Amaral::smsnick::Caverna acho q vai ser a pedida certa, só aguardar. Na minha opinião, tudo q o autor "errou" no Agrícola, ele consertou no Caverna. Particularmente considero a evolução.
Marco Polo 2, excelente tbm.. só não é de fazendinha rs, mas é obra prima, e se for escolher, se atente para o 2, pq corrigiu muita coisa do primeiro
Não vejo Caverna e MP2 como evolução de falhas de seus antecessores. São só jogos mais frouxos, menos punitivos. Eu prefiro jogos mais apertados como os originais.
Acho curioso que o problema sempre é o jogo e nunca o jogador. Quem se adapta é justamente o último, não o primeiro. É como a criança que pega aqueles jogos de encaixar peças geométricas e reclama que ele não funciona quando tenta encaixar um cubo em lugar de um triângulo.
Agricola foi inspirado no Caylus original, que é um jogo bastante apertado. Isso dá dimensão das escolhas de design por trás dele. Os lançamentos do Caverna e das edições família e revisada do Agricola se deram por sugestões de jogadores ao longo de anos, neste caso abrindo o jogo original a um público diferente.
A edição revisada do Agricola ocorreu porque muito feedback foi dado pelo site playagricola e, além dos múltiplos baralhos lançados a partir de 2008, foi feita a opção pelo rebalanceamento de algumas cartas pelo próprio designer. Não era e nunca foi um jogo quebrado, mal desenhado ou mal equilibrado. A questão é que havia gente que jogou ele tanto que começou a desenvolver estratégias que nem o Uwe imaginava.
Agricola é um universo em si. Se for para ter só um jogo de alocação com gestão de recursos, nada oferece tanto com tão pouco.