carlosrocca::Iuri,
Talvez "mimizento nutela" não seja o termo mais apropriado, mas acho que você bate demais nesse jogo em específico.
Vendo tantas críticas sobre o comportamento da Galápagos em Everdell e um silêncio em relação aos outros jogos com erros (na minha opinião muito mais graves), parece mais uma birra pessoal com este jogo em específico do que com a forma que a Galápagos efetivamente trata os seus consumidores.
Com relação aos demais jogos, até agora não vi nenhuma reclamação de erros em cartas ou em componentes. Será que isso pode ser um bom sinal para os próximos lançamentos desse ano?
Abraços!
Caro Carlosrocca
Realmente eu reconheço que reclamo mais do Everdell, do que dos demais jogos com erros da Galápagos que você citou, e apesar disso ficar parecendo uma birra pessoal com o jogo, eu te asseguro que não é esse o caso. O que ocorre é que, evidentemente, o Everdell foi o lançamento que mais chamou a atenção atualmente, que teve mais hype, que foi mais comentado, e cujo problema nas cartas teve uma repercussão maior. Tanto assim é, que no caso do Everdell a Galápagos se comprometeu a fazer a reposição, enquanto que no caso dos outros ficou só nas providências de praxe, ou seja, publica uma errata e cada um que se vire, com o seu paste up. Dado o seu maior sucesso de vendas e maior impacto no hobby, é natural que o Everdell seja o jogo mais criticado e também o mais defendido. Por isso, longe de ser uma questão específica com o jogo, o Everdell na verdade é um exemplo, de como as coisas estão erradas no mercado nacional de board games. Mas só para deixar claro, a minha crítica se estende a todos os demais jogos com erros da Galápgos, principalmente porque em relação a esses, não deve haver qualquer tipo de reposição.
Então, não é uma questão de querer que as pessoas deixem de comprar o jogo (muito embora, isso seria uma estratégia muito mais eficaz, do que comprar o jogo com problemas, para só depois reclamar e cobrar que a Galápagos resolva). Sem nenhum sarcasmo, mesmo esse não sendo o tipo de jogo da minha preferência, eu desejo muito que a Galápagos faça a reposição de todas as cartas, que quem pagou tão caro pelo jogo fique feliz, que cada vez mais gente compre o Everdell, e que a Galápagos ganhe cada vez mais dinheiro com esse board game. Isso porque talvez assim, a editora finalmente se convença de vez, de que vale a pena investir em revisão e controle de qualidade. Desse modo, amanhã, quando a Galápagos for lançar, por exemplo, o "Insondável", que é um jogo que me interessa (apesar de nem ter mais muitas esperanças, porque o jogo deve vir caro de doer) eu possa estar seguro de que a empresa realmente fez o possível para que nenhum erro acontecesse, e se isso ocorrer, afinal todos somos humanos e falhamos eventualmente, a empresa irá consertar esses eventuais erros.
Não dá para deixar de pensar que, se hoje nós estamos às voltas com os erros do Everdell, certamente isso se deve ao fato de poucas pessoas terem reclamado dos erros do Masmorra do Mago Louco e do Nemesis (porque não afetavam a jogabilidade). Se ninguém reclamasse dos erros do Everdell, como ocorreu, certamente não haveria uma reposição agendada para esse ano (o que eu prefiro ver para crer), e nos lançamentos vindouros isso continuaria a ocorrer. Por conta disso, definitivamente, não é aceitando qualquer erro que aconteça, em jogos de R$ 400,00 / R$ 500,00, só porque dá para fazer uma gambiarra, ou porque eles não atrapalham tanto assim a jogabilidade, e principalmente, não é adotando uma postura de "5ª série primária", e chamando de "mimizento nutela", quem reclama desses erros com toda a razão, que a situação do mercado de board games vai melhorar, e os erros que aconteceram no Everdell vão deixar de se repetir.
Pelo menos é como eu penso, meu camarada.
Um forte abraço e boas jogatinas.
Iuri Buscácio
P.S. Não seria muito legal, se a Galápagos realmente aprendesse com esse episódio do Everdell, se você pudesse se divertir normalmente jogando com as carta corretas, após a reposição, e se, no futuro não fosse mais necessário discutir esse tipo de coisa?!?!