Confesso que fiquei um pouco decepcionado com os combates no jogo, tendo em vista que prometeu ser similar a jogos como civilization e age of empires, onde o combate não é a única, mas uma viável opção de vitória. Em Brazil, senti que investir em batalhas é um caminho pouco eficiente, comparado com diversas outras estratégias, com a "vitória militar" não sendo um caminho sequer existente, na minha sensação pessoal.
Enfatizo, o jogo é uma obra de arte, mas realmente acabei por esperar uma maior variabilidade nas possibilidades de vitória, como Kemet: blood and sand, que valoriza tanto o foco individual em construções quanto os combates.
Assim, pensei em presentear o vitorioso atacante no combate 1 PV + 1 Carta de combate (ele ganharia duas e ficaria com uma) e, caso o defensor vença, ele ganharia 1 Carta de combate, para não desestimular o ataque.
O jogo foi idealizado para não apresentar fichas marcadoras de pontos, mas como regra da casa, pegando marcadores do Puerto Rico para esse fim acredito que não seria um problema! Ou mesmo anotar no bloco que acompanha o jogo.
Aceito sugestões e obrigado a todos que leram e me ajudaram!
Edit: vou acrescentar a observação feita pelo Cacá, do blog "E aí, tem jogo?", em seu excelente review, que corrobora a ideia aqui apresentada. Como mostrado por ele, é apenas uma expectativa pessoal que acabou por não se concretizar.
"Em Brazil Imperial temos unidades militares e ocorrem conflitos entre os jogadores, mas aqui deixo um das minhas primeiras observações pessoais, eu gostaria que o jogo prestigiasse mais as ações belicosas entre os jogadores mas o que acaba acontecendo é que os combates são muito raros de acontecer e são muito pontuais, acho que se valessem pontos de vitória teríamos mais guerras na mesa"