Post original: https://boardgameswithcouple.com/2021/11/24/steampunk-rally/
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Eu tenho uma confissão a fazer. Eu sou aquela do casal que mais frequentemente nos leva do ponto A ao ponto B. Eu também odeio chegar atrasada e isso significa que prefiro chegar mais cedo do que ser pontual. Por causa disso, tenho tendência a dirigir um pouco mais rápida do que deveria... Já que Tomasz odeia isso, ele me deu o jogo perfeito para me impedir de acelerar na vida real. Em
Steampunk Rally, seu objetivo é cruzar a linha de chegada o mais rápido com o máximo de distância possível. Você faz isso com uma invenção que você mesmo construiu e modificou. Apenas certifique-se de manter sua invenção em ordem para não explodir. Fácil, certo?

Para a preparação, você pode escolher qual pista deseja usar. Escolha um lado dos tiles, coloque o tile inicial e 3 tiles do meio de forma aleatória (ou escolhida) e coloque a linha de chegada no final. Você pode fazer o layout de sua própria pista. Coloque todos os dados e engrenagens nas proximidades e crie quatro baralhos separados das três peças da máquina e cartas de reforço. Se você quiser jogar com desafios, não coloque mais do que três desafios na pista de corrida em espaços que ainda não têm um desafio. Em seguida, cada jogador escolhe um inventor e pega o seu cockpit, a peça da máquina e o peão do inventor correspondente. Coloque os peões nos lugares iniciais e construa sua invenção de forma que ambas as cartas se alinhem. Por último, pegue a ficha de lâmpada com o lado aceso voltado para cima e um medidor de danos começando com zero.

Você começa seu turno com a fase de seleção. Cada jogador pega uma carta de todos os quatro baralhos. Escolha uma dessas cartas e coloque-a voltada para baixo à sua frente. Existem dois tipos de cartas, cartas de impulso e cartas de peças de máquina. As cartas com uma borda preta são cartas de reforço que podem ser jogadas posteriormente para obter os benefícios ou efeitos descritos. As peças da máquina podem ser adicionadas à sua invenção. Assim que cada jogador tiver escolhido sua carta, revele-as simultaneamente e escolha o que fazer com sua carta. Você pode descartá-la e obter os dados ou engrenagens exibidas na carta. Você pode esconder cartas de impulso sob seu medidor de danos para usar mais tarde, ou você pode adicionar peças de máquina à sua máquina. Para adicionar a próxima parte, simplesmente conecte a meia válvula em sua carta com uma meia válvula existente em sua invenção. As cartas da máquina não podem ser giradas e precisam ser colocadas de forma que o nome esteja sempre no canto superior esquerdo. Assim que todos os jogadores cumprirem a sua escolha, passe as cartas restantes ao jogador a sua direita e repita este processo até que não haja mais cartas para passar.

Após a fase de seleção, vem a fase de ventos. Aqui você pode pagar engrenagens para reduzir o valor de 1 dado em 2 ou reduzir 1 em 2 dados. Isso é importante, pois os dados não desaparecerão por conta própria. Uma vez jogado, você deve reduzir o valor dos dados até que eles desapareçam para que você possa usar o mesmo local novamente. Algumas cartas de reforço também são jogadas especificamente durante a fase de ventos, conforme indicado nas cartas. A próxima é a fase de corrida. Todos os dados que você coletou nas fases anteriores serão importantes agora. No início desta fase, lance todos os dados que você coletou, bem como todos os dados armazenados. Você sempre pode descartar uma roda dentada para rolar novamente um dado ou para aumentar o valor de um dado em 1. A maioria das peças da máquina tem ranhuras com um tipo de molde de cor mostrado. Se você tiver dados em cores iguais, pode colocá-los nas ranhuras dessas peças da máquina para ativá-las. A maioria das peças da máquina mostra um valor numérico que os dados devem ter para serem colocados, outras são de uso único que podem ser ativadas com qualquer valor em um dado. Essas peças da máquina podem ser reconhecidas por um ícone de estrela. Por último, você pode usar sua lâmpada para ativar as peças da máquina que têm um ícone de lâmpada. Depois de virar sua lâmpada, você deve ativar todas as peças da máquina com uma lâmpada. Contanto que você tenha dados e espaços para os dados, você pode ativar uma máquina por vez em qualquer ordem. As ativações de máquina podem fazer você ganhar dados ou descartá-los das máquinas, permitir que você ganhe defesa ou engrenagens, ou permite que você mova sua invenção para frente.

Algumas peças da máquina ou peças da pista de corrida podem causar danos. Se você receber danos, atualize seu medidor de danos. No final da fase de corrida, verifique seus danos. Se o seu dano for menor que zero, você deve descartar um número de peças da máquina igual ao número em seu medidor de danos. Em seguida, redefina seu medidor de danos para zero. Se você descartar peças da máquina, descarte também todos os dados restantes dessas peças.
Se você não tiver mais peças da máquina além da cabine do piloto, você explode. Mova seu peão para trás do último jogador (ou um espaço para trás se você já for o último) e, em seguida, redefina o medidor de danos para zero. Após a fase de dano, uma nova rodada começa. Vire sua lâmpada de volta para o lado aceso, devolva qualquer dado não utilizado para o suprimento ou coloque-o em espaços de dados de armazenamento e, em seguida, vire o dado de direção para o outro lado.
Quando um jogador cruza a linha de chegada, uma última rodada será jogada. O jogador que estiver mais longe na pista de corrida após a última rodada ganha o jogo.
Jogando
Como sempre, li o livro de regras e expliquei as regras para Tomasz. Então começamos a correr. Meu jogo parecia piorar enquanto a invenção de Tomasz era mais rápida. Eu não conseguia descobrir o que estava fazendo de errado. Foi quando percebi que ele estava jogando todo o jogo errado, tirando dados quando precisava... Infelizmente, ele não ouviu a parte onde expliquei que você paga com engrenagens para baixar o valor ou para encontrar outra maneira de descartá-los. Desnecessário dizer que isso deixou alguns problemas de confiança, resultando em eu olhar para sua mesa em cada movimento que ele fez em nosso segundo jogo. Tenho muita sorte de ter um namorado tão paciente que não se importa em ter uma namorada que gosta de ganhar. Uma vez que estávamos na mesma página novamente, nosso segundo jogo foi muito melhor e nossas invenções estavam se movendo na mesma velocidade. Aprendemos ao longo do jogo quais combinações de peças de máquina funcionavam melhor para nossas invenções e quais peças de máquina eram melhores para deixar passar. No final, consegui minha vitória com apenas um espaço a mais que Tomasz.

Com muitos personagens diferentes para escolher, peças de máquina para combinar e pistas de corrida para fazer, percebemos que não apenas cada jogo é diferente, mas você também pode tornar a pista de corrida tão difícil quanto quiser. A pista nas montanhas tem menos perigos do que as pistas Steampunk, por exemplo, mas a forma e os tiles que você escolhe também fazem a diferença. Os personagens também têm habilidades diferentes e dados diferentes para essas habilidades. Isso fará com que você queira coletar diferentes tipos de dados para sua invenção em cada partida. Gostamos muito do sistema de colocação dos dados e da capacidade de jogar quase todo o jogo simultaneamente. Não há realmente um tempo de inatividade para outros jogadores por causa disso. Depois de jogar algumas rodadas, o jogo também fica muito fácil. Mas pode levar algumas partidas para dominar. Você pode fazer as maiores invenções para ter o máximo de espaço para dados ou fazer combinações malucas em uma pequena invenção. Também amamos a arte neste jogo e, especialmente, de como as cartas se misturam nas invenções.

Considerações Finais
Steampunk Rally é um jogo de corrida e estratégia com o tema Steampunk. Se você for o mais avançado na linha de chegada com sua invenção caseira, você ganhará o jogo. Com muitos personagens, peças de máquina e diferentes pistas de corrida para escolher, nenhum jogo será o mesmo. Quase não há tempo de inatividade, já que a maioria das fases podem ser jogadas simultaneamente. Mesmo que o jogo seja fácil de aprender depois de algumas rodadas, há alguma profundidade a ser dominada depois de alguns partidas. Juntos, amamos a aparência deste jogo, seu fluxo e a sua variedade.
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Traduzido*** por
Vania Telles
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