fretes, a bem provável taxação, a dificuldade extra de se desfazer de um jogo mais raro ou numa lingua inacessível como alemão são questões que eu sempre considero nas minhas aquisições, por isso a facilidade do jogo em português , sobretudo um jogo tão estimado até mesmo no ranking do bgg pareceu uma compra certa e vindoura pra mim.

    Mas,porém, contudo, todavia

    Hj vi um gameplay de Reykholt (do aclamado Uwe e da famigerada galapagos) e o jogo tem uma produção linda. Linda, linda e por 89 reais.

    Agora realmente acredito que a nível de material, de produto, de possível experiência futura. Pax pamir simplesmente nao vale 8 vezes mais, simplesmente por ser "mais jogo".

    Me junto ao coro de que o jogo é caro demais a nivel mundial. Relutantemente tô fora.

    Vou deixar um desabafo aqui que antes da pandemia eu nem jogos de tabuleiro tinha, e eu jogava semanalmente. Vários conhecidos meus compram jogos mensalmente de modo que eu nunca senti a necessidade de ter um jogo, inclusive achava muito caro os jogos pra se ter um.

    Porém com a reclusão fui me habituando a comprar jogos até a faixa de uns 200 reais. Um rokugan ali por 150, um merchants por 200, um 120 num RFTG. E sem nenhum tipo de aumento na minha condição financeira, apenas acompanhando preços, lançamentos, fóruns e gameplays. Cheguei a um ponto de achar uma grata surpresa um jogo vir a 600 reais. Considerando que o jogo é um tecido, 142 cartas e 36 bloquinhos de resina. 

    Não sei nem explicar o que houve no caminho, preciso repensar minha vida. 

    A propósito, o Reykholt já teve o tabuleiro corrigido ou ainda precisa pedir adesivo?

    0
  • Paulo Jr
    189 mensagens MD
    avatar
    Paulo Jr09/01/22 09:48
    Paulo Jr » 09/01/22 09:48

    pô, baratinho
    acho que vou comprar uns três

    1
  • linezinhah
    1202 mensagens MD
    avatar
    linezinhah09/01/22 10:07
    linezinhah » 09/01/22 10:07

    DRSOUZA::Sinceramente, não entendo o porquê de tanta revolta. Eu acho um valor alto e não compro. Ponto final :). Faça o mesmo.

    Estamos falando sobre o preço de um jogo de tabuleiro e não o preço de comida, não é algo essencial, é apenas um hobby. Reclame dos erros dos jogos que você comprou, e não por quanto a empresa deve ou não vender seus jogos kkkkk a editora não lhe deve nada para ter que satisfazer seu desejo ou sua carteira.

    Mais estranho ainda é pensarem que um jogo tão nichado deveria ser vendido a preço de dixit, que também nem é mais tão barato.


    Mas se o pessoal não comprar, como que eles vão ostentar na prateleira o jogo lacrado?!

    Como vão fazer aquele unboxing pra postar no youtube?!

    E o que dirá do pessoal que quer pegar o jogo pra fazer aquele review de uma partida e opinar melhor que o próprio designer do jogo?!

    rsrsrsrs...

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