mafarani:: Pessoal, estou atrás de um jogo de RPG mais próximo dos RPGs de livro, com bastante mobilidade e poder de decisão dos jogadores.
Qual atende melhor?
Gostei muito da temática de Mansions of Madness e Arkham Horror, mas não sei qual seria mais adequado.
E vi que ainda tem o Card Game, que está super bem avaliado.
Se tiverem alguma outra sugestão, será bem vinda.
Podem ajudar?
Acho que posso ajudar, tenho todos os jogos que citou, jogava RPG (Gurps, Vampiro e D&D), e minha mesa de boardgames possui jogadores desde o nível experts até os mais casuais.
Segue minha humilde opinião:
Eldritch Horror - Lindo mapa do mundo que te da uma sensação de estar resolvendo um mistério global. No entanto, é um
jogo quebrado que pode te dar uma excelente partida como a pior partida da sua vida. A Mecânica é extremamente aleatória o que faz cada jogo ser diferente. só recomendo para jogadores experientes e que gostam do tema. (vendi minha cópia com as expansões).
Mansion of Madness - Acredito que este tenha muita imersão inicial, pois é necessário jogar com um aplicativo que possui musica e uma narração curta contando o inicio da história. Depois a movimentação e as descobertas são todas resolvidas no aplicativo que te indica o que fazer no boardgame. Pra mim o que mais dificulta colocar este jogo em mesa é ligar o aplicativo na TV para todos que estão jogando acompanhar. vencendo esta barreira é um excelente jogo. Mas a história será sempre a mesma.
Arkham Horror 3rd Board Game - Este é o meu favorito e o que mais se aproxima do RPG pra mim. Existe um deck de cartas que direciona a história (que não muda muito, exceto algumas decisões que ele te oferece para tomar que levam a caminhos diferentes). O sistema de itens, magia, Itens Únicos e Aliados é muito interessante, os personagens são os mesmos dos jogos anteriores, mas suas habilidades e itens iniciais são mais balanceados e temáticos. O unico ponto negativo é a falta de uma campanha interligada como no RPG. O mapa modular é muito legal para se sentir em locais diferentes.
Arkham Horror Card Game - O mais novo da minha coleção, peca na imersão como um todo. Por ser um cardgame tudo é 2d então os personagens são cartas finas que ficam perto das cartas que representam o local. Isso pegou muito com os jogadores do meu grupo que valorizam a imersão visual, como não há tabuleiro e a ligação entre cartas é feita por ícones o jogo confunde em alguns momentos, nada que umas impressões 3d não resolvam, mas decepciona.
O seu personagem é representado por 34 cartas iniciais, 1 de personagem, 1 especial com bônus exclusivo, 2 ruins com fraquezas do personagem e 30 com habilidades variadas da Classe do personagem. Aqui começam as semelhanças com o RPG, as fraquezas são como os defeitos do personagem e conforme vai andando o jogo, você pode adquirir mais delas, como também cartas exclusivas de bonus, as vantagens.
o jogo é formatado para ter campanha, o que pra jogadores de RPG é um prato cheio, suas escolhas e resultados afetam os próximos cenários até o fim da campanha. A campanha do jogo básico é minúscula... 3 episódios apenas, sendo necessário a expansão.
Os personagens como padrão são zerados para uma nova campanha, mas se você quiser continuar com ele e seu histórico é possível mas começa a desbalancear o jogo.
ausência de dados, foi substituído por tokens de -,+ e efeitos especiais para os testes de pericia.
Espero ter ajudado