Innerdark::Existe facções mais poderosas que outras quando combinadas com certos tabuleiros de jogador. Inclusive existe até um tierlist dessas facções. A questão e que isso e normal em jogos com interação direta em jogadores, assimetria e ausência de sorte. O pessoal vai jogando, vai percebendo que certos combos são mais fortes, tu tem isso no terra mystica, no root, entre outros jogos onde existe assimetria.
Isso e até uma vantagem a própria comunidade começa a criar house rules pra equilibrar o jogo, os criadores também desenvolve ferramentas pra isso. Mas isso só acontece pq muita gente jogou aquele jogo até comprovar isso (lembra da rejogabilidade?).
Exatamente, não existem jogos assimétricos com balanceamento perfeito. A própria definição de assimetria inviabiliza isso. No Terra Mystica, apesar do balanceamento na origem entre as facções, as pontuações de turno e a ordem delas, já vão fazer com que algumas facções fiquem teoricamente melhores para AQUELE setup do jogo. Pra mitigar isso, veio a regra opcional na expansão pra leiloar as facções. Você vai decidir quantos pontos você está disposto a abrir mão no início do jogo pra pegar a facção que você julga melhor para aquela partida.
Além disso, a interação entre os jogadores durante o jogo pode mudar tudo.
Cada partida é imprevisível, e esse é um dos elementos que confere rejogabilidade.
No Scythe especificamente, apesar do balanceamento perfeito não existir, as combinações mais overpowers e discrepantes foram banidas. Por mais que ainda se consiga enxergar pequenas vantagens nas combinações permitidas, o que só se enxerga após muuuuitas partidas, não é nada determinante. Longe disso.
Inclusive, com a expansão que inclui duas novas facções e que permite se jogar em 6 e 7 players, vem junto uma adaptação pra Criméia e Polânia, já que com o tabuleiro cheio assim, suas habilidades exclusivas dos mach ficam muito prejudicadas.
Enfim, em resumo, não tem que esquentar a cabeça com balanceamento no Scythe. Definitivamente não.