Essa dúvida já foi jogada no fórum, mas ainda acho as regras dúbias. Alguém sabe se o Zé já se pronunciou sobre?
Eu quero saber se as peças para receber os PVs do Poder do D. Manuel I tem necessidade de estarem viradas para o lado das Serrarias ao final do jogo, ou se é como se fossem um MARCO, ou seja, construiu a Serraria, já tem direito aos três pontos independente do que aconteça com a peça durante o jogo (virar, ser conquistada, construir por cima).
Eu jogo mais pela segunda interpretação, mas vi no fórum que tem pessoas que exigem que estejam viradas pra cima ao final do jogo.
a dúvida se aplica a Dona Isabel e Maurício de Nassau.
MANUAL: dom Manuel I Poder: Suas 3 primeiras peças de Serrarias valem 2 Pontos de Vitória e produzem 2 Paus-Brazil e 1 Ouro.
FAQ:
P. Como exatamente devemos contar as “três primeiras construções” de Dom Manuel I, Dona Isabel I de Castela e Maurício de Nassau? Por exemplo, se Dom Manuel I construir uma serraria, reformá-la para uma feitoria e depois reformá-la para uma serraria, isso conta como sua segunda serraria?
R. Não. Você deve considerar que o bônus se aplica às 3 primeiras peças deste tipo de construção. Além disso, o bônus se aplica permanentemente a essas 3 peças. A primeira serraria de Dom Manuel I produz 2 madeiras + 1 ouro na construção. Se ele reformar para uma feitoria, depois reformar de volta para uma serraria, a serraria produzirá novamente 2 madeiras + 1 ouro e assim por diante. No entanto, você deve tentar construir várias serrarias, porque cada uma delas valerá 2 PV no final do jogo, em vez de renovar a mesma serraria indefinidamente.
Dica: coloque 3 marcadores (por exemplo, os marcadores +1) em seu Monarca no início do jogo. Cada vez que você construir a construção associada ao seu Monarca, mova 1 marcador do seu Monarca para esta construção. Isso permitirá que você acompanhe suas 3 primeiras construções / peças - e também pode ajudá-lo a se lembrar de seu valor de +1 PV e FC.