Esse artigo é uma tradução do texto retirado do site da PHG, escrito pelo criador do jogo, Colby Dauch, que explica os símbolos nos Invocadores da segunda edição: o que eles significam e como são usados.
Três símbolos por baralho
Em Summoner Wars, cada invocador agora possui 3 símbolos para a construção de baralhos. Quando for construir um baralho personalizado, o jogador deve escolher seu invocador e os símbolos indicam quais unidades e eventos são permitidos.
Por exemplo, Svara possui o símbolo marcial (dois machados), assim como todos os invocadores, pois esse é o símbolo dos mercenários: guerreiros sem alianças fixas que podem lutar por qualquer causa.
Além do símbolo marcial, existem outros 12 símbolos. Cada um deles representa um tema e estilo de jogos distintos. Svara, por exemplo, possui os símbolos de água e lógica. Então todas as cartas do seu baralho possuem pelo menos um desses símbolos.
Os símbolos (e a que estão relacionados):
- Fogo (precisão)
- Luz (verdade)
- Astúcia (trapaça)
- Terra (crescimento)
- Espírito (harmonia)
- Instinto (audácia)
- Água (poder)
- Trevas (sacrifício)
- Determinação (controle)
- Ar (movimento)
- Divino (preservação)
- Lógica (procedimento)

Uma vastidão de possibilidades
O que isso significa para a construção de baralhos? Quando for lançada a facção dos Elfos da Fênix, todas as cartas do Master Set estarão disponíveis para construção de um baralho personalizado para a sua invocadora, a Rainha Maldaria. (Nota: os baralhos do Master Set todos possuem símbolos diferentes, não é possível montar baralhos personalizados apenas com a caixa básica, apenas com as expansões).
Da mesma forma, tanto Ret-Talus quanto Sera Eldwyin terão cartas do baralho da Rainha Maldaria a sua disposição. Quando toda a primeira onda de facções tiver sido lançada, esse será o diagrama de quais facções podem usar cartas umas das outras:
À esquerda: Elfos da Savanas, Goblins das Cavernas, Vanguardas, Interruptores, Reinos dos Mortos, Anões Polares.
À direita: Elfos da Fênix, Orcs da Tundra, Mantos, Avianos da Lança Celeste, Conselho Eterno, Anões Fúngicos.
Após a segunda onda de lançamentos, com mais seis facções, a possibilidade de combinações aumenta dramaticamente.
Acima: Orcs do Pântano, Anões Obsidianos, Viajantes
À Esquerda: Elfos da Savanas, Goblins das Cavernas, Vanguardas, Manipuladores, Reinos dos Mortos, Anões Polares.
Abaixo: Goblins da Areia, Altos Elfos, Elfos da Sombra
À direita: Elfos da Fênix, Orcs da Tundra, Mantos, Avianos da Lança Celeste, Conselho Eterno, Anões Fúngicos.
Na realidade, existem sessenta e seis possíveis combinações diferentes para esses doze símbolos e, em um mundo onde sessenta e seis invocadores foram lançados, para cada duas cartas existentes existe um invocador capaz de colocar ambas em seu baralho!
Eu preciso construir um baralho?
Lógico que não, construção de baralho não é para todo mundo! Cada produto da linha Summoner Wars vêm com um baralho pronto para se jogar. Pretendemos apoiar ambos estilos de jogo para torneios e jogatinas organizadas, Padrão e Personalizado. No formato Padrão, os jogadores podem usar os baralhos prontos, sem modificações, e no formato Personalizado, como você deve ter adivinhado, os jogadores irão construir seus baralhos usando as regras apropriadas. Ambos os formatos devem ser capazes de permitir uma variedade absurda, seja pela quantidade de facções pré-construídas no formato padrão, quanto pelos decks cuidadosamente montados para explorar o mundo de Summoner Wars de maneiras que ninguém imaginou antes!