Saudações.
Tenho os três e gosto muito de todos eles.
As diferenças entre o Cthulhu e o básico fica por conta exatamente da junção do tema à mecânica. Adicionaram muito bem a questão da insanidade, dos monstros e até rolagem de dado (é no singular mesmo). Pode não ser o jogo mais bem ambientado de Lovecraft, mas não me sinto curando doenças nesse título.
Pandemic Legacy é uma experiência única (literalmente). É Pandemic com um enredo muito bacana em forma de saga e que suas escolhas tem impacto nas partidas posteriores e até para o final. Além disso, é bem mais difícil que o Pandemic básico (na minha opinião).
O que eu recomendo pra vc, é que pesquise mais sobre esses jogos e até mesmo os outros títulos, como Pandemic: Fall of Rome, Rising Tide, Iberia... (o que não falta é Pandemic!). Veja partidas, se inteire sobre essas diferenças e escolha o melhor para o seu gosto e para quem for jogar com vc.
Mas se estiver querendo começar sem essa trabalheira toda, o Pandemic básico atende muito bem. Depois de conhecê-lo, dá pra adicionar expansões, mudar de título ou abandonar tudo. Pois Pandemic é assim: Ame-o ou Odeie-o, não há meio termo ^^!
Espero ter ajudado.
Vlw.