Post original: https://boardgameswithcouple.com/2021/11/17/super-motherload/
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Lembra-se daqueles jogos antigos de magnata dos minérios no PC? Onde você tinha que extrair e vender minerais para atualizar seu equipamento e sua tripulação? Se você amava isso, você vai adorar este jogo. Encontramos
Super Motherload da Roxley Games, que se parece e funciona de maneira semelhante aos jogos para PC. Neste jogo de tabuleiro, a Terra está sofrendo de uma crise de energia e a Solarus Corporation descobriu uma fonte infinita de minerais raros profundamente escondidos no planeta Marte que podem acabar com esta crise. Cabe a você encontrá-la.

Para a preparação, coloque o tabuleiro da profundidade 1 no meio da mesa, mantenha os outros tabuleiros de jogo próximos e coloque todas as peças minerais, peças de artefato (voltadas para baixo), peças de túnel e fichas de bomba por perto. Embaralhe as cartas de conquistas principais e coloque três cartas voltadas para cima na mesa. Coloque o baralho restante na caixa. Faça o mesmo com as conquistas menores, mas mantenha o baralho voltado para baixo ao lado das conquistas. Se você jogar em dois, coloque quatro conquistas menores na mesa. Cada jogador escolhe um deck de jogador e leva os sete pilotos iniciais sem custo no canto superior direito. Embaralhe essas cartas em um baralho inicial e verifique se você tem espaço suficiente para descartar as cartas. Em seguida, classifique todos os pilotos restantes por cor e coloque-os em quatro pilhas à sua frente, com o piloto mais barato no topo e o piloto mais caro embaixo. Pegue quatro cartas de seu baralho inicial, pegue uma ficha de bomba do estoque e você está pronto para jogar.

Na sua vez, você pode escolher duas das três ações possíveis e pode realizar a mesma ação duas vezes. Você pode retirar duas cartas do seu deck para a sua mão. Se não houver mais cartas, embaralhe sua pilha de descarte se precisar de mais. Você também pode escolher perfurar. Para fazer isso, descarte qualquer número de cartas de cores correspondentes que tenham o símbolo de broca. Um ícone colorido de broca pode ser combinado com qualquer cor. Coloque tiles de túnel com o comprimento total igual ao número de ícones de broca que você jogou em linha reta. O túnel sempre deve ser adjacente aos túneis colocados anteriormente ou deve ser colocado da superfície do tabuleiro de profundidade 1. Você também não pode perfurar rocha, pois só pode bombardear rochas. Os espaços sujos sempre podem ser perfurados e os espaços de aço devem corresponder à cor que você acabou de descartar para serem perfurados. Depois de colocar seus túneis, pegue os minerais que você acabou de descobrir e coloque-os em uma pilha no piloto de sua escolha. Todos os minerais de uma ação de perfuração ou bombardeio devem ir para o mesmo piloto e não podem ser divididos. Assim que o custo for igual ou superior ao custo do piloto, você pode adicionar a carta à sua pilha de descarte e descartar os minerais de volta ao estoque.

Por último, você pode bombardear se tiver um token de bomba e cartas vermelhas em sua mão. Cada piloto vermelho mostra um padrão de bomba no lado esquerdo de sua carta Se você descartar esta carta, você pode colocar túneis no formato exato desse padrão. Você pode inverter e girar o padrão como desejar, mas não pode bombardear espaços de aço. O bombardeio funciona muito bem em terra e pedras. Depois de cobrir os minerais com túneis, coloque qualquer mineral coletado em um piloto de sua escolha. Alguns pilotos vêm com bônus de compra ou bônus de treino depois de desbloqueá-los. Os bônus de compra podem ser encontrados na parte inferior do cartão e são ganhos imediatamente quando o piloto é comprado. Isso poderia ser adicionar as cartas diretamente para a sua mão, por exemplo. Os bônus de treino são ganhos assim que você descarta esta carta para uma ação de treino. Os bônus de treino podem ser pegar uma carta ou mesmo ser capaz de perfurar uma rocha com esta ação, por exemplo. Certifique-se de verificar se realizou alguma conquista importante todas as vezes depois de ganhar novos pilotos. As conquistas principais recompensam você por ter adquirido certos pilotos, enquanto as conquistas menores têm objetivos específicos que você pode cumprir, como usar dois artefatos no seu turno. Conquistas principais nunca são substituídas, enquanto para cada conquista secundária concluída, uma nova é retirada do baralho. Você só pode concluir uma conquista principal e uma secundária no mesmo turno.

Cada tabuleiro de jogo de profundidade possui vários artefatos que podem ser encontrados. Se você bombardear ou perfurar um artefato, pegue um artefato virado para baixo e mantenha-o escondido de outros jogadores. Você pode usar os bônus a qualquer momento do seu turno. Não há limite de quantos artefatos você pode ganhar e usar durante um turno. Bônus de artefatos podem ser pontos de vitória, minerais extras ou cartas, por exemplo. Depois que todos os artefatos de um tabuleiro de profundidade estiverem cobertos, você pode colocar o próximo tabuleiro de profundidade na mesa. O jogador que cobriu o artefato pode escolher o lado que ficará voltado para cima. E pode colocar o novo tabuleiro sob o tabuleiro de profundidade existente. Se já houver dois tabuleiros de profundidade existentes, remova o tabuleiro superior e retorne todos os túneis colocados de volta no suprimento. Quando você joga com dois jogadores, não jogue com o tabuleiro de profundidade 3. O jogo termina quando o último artefato é colocado no tabuleiro de profundidade 4. Todos os jogadores farão uma jogada final antes de contar suas pontuações. Some todos os pontos de vitória de pilotos comprados, artefatos e conquistas para determinar sua pontuação. O jogador com mais pontos de vitória vence o jogo.

Jogando
Depois de escolher nossa equipe, estávamos prontos para explorar as profundezas de Marte e ficarmos ricos. Infelizmente para mim, era mais fácil falar do que fazer. Por alguma razão, na primeira metade do jogo, Tomasz não só teve sorte em sacar suas cartas, mas também decidiu usar todos os melhores minerais bem na minha frente sempre que podia. A única sorte que tive foi ganhar muitos tokens de bomba. Nesse ínterim, ele já havia dobrado seus pilotos, ganhou alguns artefatos e até algumas conquistas. Eu tive que intensificar meu jogo. Comecei a investir em todos os pilotos vermelhos, pois tinha muitos tokens de bomba. Minha sorte voltou atrás quando eu cobri o último artefato no tabuleiro de jogo de profundidade 2 e pude escolher um lado do profundidade 4. Percebi que um lado tinha muito mais pedras do que o outro lado, o que significava que Tomasz sofreria para conseguir seus recursos lá. Já que ele não tinha nenhum token de bomba para usar, ele estava tentando desesperadamente obter todos os minerais de aço e espaços de terra enquanto eu felizmente fiz meu retorno ao jogo. No final do jogo, não tínhamos ideia de quem iria ganhar até que ambos tivéssemos terminado de contar os nossos pontos. Mesmo que eu tenha pontuado tardiamente bastante, não foi o suficiente para vencê-lo desta vez. Mas eu ainda declaro que nós dois ficamos ricos.

Normalmente eu não sou uma fã de jogos de construção de deck, mas este jogo não me trouxe a sensação de construção de deck. Você está realmente tentando obter os minerais para que possa ter mais pilotos para jogar enquanto explora as profundezas de Marte. Quanto mais fundo você for, mais recursos encontrará com sua equipe de pilotos em evolução. Como estamos acostumados com a Roxley, a qualidade dos componentes é ótima e a arte dos pilotos é bonita. Na minha opinião, eles poderiam ter usado um pouco mais de decoração nos tabuleiros do jogo. Como minúsculos alienígenas à espreita, ou rochas de cores diferentes, por exemplo, apenas para adicionar um pouco mais de cor. A jogabilidade de
Super Motherload é suave e fácil de aprender. Com pequenos ajustes, como retirar um tabuleiro de profundidade e adicionar uma pequena conquista extra, torna-se um bom jogo para dois jogadores que possui duração média.
Considerações finais
Super Motherload é um jogo de tabuleiro de ficção científica onde você tenta obter o máximo de minerais que puder para atualizar sua tripulação e ganhar pontos de vitória. Este jogo é muito fácil de aprender com apenas três tipos de ações e tem componentes de boa qualidade. A arte dos pilotos parece divertida, mas em nossa opinião os tabuleiros do jogo poderiam ficar mais divertidos com pequenos alienígenas subterrâneos espreitando ou rochas de cores diferentes, por exemplo. Uma vez que existem muitos artefatos diferentes, conquistas menores e tabuleiros de profundidade de dupla face, nenhum jogo é igual e você enfrentará desafios diferentes a cada partida. Nós nos divertimos muito explorando as profundezas de Marte e estamos felizes em adicionar este jogo à nossa coleção.
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Traduzido*** por
Vania Telles
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