Na Toscana do século XV, atuando como nobres influentes devemos desenvolver a região construindo vilas, cidades, fazendas e monastérios, extraindo mármore ou entregando recursos.
Como funciona:
Durante três rodadas os jogadores devem construir seu principado utilizando uma das três ações durante seu turno:
1 - Pegar uma peça: Escolha qualquer uma das oito peças disponíveis no centro da mesa e coloque em sua reserva no tabuleiro individual. Em seguida reponha no espaço vazio com uma peça da sua pilha mais à esquerda que ainda possua peças; 2 - Comprar cartas: Compre 2 novas cartas de região, que serão utilizadas para colocar as peças em seu principado (+1 para cada melhoria de cartas que possua); 3 - Posicionar uma peça: Posicione em seu principado a peça reservada no tabuleiro individual pagando o custo de duas cartas da mesma cor da peça, lembrando que é necessário posicioná-la adjacente a outra peça e apenas em um espaço de terreno da mesma cor. Ao posicionar as peças cada uma produz um efeito diferentes, sendo eles: - Castelo (verde escuro): Pegue uma nova peça do centro da mesa e posicione em seu principado imediatamente; - Cidade (vermelho): Compre uma nova melhoria e adicione ao seu tabuleiro individual; - Hospedaria: (azul): Ganhe uma peça azul hexagonal de madeira, que funciona como um coringa; - Agricultura (verde claro): Ganhe um ponto de vitória para cada tipo de cultura apresentado na peça que ainda não esteja presente naquela área de agricultura; - Pedreira (cinza): Ganhe um mármore (+1 para cada melhoria de mármore que possua); - Vila (laranja): Ganhe um trabalhador (+1 para cada melhoria de trabalhadores que possua); - Monastério (amarelo): Compre 3 cartas; - Carroça (bege): Revele uma carta do baralho de carroça e obtenha o benefício mostrado (+1 para cada melhoria de carroças que possuir).
O tabuleiro central possui duas linhas de pontuação, verde e vermelha, e no final de cada rodada toda a pontuação da linha verde é transferida para linha vermelha, porém a linha verde não é zerada e continua contando os pontos a partir de onde estava.
No final da terceira rodada o jogador com maior pontuação na linha vermelha é o vencedor.
Opinião:
Nitidamente este jogo é uma reimplementação do já consagrado The Castles of Burgundy com muitas de suas mecânicas simplificadas tornando-o assim mais rápido e acessível para mais jogadores.
[ltr] Apesar de ainda não ter sido lançado no Brasil, ele pode ser encontrado atualmente a um valor relativamente acessível, e por não possuir nenhuma dependência de idioma além do manual não é necessário que todos os jogadores tenham domínio de inglês.
É um jogo leve que pode facilmente ser apresentado a pessoas que ainda não possuam tanta familiaridade com jogos modernos e até mesmo com crianças a partir de 10 anos.
Recomendamos o jogo para qualquer grupo que goste de jogos familiares com pouca interação.
Todas as nossas partidas foram muito agradáveis e com uma dinâmica muito boa independentemente da quantidade de jogadores.[/ltr]
Mecânicas/Características: - Colocação de peças - Coleção de componentes - Tabuleiro modular Ficha técnica: Designer: Stefan Feld Artista: Antje Stephan, Claus Stephan Publicado por: Alea Jogadores: 2-4 Tempo médio: 60min Complexidade: leve Mesa: NerdBruto